As alterações climáticas vão trazer surpresas


As alterações climáticas podem trazer surpresas, enquanto o mundo não está preparado para as consequencias, alertam especialistas em um relatório.
No seu recente relatório, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC , por sua sigla em Inglês ) argumenta que os efeitos do problema podem agora ser encontrar nos continentes e oceanos , e suas consequências podem ser "grave, generalizada e irreversível ".
Vicente Barros, co-presidente do Grupo de Trabalho dedicado aos efeitos do aquecimento global, segundo o relatório revelou que " vivemos em uma época em que a mudança climática é causada pelo homem. "
"Em muitos casos, não estamos preparados para os riscos relacionados com o clima a que estamos enfrentando. Investir em melhor preparação pode pagar dividendos no presente e no futuro ", acrescentou o especialista da Universidade de Buenos Aires.
Vem o inesperado
O relatório " Mudanças Climáticas 2014. Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade ", também observa que a natureza dos riscos desse fenômeno está se tornando mais clara , embora ainda ocorram surpresas. A mudança climática já está a ter consequências para a agricultura, a saúde humana, os ecossistemas e oceanos, abastecimento de água e meios de vida de algumas pessoas.
O relatório pessoas, indústrias e ecossistemas ao redor do mundo que são vulneráveis ​​ao aquecimento global são indicados. Algumas das características mais alarmantes de impacto estão derretendo calotas polares, as inundações de algumas pequenas ilhas e cidades costeiras vulneráveis.
Chris Field , da Carnegie Institution for Science , que também preside a força-tarefa , disse por sua vez que a adaptação à mudança climática " não é um programa exótico que não já tentou " e disse que os governos, empresas e comunidades em todo o mundo estão ganhando experiência nele.
" Essas experiências são o ponto de partida para alcançar adaptações mais ousadas e ambiciosas , que será importante à medida que continuam a mudar o clima ea sociedade", disse Field.
Ele também disse que , com altos níveis de aquecimento devido ao aumento contínuo das emissões de gases de efeito estufa " será difícil de controlar os riscos e, apesar de um investimento significativo e contínuo na adaptação isso, vamos encontrar limitações. " O especialista lembrou que o relatório conclui que os indivíduos, as sociedades e os ecossistemas " são vulneráveis ​​do mundo, mas a vulnerabilidade é diferente em lugares diferentes. Muitas vezes, interage com as mudanças climáticas e outras pressões e aumenta o risco " .
O relatório foi elaborado com base nas contribuições de 309 autores de 70 países , que também envolveu a colaboração de mais de 400 especialistas , e um total de 1.729 cientistas e revisores do governo comentou sobre as correntes de ar.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). 

Comentários

Postagens mais visitadas