Poderá a Terra congelar


Sabemos que a água no estado líquido, quando resfriada até determinada temperatura, passa para o estado sólido. Se o planeta Terra possui 3/4 de sua área coberta por água e sofre com temperaturas rigorosas em determinadas épocas do ano, por que então não se congela?
Vamos entender uma característica importantíssima da água para nossa sobrevivência e existência: sabemos que os corpos sólidos, líquidos ou gasosos em geral se dilatam com o aumento da temperatura, ou seja, à medida que são aquecidas, as substâncias aumentam de volume, diminuindo sua densidade. Isso se deve ao fato do calor provocar maior excitação das moléculas, aumentando sua movimentação e, portanto, as distâncias que as separam umas das outras.
Com a água, entretanto, observa-se um fenômeno muito curioso: o seu volume diminui quando a temperatura é elevada de 0 para 4 °C, para depois voltar a aumentar, acima dessa temperatura. Por esse motivo, o gelo flutua sobre a água fria em estado líquido, lembre-se dos icebergs, como exemplo.
Essa diminuição de volume que ocorre na fusão do gelo, e que consistiu em verdadeiro mistério durante muito tempo, é explicada pela estrutura já descrita. Quando o gelo se funde, uma parte das pontes de hidrogênio se rompe, permitindo que as moléculas se aproximem mais umas das outras, reduzindo, assim, o volume do conjunto; mas, se continuar o aquecimento, a água volta a se dilatar devido ao aumento de excitação das moléculas, como qualquer outro composto químico.
Por causa desse comportamento "anômalo" da água é que rios, lagos e oceanos, ao se congelarem, formam uma camada de gelo na superfície, enquanto o fundo permanece líquido.
As consequências desse fato são muito importantes para a constituição do nosso planeta. Se ocorresse o contrário, isto é, se o gelo fosse mais denso e ocupasse o fundo dos corpos d' água, cada vez que, no inverno de climas mais frios, a água se resfriasse, a camada do fundo, sendo mais fria, ficaria congelada, formando um depósito de gelo no leito do rio, lago ou mar.
As radiações caloríficas do Sol são pouco penetrantes na água, aquecendo apenas a zona superficial, sendo assim, o fundo continuaria congelado e, ao longo do tempo, cada vez mais e mais, transformando o globo terrestre num imenso cubo de gelo. Curioso e fantástico, não acha? 

Comentários

Postagens mais visitadas