Flores e borboletas já não aparecem ao mesmo tempo devido à mudança climática


As flores já não florescem ao mesmo tempo da época de voo das borboletas devido à mudança climática, que está causando um aquecimento global e piorando a seca do Mediterrâneo, o que afeta a interação flor-borboleta, segundo um estudo do Centro de Pesquisa Ecológica e Aplicações Florestais (CREAF-UAB).
O estudo do centro catalão (nordeste da Espanha) determinou que as altas temperaturas e a baixa pluviosidade provocam uma descoordenação entre a época de floração e a época de voo das borboletas.
Segundo explicou o pesquisador do CREAF Constantí Stefanescu, os momentos de máxima floração e de abundância das borboletas estão separados por uma média de 70 dias e aumentam nos anos de seca pronunciada.
Esta perda de sincronia afeta negativamente tanto as borboletas, que têm mais dificuldades para encontrar alimento, como as plantas, que perdem polinizadores potenciais.
O estudo, no qual também participou a Universidade das Ilhas Baleares (arquipélago espanhol no Mediterrâneo), analisou durante 17 anos a interação entre flores e borboletas.
Os dados obtidos no Parque Natural dos Aiguamolls do Empordà (Gerona, nordeste) indicam que nos últimos anos há uma menor coincidência entre o momento em que as plantas alcançam o máximo da floração e o momento de mais abundância das borboletas.
Os pesquisadores concluíram que a causa deste fenômeno é a mudança climática, que provoca desajustes entre as 12 espécies de borboletas estudadas e as flores das quais se alimentam.
O estudo mostra que, em casos extremos, a separação entre os lepidópteros e as flores pode chegar a ser de 160 dias “e, se isto continuar, poderia fomentar a queda nas populações das borboletas”.
O papel das borboletas
A borboleta é um inseto com muita diversidade, pois existem espécies de muitas cores e tamanhos diferentes. Ao redor do mundo, existem mais de 28.000 espécies de borboleta, sendo que cerca de 80% vive em regiões tropicais. As borboletas desempenham um importante papel nos ecossistemas atuando como polinizadoras, fonte de alimento e como indicadoras do bem-estar do ecossistema.
As borboletas são seres polinizadores importantíssimos, pois sem elas teríamos graves prejuízos à flora e consequentemente a fauna, pois muitos animais se alimentam de espécies de plantas que são polinizadas por estes seres. Elas são atraídas pelo perfume das flores e também por roupas claras e com cores fortes, é importante não tocá-las, pois suas asas são muito frágeis, vivem em média de uma a duas semanas, período em que procuram se reproduzir. 

Fonte: Terra

Comentários

Postagens mais visitadas