domingo, 29 de abril de 2012

Vantagens e desvantagens da incineração do lixo


O assunto de hoje é a incineração. Trata-se de um processo de destruição do lixo por meio da queima dos resíduos.
Incinerar o lixo significa queimá-lo . Que vantagens isso traz ? Um dos problemas sérios de lixo é que ele ocupa muito espaço. A incineração é feita num gigantesco forno. Ao final, restam as cinzas, que são levadas ao aterro sanitário. Como o volume do lixo dessas cinzas é cerca de dez vezes menor do que o volume do lixo queimado, a incineração ajuda a resolver o problema de espaço. Queimar o lixo é mais caro do que enterrá-lo. Além disso quando queima o lixo , sai pela chaminé um gases tóxicos e um pouco de cinzas . E para minimizar esse problema, é necessário a utilização de filtros nas chaminés, o que encarece ainda mais o processo.
Observe algumas de suas vantangens
Uma das principais vantagens da incineração é que ela reduz o volume do lixo. O volume dos resíduos é um grande problema nos aterros sanitários. Por isso, os aterros necessitam de uma grande área operacional para o tratamento do lixo. A redução do volume do lixo também livra as galerias pluviais e os mananciais de água de parte do lixo produzido nas cidades. Lixo que, segundo as desentupidoras, podem entupir, poluir, atrair pragas urbanas, aumentar as enchentes e a incidência de doenças.
A incineração também destrói as características perigosas do lixo, por isso ela é indicada quando o lixo possui alta periculosidade como é parte do lixo hospitalar e industrial.
A incineração destrói a matéria orgânica do lixo e o esteliriza.
A energia calorífica proveniente do processo de incineração pode ser transformada em vapor ou em eletricidade.
Dentre as desvantagens da incineração do lixo estão
O processo de incineração exige a presença de pessoas treinadas.
A incineração libera gases que podem poluir a atmosfera provocando impactos ambientais.
Os gases resultantes da incineração são bastante tóxicos, por isso devem passar por um processo de tratamento.
A escória resultante da incineração também deve ser tratada.
Todos os itens selecionados acima causam um encarecimento do processo de incineração, fato que – além da poluição – pode torná-lo inviável.
Uma variante da incineração é denominada co-incineração. Nesse caso, são usados fornos industriais para a queima dos resíduos. Esse processo traz vantagens como a redução dos custos do processo. Enquanto uma incineradora clássica deve desembolçar uma alta quantia de dinheiro para a realização da manutenção, uma incineradora industrial tem custos reduzidos e muitas delas possuem meios para transformar a energia calorífica em eletricidade, além de filtros que evitam a contaminação atmosférica.
Dessa forma, a incineração é um processo que diminui o volume do lixo e destrói o lixo de alta periculosidade, mas é altamente poluente e dispendiosa.

31 comentários:

  1. muito bom este ite ,adorei

    ResponderExcluir
  2. obrigada trirei dez na prova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk
      eu tmb

      Excluir
    2. Trirei Ta certoo seu burro

      Excluir
  3. obg agora é so ver oq a prof vai achar

    ResponderExcluir
  4. Muito bom responde coisas q euu nem sabia...e claro ajuda na notinha ne...

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. muito legal e muito interessante!!!

      Excluir
    2. ótimo adoreeeeeeeiiiiiiii!!!!!
      muuuuito bom!
      me ajudou muito!

      Excluir
  6. ameei .. mto obrigada , tirei uma super nota na feira de ciencias

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Oi vc pode me responde uma pergunta que eu comentei lá por favor

      Excluir
  8. gostei muitoooooooooooooooooooooo desse site

    ResponderExcluir
  9. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o site

    ResponderExcluir
  10. renata clerys santos de jesus 11 anos25 de março de 2013 20:45

    amei tirei uma grande nta no trabalho

    ResponderExcluir
  11. Oi Vcs podem me responde Cite uma vantagem e uma desvantagem da incineração do lixo por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Karoline, sou o autor da pagina Meio Ambiente Técnico, não somos um grupo ok apenas uma pessoa então as vezes pode-se demorar para responder as perguntas, mas a sua pergunta sobre vantagem e desvantagem esta na própria matéria do assunto, se você ler vera que tem um tópico para a vantagem e um tópico para a desvantagem.......Veja se dentro da leitura os tópicos do próprio assunto voce encontra as respostas ok....Obrigado caso não encontre me retorne.

      Excluir
  12. super bom muito bem estruturado parabens.

    ResponderExcluir
  13. nao me servil pra nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serviu sim senhor anônimo. Serviu para mostrar que você teve tempo de comentar e mostrou que você nem ao menos sabe escrever correto, a palavra serviu é com a letra u e não como você escreveu...viu como serviu para você aprender a escrever correto???

      Excluir
    2. vou copiar para meu trabalho de ciências muito bom

      Excluir
  14. Respostas
    1. Serviu sim Ana Carolina. Serviu para mostrar que você teve tempo de comentar e mostrou que você nem ao menos sabe escrever correto, a palavra serviu é com a letra u e não como você escreveu...viu como serviu para você aprender a escrever correto??? E alias tem sua foto no comentário para todos verem como uma jovenzinha ainda tão nova é desbocada e mal educada. De fato tem muito a aprender sobre ser educada para depois se preocupar com incineração.

      Excluir
  15. Texto muito esclarecedor e conciso. Além disso, não toma partido pra nenhum lado, ainda que o tema do blog seja meio ambiente. Assunto muito atual, pois há projetos Brasil afora que apoiam os incineradores e desqualifica o dos catadores. Parabéns! Ps. adorei as respostas à esses "jovenzinhos" que já crescem com o rei na barriga, achando que sabem de tudo e não se prestando a se interessar por nada além do seu umbigo. E ainda os respondeu com toda a educação. Belo exemplo.

    ResponderExcluir
  16. vlw me quebrou um galho no trabalho de ciencias

    ResponderExcluir