Xixi no mar - Permitido ou não


Estamos no verão e num país com o litoral tão grande como o nosso, o destino certo em um dia ensolarado é a praia. A diversão é regra. Você come bastante, bebe várias águas de coco e dá aquele mergulho esperto. Enquanto você se diverte, o seu corpo continua trabalhando normalmente e de repente o chamado: uma vontade imensa de fazer xixi.

Que tal ir até o mar e fazer ali mesmo? Você ainda se sente culpado por isso? Não tem problema e as razões são bem simples. Primeiro: urina é quase água. 95% da urina é água e mais, em um litro de urina também excretamos de um a dois gramas de íons cloreto e de sódio. Água e cloreto de sódio são os principais ingredientes da água do mar e por incrível que pareça, ele tem a porcentagem bem parecida de cada uma das principais substâncias químicas da urina.

Outra molécula excretada na urina de humanos (e também em outros mamíferos) é a ureia. A ureia é uma molécula que carrega Nitrogênio, portanto, lembrem-se, elas são o resto de proteínas que foram destruídas. As proteínas do corpo se renovam e temos que nos livrar das antigas. Porém, um pouco de ureia no mar é como uma gota no Oceano, literalmente. Por exemplo, você imagina quantos litros de água do mar existe no Oceano Atlântico? Estima-se que são 350 quintilhões de litros!

Vou escrever para você ter uma noção: 350.000.000.000.000.000.000!

Ainda não entendeu como isto é grande. Um exemplo prático. Se toda a população mundial (7 bilhões de pessoas), urinassem no Oceano Atlântico (média de 0,3 litros) existiriam apenas 60 partes por trilhão de ureia no Oceano. E ainda assim, esta ureia é degradada em amônia que é essencial para a vida nos Oceanos fornecendo Nitrogênio para os organismos marinhos.

E pra terminar, todos os animais que vivem no mar fazem xixi lá dentro da água mesmo. A baleia azul, que é um mamífero como a gente, elimina mais de 250 litros de urina por dia. Então, não se preocupe em fazer xixi dentro do mar. Preocupe-se com coisas mais importantes como o lixo que você levou pra praia. Copos e embalagens plásticas demoram anos para se degradar. Deixe somente suas pegadas na areia.



Fonte: www.biologiatotal.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas