Ações protegem aves limícolas migratórias


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou portaria no Diário Oficial da União (DOU 2016), atualizando o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves Limícolas Migratórias (PAN Aves Limícolas Migratórias).
Limícolas são um grande grupo de aves que se alimentam normalmente perto de água e que têm adaptações especiais como as pernas mais altas e bicos mais compridos para se alimentarem de pequenos seres que se enterram na areia ou estão na superfície da água. Neste grupo, encontramos aves com bicos com formas e tamanhos muito diversos para uso de diferentes técnicas de alimentação. Temos aves especializadas em filtrar o plânton (filtradoras), e outras que se alimentam de insetos, minhocas, moluscos, crustáceos, pequenos peixes e às vezes até matéria vegetal. A grande maioria das espécies de limícolas são migradores de grandes distâncias e muitas vezes desafiantes quando se trata de conseguir identificá-las.
Limícolas são aves, geralmente, associadas a zonas úmidas costeiras, como estuários e lagunas.
De acordo com a portaria, o PAN Aves Limícolas Migratórias tem o objetivo geral de ampliar e assegurar a proteção efetiva dos habitats críticos para as aves limícolas até 2018, com a perspectiva futura de ter os habitats recuperados, protegidos e integrados às alternativas de desenvolvimento social e econômico da sociedade até 2043.
Estratégias - O plano estabelece estratégias prioritárias de conservação para cinco táxons (unidades de classificação) de aves consideradas ameaçadas de extinção, constantes da Lista Nacional (Portaria MMA nº 444/2014), sendo dois classificados na categoria CR (Criticamente em Perigo) – Calidris canutus e Limnodromus griseus; um na categoria EN (Em Perigo) – Calidris pusilla; e dois na categoria VU (Vulnerável) – Charadrius wilsonia e Calidris subruficollis.
São beneficiados ainda outros 23 táxons, sendo dois categorizados nacionalmente como NT (Quase Ameaçado) – Arenaria interpres e Haematopus palliatus; três na categoria DD (Dados Insuficientes) – Calidris minutilla, Phalaropus tricolor e Pluvialis dominica; 16 (dezesseis) na categoria LC (Menos Preocupante) – Actitis macularius, Bartramia longicauda, Calidris alba, Calidris fuscicollis, Calidris himantopus, Calidris melanotos, Charadrius falklandicus, Charadrius modestus, Charadrius semipalmatus, Limosa haemastica, Oreopholus ruficollis, Pluvialis squatarola, Tringa flavipes, Tringa melanoleuca, Tringa semipalmata e Tringa solitaria; e dois na categoria NA (Não Aplicável) Calidris bairdii e Numenius phaeopus.
Ações - Para atingir o objetivo geral, foram definidas 27 ações distribuídas em cinco objetivos específicos – prevenir e reduzir os impactos resultantes da implementação de infraestrutura e das atividades de exploração de recursos naturais para fins comerciais e de subsistência; diminuir as alterações de habitat e impactos provocados pelo turismo desordenado e avanço de empreendimentos imobiliários; reduzir a caça e coleta de ovos de aves limícolas; reduzir o impacto de animais domésticos nas áreas de ocorrência das aves limícolas; e desenvolver pesquisas que subsidiem a conservação das aves limícolas.
Ainda de acordo com a portaria, caberá ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do ICMBio, a coordenação do PAN Aves Limícolas Migratórias, com supervisão da Coordenação Geral de Manejo para Conservação da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (CGESP/DIBIO). O PAN será monitorado anualmente, para revisão e ajuste das ações, com uma avaliação intermediária prevista para o meio da vigência do plano e avaliação final ao término do ciclo de gestão.  

Fonte: MMA

Comentários

  1. Nós humanos, racionais somos os responsáveis pela conservação da biodiversidade, bora cuidar do nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Bora cuidar do nosso meio de viver!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas