EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL OU INFORMAL


Educação ambiental não formal
Aquela que opera através de programas direcionados para os aspectos bem definidos da realidade social e ambiental. Usa meios multivariados. Tem a função de informar e formar. Atua sobre e com comunidades. Desenvolve ações na área da educação, comunicação, extensão e cultura. Tem ainda propósitos informativos para o esclarecimento e orientação de questões de ordem tecnológica.
Educação ambiental informal
Aquela que se dirige ao grande público, ou à sociedade, e que se vale dos meios de comunicação convencionais. Ela se presta à difusão de informações ou ao esforço de programas institucionais no âmbito da política, da educação e da cultura ambiental. Ex.: pesquisa, campanhas de opinião pública, articulações políticas com entidades ambientais, comemorações de datas e eventos sobre o meio ambiente.
Sobre o assunto
A educação ambiental não-formal ou informal é a veiculada por meios de comunicação de massa, mas que atinge os indivíduos de forma particular “[...] é um processo que não está em formato de curso [...], mas pode induzir à assimilação de comportamentos e novas atitudes (Rosa et alii, 2001, p.28)”. Esse processo é utilizado visando-se desenvolver senso crítico, valorizando as  falas e as faixas etárias a serem atingidas pela mídia, valorizando, também, o saber popular e facilitando a construção de um saber ambiental.
A educação não-formal ou informal, na atual conjuntura, tornou-se uma ferramenta indispensável, haja vista os grandes problemas ambientais atuais e a necessidade de conscientizar os indivíduos para que se tornem atores atuantes e participativos na resolução desses problemas.
As iniciativas de educação informal, considerando sua abrangência, através de informativos, da mídia entre outros, têm sido de fundamental importância.
O processo desencadeado pela educação ambiental informal contempla a comunidade como um todo, desde a população cuja faixa etária deveria estar no processo formal de educação escolar, como também a população não envolvida neste processo. A educação ambiental informal representa papel importante na conscientização e sensibilização, pois envolve a comunidade com atividades educacionais em defesa do meio ambiente propiciando melhor qualidade de vida.

Comentários

  1. Oi, gostaria de saber ou que me desse um exemplo de concreto e pratico da vantage da educacao nao formal numa comunidade. ogrigada e a guardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, bem aqui em Itaquaquecetuba -SP fizemos varias ações de educação não formal, em conjunto com a comunidade local desde: limpeza de um córrego a um sistema de captação de água de chuva através dos telhados das moradias,tudo em conjunto com os moradores locais.

      Excluir
  2. no ambito da educacao ambiental nao formal de um exemplo concreto desta pratica numa comunidade. ginoca joaquim.yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas