Carros menos poluentes
O conglomerado, de origem
francesa, é dono das marcas Peugeot, Citroën e DS e está presente no Brasil
desde 1992. Com uma fábrica no município fluminense de Porto Real, a empresa
mantém, com unidades no país e na Argentina, um dos seis centros globais de P&D,
batizado de Tech Center América Latina. A unidade atua em estreita colaboração
com unidades semelhantes localizadas na França e na China – um sétimo
laboratório global, com sede no Marrocos, está programado para iniciar as
operações neste ano.
“Nós inauguramos, dentro do Grupo
PSA, a pesquisa na área de biocombustíveis e somos uma referência mundial no
estudo de motores movidos a etanol e no desenvolvimento de materiais
sustentáveis para fabricação de peças e componentes automotivos”, diz o
engenheiro mecânico Franck Turkovics, executivo responsável por Inovação de
Powertrain e Biocombustíveis no Brasil – powertrain é o termo usado para
designar o conjunto responsável pela tração do veículo, composto por motor e
transmissão.
“Na área de motores, um de nossos
principais objetivos é a redução de emissão de CO2”, afirma Turkovics. Há 25
anos na empresa e há 10 no país, ele se formou engenheiro mecânico e térmico
com uma pós-graduação lato sensu no IFP School, na França, e foi o responsável
pela montagem, em 2011, da equipe de pesquisadores da empresa no Brasil para
estudo de inovações em biocombustíveis.
Para dar impulso às pesquisas
nessa área, o Grupo PSA e a FAPESP assinaram no final de 2014 um termo de
convênio de cooperação com quatro universidades brasileiras para o lançamento
do Centro de Pesquisa em Engenharia Professor Urbano Ernesto Stumpf.
Entre os temas investigados pelos
pesquisadores das universidades Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo
(USP), dos institutos Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos
(SP), e Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul (SP), estão novas
configurações de motores, redução de consumo, de emissão de gases e seus
impactos e a viabilidade econômica e ambiental. “Somos o primeiro centro de
pesquisa multi-institucional criado pela FAPESP nesse formato. O trabalho com
importantes instituições de ensino enriquece e valoriza ainda mais o nosso
know-how e nos permite evoluir”, diz Turkovics.
“O conceito do centro é que os
pesquisadores das quatro instituições desenvolvam estudos de forma integrada em
suas áreas de especialização”, conta Waldyr Gallo, professor da Faculdade de
Engenharia Mecânica da Unicamp e coordenador do Centro de Pesquisa. “Queremos
aproveitar e fazer avançar as pesquisas que cada um dos parceiros já realiza
sobre diferentes aspectos da engenharia de motores para impulsionarmos o
desenvolvimento de motores a etanol.”
O investimento no projeto, de R$
16 milhões por um período de quatro anos, renováveis por mais seis, é dividido
igualmente entre o Grupo PSA e a FAPESP, mais a contrapartida oferecida pelas
instituições que sediam a pesquisa em valor equivalente, quando são computados
os salários dos pesquisadores, técnicos e equipamentos das universidades e
institutos.
Fonte: Yuri Vasconcelos – Agência FAPESP
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