Tecnologia da Informação - TI Verde


A Tecnologia da Informação vem obtendo cada vez mais espaço seja na indústria, no comércio ou mesmo para uso pessoal, mas, a utilização incorreta da mesma traz consigo malefícios ao meio ambiente e consequentemente a saúde humana. Contribuir com a sustentabilidade do planeta consiste em ressarcir ao meio ambiente todo ou parte daquilo que se retira dele. A TI Verde surgiu para propor práticas para os usuários da tecnologia da informação utilizar ou fabricar equipamentos eletrônicos de forma ecologicamente correta.
Um tema bastante questionado na atualidade é a sustentabilidade. No passado não muito distante, o impacto ambiental no planeta não era grande o suficiente para despertar o interesse da sociedade para tomar alguma iniciativa. Com as inúmeras catástrofes ambientais acontecendo, a sociedade está despertando para assunto.
Existem diversas formas de conceituar esse tema, porém, para melhor compreensão elaborou-se um conceito que resume a tamanha responsabilidade do ser humano em contribuir com a sustentabilidade do planeta. Neste contexto, sustentabilidade é a capacidade do ser humano em compensar a natureza de tudo aquilo que é retirado dela para seu uso, tanto pessoal quanto empresarial.
Segundo Brundtland
Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir a sua. Está relacionada com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais, e ambientais da sociedade humana.
Através de pequenas ações cada pessoa pode contribuir com resultados positivos para uma boa convivência entre o homem e a natureza. Estas ações vêm sendo incentivadas por todos que são detentores de consciência ecológica. Reuniões internacionais já foram realizadas com o propósito de conscientizar os países desenvolvidos a estabelecerem metas objetivando a sustentabilidade do planeta.
Muitas pessoas quando são conscientizadas a contribuir com a sustentabilidade mundial, logo pensam que não vão poder usufruir mais de tecnologias; empresas discorrem que isso não é lucrativo, que é desperdício de tempo e investimento; se todos mantiverem esse pensamento, não vai demorar muito para que o aumento das consequências desses atos se agravem ainda mais.
Por isso, cabe a cada indivíduo conscientizar-se de que é responsabilidade de todos contribuir com a sustentabilidade do planeta, até mesmo, porque é necessário que ele esteja em boas condições para sobrevivência dos seres vivos. Estas ações embora pareçam pequenas, são importantíssimas para a sobrevivência dos seres vivos.
Iniciativas de Sustentabilidade
Muitas empresas estão aderindo às práticas de sustentabilidade por meio da TI - Tecnologia da Informação. O maior motivo para esse fato são os benefícios que as mesmas adquirem ao implantar essas práticas.
Iniciativas de TI Verde estão saindo do planejamento e tornando-se prática em empresas no Brasil. No Brasil, já existem iniciativas de TI Verde comprovadas pela pesquisa realizada pela IBM.
Estudo conduzido pela IBM revela que a maioria das médias empresas brasileiras está tomando iniciativas para reduzir o impacto ambiental resultante do uso de tecnologia. Os dados revelam que mais de 70% dessas companhias realizam ou planejam ter projetos de sustentabilidade ambiental.
Muitos acadêmicos, empresas e ONGs estão buscando contribuir para conscientização da sociedade por meio de pesquisas, projetos e leis que visam iniciativas referentes à sustentabilidade do planeta.
O Greenpeace, que é uma Organização Não Governamental, estabelece uma lista trimestral contendo os principais fabricantes de tecnologias e suas práticas de sustentabilidade.
Publicado desde 2006, o Guia de Eletrônicos Verdes tem como objetivo pressionar as empresas a produzir eletrônicos mais limpos e duráveis, que possam ser substituídos, reciclados e descartados sem prejuízos à saúde humana e ambiental. Na lista estão dezessete grandes empresas fabricantes de computadores, celulares, TVs e consoles de jogos eletrônicos, avaliados nas categorias químicos, energia e lixo, em quesitos como uso de substâncias tóxicas, pegada de carbono e reciclagem.
TI Verde
Um termo ainda desconhecido por muitos, mas, que possui extrema importância. Consiste em um conjunto de práticas de uso e fabricação de tecnologias ecologicamente corretas, incluindo a economia de energia elétrica. Atualmente o uso da tecnologia é relevante, favorecem as pessoas com vários benefícios.
Mas, o uso e fabricação de tecnologias agridem o meio ambiente, através de produtos tóxicos que nelas estão contidos.
A TI Verde pode ser definida como um conjunto de práticas capazes de garantir que a atividade de uma empresa gere menor impacto ambiental. Com isso, é possível fazer com que a organização conquiste uma boa reputação sócio ambiental.
Com a evolução da tecnologia, geram-se mais equipamentos, o que resulta em efeitos prejudiciais ao meio ambiente, tais como: degradação por meio do descarte incorreto de lixo eletrônico, grande quantidade de uso de papel, aumento do consumo de energia e outros efeitos. A TI Verde surgiu tendo como foco principal diminuir esses efeitos, isso não significa que não se pode usufruir das tecnologias, mas sim usá-las de forma que beneficiem ambos os lados.
TI Verde e Computação Verde são termos diferentes, mas que possuem os mesmos objetivos; apenas a expressão em si é que muda. Tanto TI Verde como a Computação Verde, propõem práticas de sustentabilidade que se forem seguidas corretamente, são eficientes em seus efeitos.
Computação verde é um conjunto de práticas para tornar mais sustentável e menos prejudicial o uso da computação tanto para usuários finais como para as organizações.
Já a TI Verde: Trata-se de um conceito que prega o uso de tecnologias "politicamente corretas", que sejam ecológicas e consumam menos energia para diminuir a quantidade de CO2 (dióxido de carbono) que elas jogam no ar. A prática também incentiva a reciclagem e reutilização dos equipamentos de informática.
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA TI VERDE
Existem diversos ambientes de aplicabilidade da TI Verde, porém, poucos aderiram às suas práticas. Mas, devido essas iniciativas agregarem valor que futuramente não poderão ser dispensados, a TI Verde vem tornando-se prioridade nas grandes e pequenas empresas.
Nos próximos tópicos destacam-se as principais características dos ambientes que estão aptos a implantarem os conceitos e práticas da TI Verde, bem como, as vantagens e desvantagens dessa implantação.
Aplicabilidade da TI Verde
As empresas que direta ou indiretamente utilizam meios tecnológicos para realizar suas funções de trabalho, automaticamente encontram-se inclusas no cenário de aplicabilidade de TI Verde. Tanto as empresas que fabricam equipamentos eletrônicos, quanto as que são consumidoras desses produtos.
As práticas são aplicadas de acordo com o perfil organizacional de cada empresa, por isso, deve-se analisar cautelosamente toda estrutura da empresa, para que assim sejam identificadas as práticas corretas a serem implantadas que proporcionem benefícios tanto ao meio ambiente quanto para a própria organização.
A armadilha da sustentabilidade é real. Tornar seu ambiente de TI sustentável requer um conjunto claro de metas métricas definidas e execução.
Se a empresa já possui uma estrutura de TI, as práticas a serem implantadas serão diferentes das empresas que não possuem e querem adquirir tecnologias que já contem aspectos verdes. É necessário identificar e verificar as principais atividades atuais relacionadas ao uso dos equipamentos eletrônicos e da energia dentro da empresa. Esta análise consiste em vários aspectos, dentre eles, classificam-se os principais:
• Verificar o atual consumo de energia dos equipamentos.
• Examinar quais os tipos de equipamentos eletrônicos e tecnológicos utilizados na empresa.
• Averiguar como é realizado o descarte dos equipamentos não utilizados.
• Verificar o reaproveitamento de equipamentos.
Através dessa identificação é possível estabelecer metas e definir as práticas a serem implantadas e analisar os resultados obtidos após a implantação.
Vantagens versus Desvantagens
O motivo principal pelo qual as empresas aderem a esse tipo de iniciativa é o retorno em benefícios que essas medidas trazem para a organização.
Ao aplicar a TI Verde, uma empresa eleva seu status perante a sociedade, com isso torna-se referência até mesmo para a concorrência, e fatalmente, conseguem a preferência e a confiança de seus clientes.
Mesmo que as práticas de TI Verde sejam para o bem estar de todos, ainda assim, existe certa rejeição por parte das organizações que já possuem equipamentos tecnológicos. Isso se deve principalmente pelo fato dela ter que adquirir equipamentos mais sustentáveis, e consequentemente gerar despesas que nem todos os empreendedores estão dispostos a pagar.
As pessoas usam o termo “verde” como se ele fosse inerentemente positivo. A redução de emissões ou de sua pegada de carbono é realmente um aspecto positivo de uma abordagem verde. No entanto, a realidade é que a maioria das organizações evitará investimentos em sustentabilidade a menos que ela gere uma economia quantificavel. Isso é especialmente verdadeiro na situação econômica atual.
Uma das principais vantagens que as empresas obtêm com a TI Verde é a economia dos recursos de energia. Mas para a sociedade, todas as práticas são importantes, pois proporcionam maiores benefícios relacionados ao foco principal de interesse, que é a sustentabilidade. Por meio das práticas de TI Verde, as empresas fabricarão produtos com menos emissão de carbono e reutilizarão componentes que outrora seriam descartados na natureza.
A adoção de medidas sustentáveis por uma empresa pode resultar na obtenção de benefícios oferecidos pelo governo, elegibilidade para participação em certos processos seletivos, além da economia.
Práticas da TI Verde
Aplicar conceitos e técnicas de TI Verde, consiste em maneiras aplicáveis tanto a grandes empresas como a pequenas empresas, ou mesmo para aplicação doméstica. As práticas da TI Verde são divididas basicamente em três níveis: TI Verde de incrementação tática, TI Verde Estratégico e TI Verde a Fundo. Cada um tem impacto diferente quando aplicado na empresa.
• TI Verde de incrementação tática: As práticas contidas nesse nível não afetam a infraestrutura de TI, e também não modificam as políticas internas da empresa, apenas agregam algumas medidas de controle do uso excessivo de energia elétrica; não geram custos, apenas benefícios.
• TI Verde Estratégico: As práticas relacionadas a esse nível exigem mudança na infra estrutura de TI da empresa. Reúne-se a equipe de TI para desenvolver novas medidas de produção e utilização das tecnologias.
• TI Verde a Fundo: Este nível é a integração dos dois níveis anteriores, porém com uma diferença, ele requer maiores gastos, pois visa uma mudança total de instalações, desempenho de equipamentos e padronização de processos, sendo basicamente todas as práticas da TI Verde em um só nível.
Atualmente as práticas da TI Verde consistem em: Economia de Energia, Virtualização de Servidores e Desktop, Videoconferência, Economia de Papel e Descarte e Reciclagem de Equipamentos Eletrônicos. Com a evolução da tecnologia e suas diferentes formas de utilização, também surgirão novas práticas da TI Verde para que o uso da Tecnologia da Informação seja de forma sustentável. Os sub tópicos seguintes abordam as principais práticas da TI Verde.
Economia de Papel
Existem vários métodos que a empresa pode aderir para realizar essa prática e consequentemente contribuir para a redução do impacto sobre o meio ambiente, e como beneficio, a realização desta pratica trará economia de recursos. Essa prática requer que os arquivos que eram impressos sejam utilizados em formato eletrônico, então a empresa deve imprimir documentos em última instância. Caso não tenha alternativa, pode-se imprimir, mas com a condição de imprimir os dois lados da folha, essa é outra forma de economia.
Redução no Consumo de Energia
O principal foco pelo qual grande parte das empresas adere a TI Verde é a economia de energia. Isso é feito depois de uma análise dos equipamentos gerais da empresa, através desta avaliação é possível perceber quais equipamentos precisam ser trocados e quais necessitam de manutenção.
Fazer compartilhamento de recursos, como por exemplo: compartilhar uma impressora para várias máquinas reduz gastos com equipamento. Às vezes é necessário adquirir novos equipamentos para que a organização esteja realmente realizando esta prática; muitas empresas utilizam monitores CRT, e não querem adquirir monitores LCD por possuírem maior custo financeiro, mas o CRT consome mais energia que o LCD. Neste contexto, é necessário analisar a relação custo-benefício.
Se a empresa tem monitores CRT antigos em uso, substituindo-os com telas de LCD pode poupar até 70% nos custos de energia. Pequenas contribuições dos colaboradores da empresa também podem contribuir com a economia de energia através de mudanças simples de hábitos. Desligar o monitor quando não estiver em uso, ao término do expediente desligar o computador corretamente e tirando-o da tomada.
Descartes de Equipamentos
A área de tecnologia é a que evolui com maior rapidez que as demais, isso gera uma demanda grande de novos equipamentos que após serem lançados no mercado, as pessoas vão se desfazendo dos antigos, e na maioria das vezes o descarte é realizado incorretamente. É certo que trocar equipamentos que consomem muita energia por outros que são mais econômicos é uma prática positiva, porém tem seus pontos negativos.
Muitas empresas não sabem como fazer o descarte correto dos equipamentos velhos, essa falta de informação sobre logística reversa ou até mesmo descaso, contribui com ações que são não só para o meio ambiente, mas também para as pessoas.
Um computador é composto por uma grande quantidade de peças plásticas e metálicas. Estas peças plásticas demoram aproximadamente 150 anos para se decompor no meio ambiente. Além disto, os metais que compõem as placas de circuitos do computador, como o chumbo, quando em contato com o solo ou com lençóis freáticos podem causar doenças como câncer ou mutações em pessoas cujas moradias são próximas aos lixões onde as máquinas foram jogadas sem cuidado.
O lixo eletrônico, conhecido também como ELIXO, na maioria das vezes é jogado nos chamados Lixões, juntamente com os lixos normais, geralmente muito próximos a locais residenciais que não possuem estrutura especifica para descarte desse tipo de lixo.
Existem algumas formas de descartar os equipamentos, dentre elas são: Verificar se o equipamento ainda possui algum tipo de utilidade antes de descartá-lo e em caso afirmativo, realizar uma troca ou venda com outra pessoa, se possível; essa é uma forma de evitar que esse equipamento vá para o lixo; pode-se também doar esse equipamento para empresas especificamente responsáveis pela reciclagem de eletrônicos.
Outras
Já foram descritas neste trabalho, algumas das principais práticas da TI Verde, mas, existem outras que podem ser ressaltadas. Uma delas deve ser analisada com cautela, devido a exigência de muitas mudanças na infra estrutura de TI da empresa consistir na prática da virtualização.
Virtualização pode ser definida como a criação de um ambiente virtual que simula um ambiente real, propiciando a utilização de diversos sistemas e aplicativos sem a necessidade de acesso físico à máquina na qual estão hospedados.
Essa prática traz muitos benefícios para a empresa, destacando-se: a economia com energia e equipamento, pois será apenas um equipamento contendo as funcionalidades de outros.
Virtualizar servidores é uma das formas de economizar recursos e praticar TI verde. De acordo com simulador no site de TI verde da Microsoft, um ambiente formado por 200 servidores, cada um com sua fonte de alimentação e 100% de servidores virtuais, faz a emissão de CO2 na atmosfera cair cerca de 150%.
Outra prática que também pode ser adotada pelas empresas e que irá contribuir com a sustentabilidade são as reuniões por vídeo conferência, que diminuem a taxa de emissão CO2 no meio ambiente através do não deslocamento de cada participante para um local específico.
Existem várias práticas da TI Verde, sendo necessário apenas analisar o contexto atual da empresa para verificar quais das praticas são necessárias para uma adesão ecologicamente correta.
Possibilidades de Descarte do Lixo Eletrônico
Há um grande desconhecimento das formas corretas para descarte do lixo eletrônico; esta falta de informação faz com que o e-lixo seja descartado junto com o lixo comum, e seja coletado e armazenado em aterros sanitários; sem nenhuma preocupação com decomposição dos produtos tóxicos que são prejudiciais a saúde humana e ao meio ambiente.
A organização não governamental Greenpeace estima de 20 a 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas no mundo a cada ano.
Ainda de acordo com a ONG, o chamado elixo (e-waste, em inglês) responde hoje por 5% de todo o lixo sólido do mundo, quantia similar à das embalagens plásticas. Com a diferença de que, quando descartados de maneira inadequada, os eletrônicos podem ser mais nocivos.
A USP - Universidade de São Paulo tem um projeto que possui por finalidade a coleta de e-lixo. A princípio a coleta seria apenas dentro da própria Universidade, mas agora quem quiser enviar o e-lixo para eles, em vez de descartá-lo incorretamente, basta apenas ligar e agendar um horário para que possam ser repassados os procedimentos corretos do envio.
A meta do plano é  criar uma política que trate não só do gerenciamento de resíduos eletrônicos dentro da universidade, como também se preocupe com a sustentabilidade de toda a cadeia de transformação desses produtos.
Esse projeto é realizado da seguinte forma: os equipamentos são coletados, e depois de feita uma verificação, caso ainda possua alguma utilidade é realizada a manutenção correta e o equipamento é doado para projetos sociais. Se o equipamento apresentar perda total, o e-lixo é separado por tipo de material e enviado para empresas de reciclagem especificas desse tipo de equipamento.
O projeto acima citado é apenas uma das opções de descarte do e-lixo. Existem outros dois métodos que são: Doar o equipamento caso ainda tenha alguma funcionalidade, e mesmo devolvê-lo para o fabricante.
Muitos fabricantes de eletrônicos ou operadoras de telefonia móvel recolhem os eletrônicos já usados, quando os consumidores não os querem, mas o fato de a empresa pensar nisso pode ser, inclusive, um diferencial na hora de escolher as marcas. Dentre as empresas que coletam equipamentos estão: Dell®, Nokia®, Claro®, Vivo®, Motorola®, HP®, Sony Ericsson®, TIM® e outras.
Reciclagem de Equipamentos Descartados
Os processos de reciclagem de equipamentos eletrônicos são variáveis de empresa para empresa. A Itautec® por exemplo, realiza esses processos de reciclagem sem fins lucrativos. Apenas para uso próprio, ela coleta os equipamentos e recicla-os.
A reciclagem consiste em separar os materiais que compõem um objeto e prepará-los para serem usados novamente como matéria-prima dentro do processo industrial. Nem sempre a reciclagem se destina à reinserção dentro do mesmo ciclo produtivo: um computador reciclado pode gerar materiais que vão ser utilizados em outras indústrias.
A reciclagem desse tipo de equipamento requer cuidados, pois são compostos por produtos com substâncias tóxicas. Logo que chegam na Itautec®, os equipamentos têm os seus principais componentes como plástico, metais, cabos, embalagens e materiais eletrônicos separados. Também é realizada a desmagnetização dos itens com o objetivo de eliminar qualquer chance de apropriamento indevido da informação.
O interesse das empresas pela reciclagem de equipamentos eletrônicos está alem da contribuição com a sustentabilidade do planeta. O retorno em recursos financeiros é um dos principais motivos.
Podem-se encontrar metais de valor como o cobre, prata e até mesmo o ouro nas placas, baterias e outras peças.
1. Produção: É a etapa inicial do ciclo, nela o equipamento é desenvolvido e testado, e colocado no mercado para que os consumidores possam adquirir e utilizar.
2. Consumo: Etapa de vida útil do equipamento, depois de adquirido pelos consumidores, o equipamento realiza as suas devidas funções; essa etapa acaba quando o equipamento começa a não exercer suas funções obrigatórias, passando então para a próxima etapa.
3. Descarte: Depois de encerrada a vida útil do equipamento, é realizado o descarte do mesmo, como citado no item 2.4.1, esse descarte não pode ser feito juntamente com o descarte de lixo comum, devido conter substâncias prejudicais ao meio ambiente e a saúde humana.
4. Reuso: Quando o equipamento é descartado apenas por modismo, ou seja, porque o proprietário quis desfazer-se dele para ter outro mais novo, da moda, e o equipamento ainda possui alguma utilidade, a empresa que vai coletá-lo irá apenas fazer a manutenção devida e destiná-lo a outros usuários, na maioria das vezes a projetos sociais.
5. Reciclagem: O produto chega nessa etapa quando sua vida útil já está esgotada, então ele é desmontado e separado pelo tipo do material. Algumas partes são utilizadas na fabricação de diferentes equipamentos e outras são enviadas para as empresas de reciclagem específicas daquele determinado tipo de material.
Certificação para TI VERDE
Empresas de TI contribuem com práticas de sustentabilidade em seus processos de trabalho que vão além do retorno financeiro e consciência ambiental. Assim como para outras áreas, existem normas e certificações que regem o processo de trabalho da TI, tanto para a fabricação, quanto para o uso de equipamentos eletrônicos. Dentre elas, destacam-se:
Selo Verde, RoHS - Restriction of Certain Hazardous Substances, ISO 14001 e PROCEL.
O surgimento da tecnologia e sua intensa utilização trouxeram consigo agilidade nos processos de grandes e pequenas organizações, ocorrendo uma automatização imensa nas empresas. Mas o uso errôneo de seus recursos trouxe também consequências graves para o nosso cotidiano, onde a natureza e a saúde são os principais afetados por seus efeitos.
A TI Verde é um dos assuntos mais explorados nos últimos três anos, sendo tema de grandes congressos e revistas; mas apesar destes intensos debates, o tema ainda não é de conhecimento de muitos.
Neste contexto, TI Verde consiste em práticas voltadas para o uso correto dos recursos de TI - Tecnologia da Informação. Assim, as principais práticas da TI Verde são: economia de energia e de papel, virtualização de servidores, descarte e reciclagem de equipamentos. Cada uma dessas práticas contribui de forma direta e indireta com a sustentabilidade do planeta.
Concluiu-se então, que as empresas agregam essas práticas em seus processos de trabalho. No entanto, onde a maioria o faz pelo simples retorno em recursos financeiros ser visível. Uma das práticas mais rápidas nesse retorno é a de economia de energia, que pode ser praticada em simples ações, mas que faz uma grande diferença.
Completa-se também, que assim como existem normas para outras áreas, para a TI não é diferente, há normas e certificações, sendo que as principais são:
Selo Verde, RoHS - Restriction of Certain Hazardous Substances, ISO 14001 e PROCEL. Cada uma possui características diferentes, mas com o mesmo objetivo, conservação do meio ambiente.
Empresas que conseguem alguma certificação de contribuição com a sustentabilidade possuem vantagens competitivas em relação às concorrentes, como é o caso do selo PROCEL, que se refere aos produtos fabricados com o objetivo de economizar energia. As pessoas dão preferência a equipamentos eletrônicos que possuem este selo, pois o nível de economia é muito maior com relação a outros equipamentos que não o possuem.
Portanto, a TI Verde é uma boa prática que deve ser absorvida por todas as organizações que direta ou indiretamente utilizam recursos da TI. 

Fonte: www.itpac.br

Comentários

Postagens mais visitadas