Educação ambiental na questão Lixo


A educação ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação, tornando-se aptos a agir, individual e coletivamente, e resolver problemas ambientais presentes e futuros.
Entre as características fundamentais da educação ambiental, destacam-se:
1 - O enfoque orientado à solução de problemas concretos da comunidade.
2 - O enfoque interdisciplinar dos problemas do meio ambiente.
3 - A participação da comunidade.
4 - O caráter permanente, orientado para o futuro.
Como a participação da população é ponto fundamental para o sucesso de qualquer programa de combate ao lixo a ser implantado pela Prefeitura, devem ser feitas campanhas de educação ambiental, desencadeadas em parceria com as instituições locais: escolas, igrejas, centros comunitários, etc.
Como colaborar
Veja como a população pode contribuir para que o problema do lixo seja resolvido ou minimizado em seu município:
- Reduzindo a quantidade de lixo, reaproveitando o que for possível;
- Separando o lixo que pode ser reciclado através da coleta seletiva;
- Cumprindo os dias e horários da coleta domiciliar;
- Não jogando lixo nas ruas, praças, jardins, etc.
- Não jogando lixo nas margens ou leito dos rios, lagos e igarapés;
- Cobrando ações da prefeitura, mas fazendo também a sua parte.
Campanha educativa
Para que a população participe ativamente das ações propostas para minimizar os problemas gerados pelo lixo, é imprescindível que a prefeitura e entidades envolvidas façam uma boa divulgação. Devem ser usados os meios de comunicação locais, como jornais, rádios, carros de som, faixas e outros mecanismos para difusão de informações e planos. A campanha educativa pode ser completada com a promoção de seminários, conferências e palestras.
Esclarecida e sensibilizada, a população se tornará a principal aliada da prefeitura na implantação do programa elaborado. Desta forma, a gestão ambiental passa a ser, de fato, um compromisso de toda a coletividade.
Por onde começar
Para implantar um programa que minimize os impactos negativos causados pelo lixo urbano, a prefeitura deve, primeiramente, conhecer a extensão do problema e caracterizar corretamente o lixo do município. O primeiro passo é fazer, portanto, uma pesquisa detalhada sobre o mesmo.
Proposta de roteiro
- Determinar a quantidade de lixo gerado por habitante num período de tempo especificado (taxa de geração por habitantes);
- Determinar as porcentagens dos vários componentes do lixo, como papel, vidro, matéria orgânica, etc (composição física);
- Determinar a quantidade de matéria orgânica do lixo (teor de matéria orgânica);
- Efetuar o balanço de massa contida no lixo;
- Determinar a quantidade de água contida na massa do lixo;
- Determinar o peso específico;
- Determinar a composição química do lixo;
- Verificar a existência do terreno disponível para servir como área de destino final;
- Realizar pesquisa de mercado, no próprio município ou nos municípios próximos, quanto ao consumo de materiais reciclados;
- Definir a quantidade de recursos financeiros que a prefeitura poderá dispor para implantação do projeto;
- Levantar o tipo de serviço que atualmente é feito no município.
Depois de concluído o levantamento, deve ser feito um exame cauteloso da informações coletadas. Com a ajuda de técnicos da prefeitura ou de órgãos ambientais ou técnicos contratados para este fim, a prefeitura deve avaliar, dentro do conjunto das alternativas, qual é a proposta que melhor se aplica à realidade do município. Só assim poderá montar a solução sob medida para o caso de determinada cidade.
C o n c l u s ã o
Encontrar soluções para os problemas gerados pelo lixo urbano constitui-se hoje num grande desafio. Os efeitos do acúmulo de lixo para o meio ambiente e a saúde da população têm levado a situações muitas vezes irreversíveis, através da contaminação ambiental e de doenças propagadas por conta disso, ou seja cria um enorme passivo ambiental e gera custos na saúde publica.
Cada município ou cidade deve buscar o modelo de gerenciamento mais adequado às suas características, sempre pensando de forma integrada. As soluções não podem ser tomadas isoladamente, mas como um conjunto de alternativas que, somadas, resultarão na superação do problema.
Gerenciar o lixo de forma integrada significa limpar o município com um sistema de coleta e transporte adequados, tratar o lixo utilizando as tecnologias mais compatíveis com a realidade local e dar-lhe um destino final ambientalmente seguro. Não se pode esquecer também a importância da educação ambiental.
Se não houver a participação efetiva da população neste processo, qualquer alternativa se tornará inviável, mesmo as melhores do ponto de vista técnico e financeiro. De nada adiante, por exemplo, utilizar o melhor sistema de coleta e transporte do lixo, se a população não respeitar os horários e não acondicioná-lo de forma correta e se não fizer essa separação entre dos resíduos, pois por melhor que a prefeitura faça a parte dela, não serão deslocados funcionários para fazer isso em sua casa, afinal a sua casa é o seu ambiente, você tem de cuidar dele, assim como nossa cidade, nosso país, nosso planeta é nossa casa, se cuidarmos bem, viveremos bem.
Limpar a cidade é obrigação da prefeitura, mas mantê-la limpa só será possível com a colaboração da comunidade.  

Fonte: Luiz Henrique Lopes

Comentários

  1. Ola, encontrei seu blog fazendo algumas pesquisas na internet e achei bastante interessante os conteúdos postados aqui. Faço curso técnico de Meio Ambiente e gostei muito do seu espaço. Parabéns!!! Farei visitas constantes aqui
    Abraços, Laisa Cristina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas