Conteinerização seria uma possível solução


Como funciona: O sistema de contêineres coletivos fechados possibilita aos moradores colocarem seus resíduos a qualquer hora do dia ou da noite. Os receptáculos são totalmente metálicos, feitos de aço galvanizado contra a ferrugem, e têm até dez anos de vida útil. Os resíduos depositados na estrutura são recolhidos por um caminhão automatizado, que eleva o contêiner, esvazia-o em seu interior e o deixa na mesma localização. Periodicamente, a cada 15 dias, depois de esvaziado, o contêiner é lavado e higienizado por outro caminhão especial, lava-contêineres, deixando-o no mesmo lugar. Os receptáculos de resíduos são metálicos, possuem tampas basculantes com sistema automatizado de abertura e fechamento, por meio de um pedal, evitando o contato das mãos dos usuários e dos trabalhadores, fator que torna a utilização da tecnologia mais segura e higiênica. Cada unidade tem capacidade para recolher de 2.000 a 3.500 litros. A tecnologia é italiana e é amplamente utilizada em toda Europa.
Trata-se de um sistema operacional flexível e seguro, disponível 24 horas por dia. Sua implantação garante várias vantagens, como maior segurança e grande agilidade no processo de recolhimento de lixo, comodidade para a população e redução no acúmulo de resíduos nas vias públicas. Dispensa lixeiras nas quadras em que há contêineres, já que estes são herméticos e podem ser usados para colocação de resíduos de diferentes dimensões, desde um simples papel de bala a um volume de 3,4 metros cúbicos. Proporciona ainda maior proteção contra a ação de animais e contribui significativamente para a preservação do meio ambiente.
Todos podem depositar resíduos a qualquer hora do dia e da noite e sem sujar as mãos, pois a tampa de cada contêiner é aberta por meio de um pedal, com fechamento automático. Um caminhão compactador, equipado com um moderno sistema de braços robotizados, realiza a coleta sem o contato humano. Ele eleva o contêiner despejando o lixo em um grande compartimento compactador. Depois o contêiner é recolocado no lugar ficando sempre à disposição. A operação de coleta e limpeza leva poucos segundos. O operador controla e visualiza tudo por meio de joysticks e câmeras externas ao caminhão. Outro veículo faz a higienização periódica do contêiner, para eliminar sujeira, germes e resíduos, evitando o mau cheiro. Essa limpeza é feita com água e com a pulverização de enzimas vivas, um produto natural e biodegradável que desmancha as gorduras, glicoses e carboidratos. A água utilizada também é tratada e reaproveitada para novo uso.
 
Fonte: Luiz Henrique Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas