Como Fazer uma Horta


1º passo: Preparo do Terreno
Um bom preparo do terreno pode definir o sucesso ou não de uma horta, afinal, é ali que suas hortaliças irão nascer, crescer e se desenvolver.
 Fazer uma análise do solo é muito importante, para que depois, uma boa correção possa ser feita. Caso for fazer uma horta pequena, a análise de solo não é necessária, torna-se facultativa.
O terreno onde os canteiros vão ser feitos deve ser preferencialmente nivelado, isento de grandes torrões e livre de ervas daninhas.
2º passo: Fazendo os Canteiros
Os canteiros podem ser feitos com implementos agrícolas (horta comercial) ou com o auxílio de enxadas (horta de subsistência). Podem ainda ter tamanhos e formas variadas, de acordo com a sua vontade. Recomendo que não construa canteiros muito altos, pois não há necessidade, nem muito largos, pois dificulta o manejo.
3º passo: Adubação dos Canteiros
Caso tenha feito análise de solo, a adubação deverá ser feita sob o resultado da mesma, caso não tenha feito, pode usar uma adução bem simples.
10 litros de esterco de curral ou 5 litros de esterco de galinha ou 10 litros de húmus de minhoca ou ainda 10 litros de composto orgânico pó metro quadrado de canteiro. A adubação deve ser feita antes de montar o canteiro.
4º Passo: Escolhendo o que Plantar
 Caso sua hora seja comercial, você deve fazer uma pesquisa de mercado para saber quais as hortaliças mais consumidas pela população local. A partir dessa pesquisa que a escolha das variedades a serem cultivadas será feita.
Caso sua horta for de subsistência, você plantará o que quiser as hortaliças que mais gostar.
Lembre-se de observar a área ocupada por cada planta, para que não plante tudo muito junto, isso fará com que a qualidade do produto final não fique como o esperado.
5º Passo: Como Plantar
Existem três formas de se fazer mudas para uma horta.
*Bandeja de mudas: utilizada por grandes e pequenos produtores. A bandeja é muito eficiente, possui uma ótima rentabilidade, agiliza a mão de obra e ocupa pouco espaço. Para fazer mudas em bandeja é preciso observar qual o tipo de muda dera feita (grandes, médias ou pequenas), pois existem bandejas com células de vários tamanhos. Caso não tenha muito conhecimento na área, recomendo utilizar bandejas de 128 células.
* Sementeira: nesse caso, as sementes são plantadas em uma área (canteiro) provisória, onde se desenvolvem até atingir idade de transplante. Esse método não é muito recomendado, pois danifica o sistema radicular das mudas.
* Plantio direto: o plantio direto é mais utilizado com hortaliças que se reproduzem por ramos ou borbulhas. No caso das variedade propagadas via sementes, deve-se utilizar espécies de que possuem sementes grandes, caso contrário, o índice de germinação será muito baixo ou nulo.
O espaçamento também é um fator a ser observado com cautela, se as plantas ficarem muito juntas, não irão se desenvolver e se ficarem muito longe, poderão se desenvolver demais e ficar fisicamente não aceitáveis pelo mercado consumidor.
Cultura
Espaçamento (cm)
Época de plantio
Colheita (dias)
Alface
40 x 30
ano todo
70-90
Beterraba
30 x 15
FEV-JUL
60-70
Brócolos
100 x 50
FEV-JUL
50
Cebolinha
30 x 20
ano todo
80-100
Cenoura
15 x 25
ano todo
80-110
Coentro
0 x 20
ano todo
50-80
Couve Flor
100 x 50
ano todo
100-120
Couve manteiga
15 x 15
MAR-JUN
80-90
Repolho Comum e Roxo
40 x 80
ABR-JUN
85-130
Salsa
25 x 10
SET-MAR
50-75

6º Passo: Fazendo o Desbaste
O desbaste é uma prática utilizada para retirar o excesso de plantas de uma determinada área, a fim de que a produção seja de melhor qualidade.
Deve ser feito retirando as plantas mais fracas e deixando as que ficarem em um espaçamento o mais próximo possível do recomendado. É recomendado olhar o canteiro depois de fazer o desbaste.
7º Passo: Cuidados
Alguns cuidados devem ser tomados com sua horta, seja ela grande ou pequena.
- Não faça hortas próximo de pocilgas, galinheiros ou currais;
- Evite margens de rios, brejos ou nascentes, preserve o meio ambiente;
- Caso apareça alguma praga ou doença, procure eliminá-la com meios alternativos, evite inseticidas, fungicidas, acaricidas e herbicidas industrializados;
- Para molhar, utilize micro aspersão ou chuveiro convencional, isso evita o tombamento das hortaliças e deformação do canteiro;
- Para fazer adubação de cobertura abra pequenos sulcos entre as linhas de plantio (ruas) e semeie o adubo molhando em seguida.
- Procure fazer a irrigação nas horas mais amenas do dia.
 
Fonte: Luiz Henrique Lopes

Comentários

  1. Belo artigo! Gostei dos canteiros com contorno de garrafas PET.
    valeu!
    Sepuder visite meu blog.

    http://estagiositiodosherdeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    Gostaria de saber se esse planatio, posso usar garrafas pet par colocar as plantas dentro e assim sedesenvolverem num apartamento. Obrigado. Abraços,

    Adivan Lima

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Gostaria de saber se esse plantio, posso usar garrafas pet para colocar as plantas dentro e assim se desenvolverem num apartamento. Obrigado. Abraços,

    Adivan Lima - adivn.lima@yahoo.com.br
    Arena Pernambuco

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Gostaria de saber se esse plantio, posso usar garrafas pet para colocar as plantas dentro e assim se desenvolverem num apartamento. Obrigado. Abraços, Adivan Lima - adivan.lima@yahoo.com.br Arena Pernambucomelhor hospedagem de sites

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Adivan....bom toda esta idéia é de um canteiro numa área externa e cada canteiro é rodeado por garrafas pets ok.....mas logico que dentro de um espaço pequeno você pode cultivar em garrafas pets algumas hortaliças e vários temperos (isso devido a espaço)...vou ver se localizo uma matéria que vi num site sobre isso e te envio ao seu email ok.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas