Desmatamento - Problema ambiental de tradição milenar


O processo de desmatamento é um problema global, colocando em ameaça os recursos naturais, o meio ambiente e o equilíbrio ecológico do planeta.

Entende-se por desmatamento, também chamado de desflorestamento ou desflorestação, o processo de remoção total ou parcial da vegetação em uma determinada área. Geralmente, esse processo ocorre para fins econômicos, visando à utilização comercial da madeira das árvores e também para o aproveitamento dos solos para a agricultura e a pecuária. A atividade mineradora e a construção de barragens para hidrelétricas também aparecem como causas de tal ocorrência.

Atualmente, diversos problemas ambientais assolam o mundo inteiro, alguns em estágios bem avançados e graves. Um dos mais alarmantes e antigos é o desmatamento, que é ou pelo menos foi encontrado em todas as regiões do planeta. Desmatar significa destruir, exterminar ou prejudicar seriamente a vegetação original de uma área, para qualquer que sejam os fins.

O desmatamento raramente é causado naturalmente (como por queimadas em regiões muito quentes e em um clima favorável a isso, ou por ventos muito fortes e raios que podem atingir e derrubar as árvores), fazendo com que essa atividade seja vista, quase que totalmente, como uma ação antropológica, ou seja, que é causada pelo homem. Pode ser praticada através de queimadas ou corte com auxílio de diferentes ferramentas. Entre as consequências diretas do desmatamento, há a extinção de inúmeras espécies de plantas e animais, destruição de biomas, danos à atmosfera (devido aos gases emitidos pelas queimadas e pela diminuição da fotossíntese, que diminui as taxas de gás carbônico e aumenta as de oxigênio), etc.

Historicamente, o homem desmata regiões ao seu redor há milhares de anos. Uma das primeiras ações dos portugueses ao chegarem ao Brasil foi cortar as árvores aqui encontradas, principalmente pau-brasil, já que quase não havia mais o que desmatar na Europa. Não havia conscientização sobre os prejuízos causados pela destruição das matas, o que fazia que essa atividade fosse praticada até se esgotar os recursos naturais da área. E o desmatamento, assim como o homem e suas tecnologias, apenas evoluiu e tornou-se mais rápido e mais fácil, com o auxílio de novas técnicas e máquinas, extrapolando os limites de recuperação do meio ambiente e extinguindo diversas espécies de árvores e até de animais.

Para combater o desmatamento no mundo e também no território brasileiro, é necessária a adoção de medidas em diferentes escalas, do individual ao governamental. Cada cidadão deve fazer sua parte, evitando que, nas áreas urbanas, o número de árvores por habitante não seja muito pequeno, preservando a vegetação existente e procurando cultivar novas espécies. Os governos também possuem a função de adotar medidas de conservação das áreas naturais com vigilância, fiscalização e repressão dos agressores a áreas de reservas naturais.

No Brasil, vários domínios naturais foram muito devastados. O primeiro a sofrer com esse processo foi a Mata Atlântica, que hoje conta com cerca de 7% de sua área original. Os Pampas e a Mata de Araucária também passaram por graves processos de desmatamento, o que também vem ocorrendo no bioma Cerrado, esse último profundamente devastado durante a segunda metade do século XX. A Amazônia parece ser o próximo alvo e, embora os últimos anos o desmatamento tenha apresentando diminuições, a floresta ainda sofre com o corte de milhares de hectares de árvores a cada ano.

Para evitar-se esse tipo de problema, deve-se haver conscientização da população referindo-se aos danos causados pelo desmatamento.



Fonte: Luiz Henrique Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas