Dia Mundial da Água 2015


No dia 22 de Março 2015, comemorou o Dia Mundial da Água, apesar de que nesta data ela é bem lembrada, a mesma deveria ser "comemorada" todos os dias pois sem ela não temos vida.

História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

A realidade

Note-se que os efeitos negativos das políticas que têm poluído muito a gestão equilibrada dos recursos hídricos. Prioridades do seu consumo básico são cada vez mais desviados em favor das necessidades industriais de multinacionais e monopólios que são ativados nas principais atividades de negócios. No entanto, verificou-se que um quinto da água consumida no planeta é tragado por produtos para exportação. Através desta dinâmica comercial, os países desenvolvidos estão aumentando a pressão sobre áreas sensíveis, muitas vezes na falta de políticas de conservação deste recurso escasso.

Justamente no ano em que se encerra a Década da Água - 2005 á 2015, proclamada pelas Nações Unidas, muitos países do mundo - e particularmente o Brasil, finalmente se dão conta que a água é um recurso finito. E extremamente valioso.

Infelizmente, em nosso país, foram á seca prolongada e o iminente risco de falta d’água em diversas cidades que fizeram com que governantes e população encarassem esta realidade, embora basta que se abra uma pequena brecha ao dizer que reservatórios estão com nível mais alto a população volta ao abuso e desperdício, uma triste realidade.

Água é um bem essencial para que o planeta enfrente os desafios das próximas décadas. Com o aquecimento global, recursos hídricos serão ainda mais fundamentais para que a produção de alimentos possa atender a população global, que deverá chegar a 9 bilhões de habitantes.

Outro grande problema que ainda faz parte do dia-a-dia de milhares de pessoas no mundo é a falta de acesso a saneamento básico e água potável. Mas antes de tudo, será necessário fazer com que ela não falte através de uma gestão hídrica mais consciente e sustentável. Afinal, sem água, não há vida.

"SEM ÁGUA NÃO HÁ VIDA" - Lembre-se disso!!!



Fonte: www.planetasustentavel.abril.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas