Poluição mata quinze vezes mais que todas as guerras do mundo


Ela mata três vezes mais gente que a aids, tuberculose e malária juntas. Quinze vezes mais gente que todas as guerras juntas e qualquer outra forma de violência: um estudo publicado esta semana pela GAHP (sigla em inglês para Aliança Global de Saúde e Poluição) aponta a poluição como uma das maiores ameaças à humanidade na atualidade.
De acordo com a pesquisa, em 2015 cerca de nove milhões de pessoas tiveram morte prematura relacionada à poluição, seja do ar, da água ou do solo. O número representa 16% de todas as mortes, ou um a cada cinco óbitos.
Os mais pobres são os que mais sofrem. Embora China e Estados Unidos sejam os maiores poluidores do planeta, aproximadamente 92% da mortes relacionadas à poluição ocorre em países pobre e em desenvolvimento, como Índia, Chad e Madagascar. Mesmo nos países mais ricos, as principais vítimas são minorias e pessoas marginalizadas.
A poluição também é cara. As doenças relacionadas causam perdas de produtividade, que em países de renda média e baixa representa uma redução de até 2% do PIB. 1.7% dos gastos dos países ricos são para o tratamento de doenças em decorrência da poluição. O número sobe para 7% nos países de renda média com rápido desenvolvimento. No mundo são gastos US$ 4.6 trilhões, ou 6,2% de toda renda mundial.
De acordo com o próprio estudo esse número pode ser ainda maior. “Os custos atribuídos às doenças relacionadas à poluição vai provavelmente crescer na medida que sejam descobertas novas associações entre poluição e doenças”.
A poluição ameaça a saúde planetária, destrói ecossistemas, e está diretamente ligada às mudanças climáticas. A queima de combustíveis, seja de origem fóssil nos países desenvolvidos ou a biomassa nos países mais pobres, representam 85% das partículas suspensas no ar.
Grandes emissores de dióxido de carbono (CO²), como usinas geradoras de energia elétrica, indústrias químicas, mineradoras, o desmatamento, e os veículos movidos a petróleo estão entre as principais fontes de poluição. O carvão mineral é o combustível fóssil mais poluente, contribuindo tanto para a poluição quanto para a mudança climática.
Apesar dos efeitos substanciais na saúde humana, na economia, no ambiente, seus impactos são minimizados. “Os cálculos do peso nas doenças globais são geralmente subestimados”, afirma a publicação. “As emissões industriais, veiculares e de químicos tóxicos nos países com renda baixa e média são particularmente negligenciados na projeção do desenvolvimento mundial e na agenda global para a saúde”.
O site Pollution.org traz um mapa interativo com dados sobre a poluição em todo o planeta. Atualizado regularmente, apresenta indicadores relativos à poluição do ar e da água, além de locais e fontes de contaminação. O mapa mostra que no Brasil a cada milhão de mortes, 489 são relacionadas à poluição. 

Fonte: Revista Galileu

Comentários

Postagens mais visitadas