Benefícios da arborização de ruas


Muitos pensam que o plantio de árvores em ruas é algo impensado, impensável, pois geram problemas com as fiações elétricas, queda de folhas, etc. Mas a maioria das pessoas desconhece os inúmeros benefícios que a arborização de ruas pode trazer.
Benefícios do plantio de árvores em ambientes urbanos
*valorização imobiliária – um aspecto muito importante é a valorização dos imóveis situados em ruas bem arborizadas, pois queira ou não, os compradores preferem as ruas com árvores.
*redução do sol direto – o sol forte é tomado como um dos grandes problemas da maioria das ruas brasileiras, tornando pouco cômodo o passeio em ruas, que chegam a temperaturas e desconfortos insuportáveis na ausência de árvores.
*maior conforto térmico – pode parecer que é uma afirmação precipitada, mas não é. Há uma regulação térmica das altas temperaturas. Isso se deve ao calor latente necessário para a evaporação da água da superfície das folhas. É um efeito semelhante ao do nebulizador ou do climatizador.
*aumento da umidade relativa do ar – o ar excessivamente seco é uma das maiores causas de problemas respiratórios, além de problemas de pele. O ar seco favorece a permanência da poeira no ar, além de secar as vias respiratórias, sendo péssimo para pessoas com alergias. A evaporação da água da superfície das folhas das árvores, aumenta a umidade relativa do ar, no local onde ela se situa, o que pode ser muito benéfico.
*atenuação sonora – é um fato cuja eficácia ainda não foi medida. Mesmo assim, há de fato uma redução das ondas sonoras, causada pelas folhas das árvores.
*proteção no início de chuvas – no início das chuvas, a maior parte da água fica retida nas folhas da árvore, podendo servir de proteção. Só protege nos momentos iniciais da chuva, mas muitas vezes é o tempo de encontrarmos um abrigo seguro.
Árvore Certa no Lugar Certo
Algumas medidas devem ser tomadas ao se plantar árvores no passeio público. Cuidados como a escolha da espécie e tamanho da muda, tamanho da cova e distância com relação às edificações devem ser observados.
É importante lembrar que o plantio de uma árvore deve levar em conta os interesses da comunidade e não apenas se limitar à vontade individual do interessado.
ESCOLHA CORRETAMENTE A ESPÉCIE
Calçada sob rede elétrica: Resedá, Quaresmeira, Hibisco, Calistemo, Flamboyant Mirim, Manacá da Serra, Cerejeira do Japão e Pitanga.
Calçadas ausentes de rede elétrica: Ipê Amarelo, Ipê Branco, Oiti, Magnólia, Caliandra, Cássia, Pata de Vaca e Caroba de Flor Verde.
PLANTE CORRETAMENTE SUA MUDA
As mudas devem ter entre 1,50 e 2,0 m de altura para ruas e avenidas. As covas devem ter no mínimo 60 X 60 X 60 cm. Utilize estacas de madeira e bambu, com 1 metro de profundidade por 2 metros de altura - isto garante o crescimento reto e evita quedas.
A cova deve ser feita à distância de 4 metros de postes, esquinas e outras árvores. A distância de bueiros e guias de rebaixamento deve ser superior a 2 metros.
O amarrio deve ser feito de material que não cause danos ao tronco do vegetal e o canteiro da árvore deve ser mantido gramado e livre de outras plantas.
COMO DEVE SER O MANEJO DAS ÁRVORES
Realizar a PODA é uma prática que visa garantir a vitalidade, a segurança e os aspecto visual das árvores. Além disso, podar uma árvore faz com que a mesma se adapte ao espaço que ocupa.
Vale ressaltar que a poda deve ser feita por uma equipe especializada, já que um manejo incorreto pode causar a morte lenta de uma árvore. 

Comentários

Postagens mais visitadas