Riqueza jogada nos lixões


O Brasil joga no lixo, a cada ano, cerca de R$ 10 bilhões por falta de reciclagem e destinação adequada de resíduos sólidos, e de uma política de logística reversa que gerencie o retorno de embalagens e outros materiais descartados de volta à indústria, tais como pneus e baterias, por exemplo.
Para tentar reverter essa realidade, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) implantará a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), válida em todo o território nacional. A meta do governo federal é eliminar todos os lixões dos municípios brasileiros até 2014, envolvendo no processo todas as esferas de governo (municipal, estadual e federal), fabricantes e cidadãos.
A ideia é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Os prejuízos causados pelos lixões são enormes para o meio ambiente, com queda na qualidade de vida, no bem-estar e na saúde pública, além de gerar desperdícios econômicos e impactos sociais significativos. A proposta é não gerar resíduos sólidos - reduzindo, reutilizando e reciclando, tratando e dando destinação adequada.
A Lei 12.305/2010 (PNRS), define o compartilhamento de responsabilidades entre as três esferas de governo, como citadas acima, o planejamento de ações de gestão e a implantação de infraestrutura adequada, priorizando-se a educação ambiental e a cobrança pela prestação desse serviço público com o objetivo de dar sustentação financeira à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Especialistas da área ambiental acreditam que somente a política sobre os resíduos sólidos não será suficiente para o alcance de todos os objetivos propostos, mas com certeza, já é um grande passo em direção à conscientização ambiental. Vamos torcer para que cada um dos envolvidos faça sua parte e contribua com o sucesso dessa iniciativa. 

Comentários

Postagens mais visitadas