Disseminação dos resultados de projetos sustentáveis
A divulgação das experiências bem
sucedidas é de fundamental importância, tanto para a continuidade do projeto,
quanto para o impacto positivo que o projeto pretende deixar na comunidade. As
ações de disseminação dos resultados também precisam ser pensadas dentro de
cada projeto.
As propostas de divulgação
poderão ser planejadas em nível local ou regional, incluindo os seguintes itens:
* Definição do que será objeto de
divulgação (metodologias, técnicas, experiências);
* Definição dos produtos por meio
dos quais será feita a divulgação (livros, artigos para revistas/jornais,
vídeos, seminários, propriedades piloto);
* Definição das atividades de
divulgação (palestras, reuniões);
* Definição da abrangência da
divulgação (local ou regional);
* Definição do público que se
pretende atingir (outras populações com características semelhantes às dos
beneficiários do projeto, órgãos públicos, setores acadêmicos, organizações não
governamentais, etc.
Como podemos ver, disseminar é
mais do que divulgar, é tornar o projeto palpável 'a sociedade, que poderá
transformá-lo em um novo modelo de trabalho. Deste modo, disseminar torna-se
uma atitude todo o tempo de duração do trabalho.
Alguns projetos, diferentemente
do proposto, tem previsão de se perpetuarem, como projetos de desenvolvimento
institucional e financeiro de ONGs, programas de monitoramento de parâmetros ambientais,
programas de conservação de áreas e outros. Nestes casos faz-se necessária a
adoção de estratégias para geração de recursos, não somente financeiros, mas
também humanos, uma vez que os financiadores nem sempre terão disposição de
apoiá-lo indefinidamente.
É interessante que todo projeto
tenha a perspectiva de atingir a auto sustentabilidade ecológica e econômica,
durante e após o término do repasse dos recursos. Neste sentido deve-se
descrever com que meios e de que forma a organização e a comunidade envolvida
planejam continuar as atividades após o término dos recursos.
Existem projetos que preveem a
geração de renda através da comercialização de produtos ou serviços produzidos.
Nestes casos a maioria das fontes financiadoras exige estudos de mercado que
contemplem os seguintes itens: quantidade de produção no início das atividades,
quantidade de produção prevista ao final das atividades, custo de produção,
preço de mercado, mercado alvo, condições de escoamento da produção, produtos
concorrentes, condições de armazenagem, incremento de renda previsto com o projeto,
etc.
Neste item, deve-se procurar
demonstrar qual o potencial de sustentabilidade do projeto proposto. As questões
a seguir servem como referência para esta descrição:
* É possível estimar a
durabilidade dos resultados e dos impactos do projeto?
* Sua organização pretende dar
prosseguimento ao projeto após o financiamento do mesmo? Explique como.
* Os beneficiários ou outras
instituições (comunidades, famílias, prefeituras, ONGs) pretendem dar
continuidade ao trabalho após o término do financiamento?
Fonte: Luiz Antonio de Oliveira Mello
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