DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL



Em maio de 2012, foi sancionada a Lei 12.633/2012, que instituiu 3 de junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental. Essa data foi escolhida porque em 3 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, começava a Rio-92, também conhecida como Eco 92, uma das maiores e mais importantes conferências mundiais sobre o meio ambiente. É uma data que deve ser celebrada e comemorada, não só como um marco do passado, mas principalmente como marco do futuro, pois educação ambiental é um grande ato na construção de um futuro melhor! Foi um marco importantíssimo para a consciência ambiental do planeta, e, por isso, todo dia 3 de junho celebramos o Dia Nacional da Educação Ambiental para mantermos vivo o conhecimento pela preservação.

É uma data que deve ser lembrada e comemorada, pois é indispensável para a sobrevivência da humanidade. Quando nos educamos para preservar o meio ambiente, estamos, na verdade, em luta pela nossa própria preservação. Educar e agir, eis as diretrizes dessa batalha pela vida.

Preservar o meio ambiente não se trata apenas de “preservar a natureza”. É preciso ir além, e, para isso, a sustentabilidade é um desafio. Pensar em sustentabilidade é pensar em sustentarmos nosso modo de vida de maneira justa e duradoura. Assim devemos pensar  em como nossas ações contribuem de forma positiva para a sociedade. A menor das ações pode fazer uma grande diferença.

EDUCAR PARA SOBREVIVER: A Constituição Brasileira, em seu artigo 225, determina que todos temos direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e também o “dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Para isso, precisamos conhecê-lo, e a educação ambiental é o meio que torna isso possível. Então fica o convite: vamos aprender algo sobre o nosso meio ambiente?

PRESERVANDO A BIODIVERSIDADE: Um dos principais desafios para a preservação do meio ambiente é a preservação da biodiversidade, que pode ser entendida como a enorme riqueza de vida presente no nosso planeta. O equilíbrio e a manutenção da biodiversidade dependem de diversos fatores, e pequenas mudanças podem condenar diversas espécies à extinção, e que tal separar alguns minutos para aprender mais sobre as formas de vida da Terra.

CONSTRUINDO VALORES: Ao poder público cabe promover a educação ambiental, e aos cidadãos, usufruir esse direito. A educação ambiental vai além de simples acumulo de informações sobre a natureza: é um conjunto de processos e saberes que permitem à sociedade construir valores e habilidades para a conservação do meio ambiente, ou seja, da vida.

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA: É importante que tudo que aprendemos não se transforme em coisas guardadas e sem utilidade: precisam virar ação e constituir nossa consciência. Quando se trata de educação ambiental, isso é essencial! Por isso, “neste e em todos” os 3 de junho, comemore o Dia Nacional da Educação Ambiental colocando em prática todas as dicas que tem visto por aí sobre como preservar o nosso planeta!!!


Fonte: Site Mensagem com Amor

Comentários

Postagens mais visitadas