Revertendo o aquecimento global


Verões mais quentes e invernos mais rigorosos, maior número de enchentes, secas e incêndios florestais, aumento da intensidade e frequência de tempestades e furacões, derretimento de geleiras e calotas polares e elevação do nível do mar são algumas das consequências das mudanças climáticas, caso a temperatura do planeta continue subindo.
As pessoas costumam culpar o efeito estufa por essas alterações climáticas. O efeito estufa, no entanto, é um fenômeno natural essencial para permitir a vida no planeta. A camada de gases que envolvem a Terra é responsável por mantê-la aquecida. Sem ela, o planeta seria coberto de gelo.
O problema do aquecimento global surgiu quando o homem passou a desenvolver novas tecnologias e a queimar combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, para fazer máquinas e indústrias funcionarem. O resultado foi o aumento da emissão de gases que causam o efeito estufa, que consequentemente, passou a "segurar" mais calor próximo à superfície e, nos últimos anos, este ritmo tem sido acelerado.
Consequências do Aquecimento Global
Aumento dos oceanos: com o derretimento das calotas polares, o gelo transformado em água segue para os oceanos, o que poderá causar, futuramente, a submersão de grandes cidades litorâneas.
Desertificação: deve crescer o número de desertos, o que provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando os ecossistemas. O desmatamento que vem ocorrendo em florestas tropicais agrava ainda mais o problema.
Fenômenos extremos: o aumento nas temperaturas faz com que haja maior evaporação das águas dos oceanos, e isso potencializa fenômenos climáticos como furacões, tufões e ciclones. Ondas de calor também afetam regiões onde as temperaturas costumam ser amenas.
Portanto, o aquecimento global tem consequências extremamente negativas para a vida de todas as espécies do planeta. Sendo assim, são necessárias medidas para amenizar o processo de alteração climática, como, por exemplo, a redução da emissão de gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa, garantindo, assim, uma relação harmoniosa entre homem e natureza.
 

Comentários

Postagens mais visitadas