Animais em Extinção no Mundo


O número de animais em extinção no mundo cresce cada dia mais, decorrente de muitos problemas ambientais bem como da influência do homem na natureza. Pesquisas apontam que até 2050, podem ser extinguidas do planeta terra 1 milhão de espécies animais.
Dentre os principais problemas enfrentados por essas espécies são:
•Desmatamento
•Caça e pesca predatórias
•Queimadas
•Aquecimento global
•Destruição de habitats
•Desaparecimento de ecossistemas
Muitos animais já foram extintos da natureza há milhares de anos, ou até milhões de anos, como é o caso dos dinossauros, extintos no final do período cretáceo, inicio do período terciário; e dos mamutes, animais extintos na chamada era do gelo, período pleistoceno-holoceno.
Importante ressaltar que segundo pesquisas, estão ameaçadas no mundo aproximadamente:
•12% das espécies de aves
•23% de mamíferos
•52% de insetos
•32% de anfíbios
•51% de répteis
•25% de tubarões
•20% de raias
Alguns Animais em Extinção no Mundo
África
Asno selvagem africano: espécie criticamente ameaçada de extinção, esse asno natural do continente africano, sofreu muitos anos com a destruição de seus habitats e a caça predatória. É considerado o ancestral do burro doméstico.
Pinguim africano: Habitantes da costa sudoeste da África, espécie considerada vulnerável, o pinguim africano foi aos poucos desaparecendo, sendo que o grande problema enfrentado decorre dos derramamentos de óleo no oceano.
América
Foca monge do Havaí: Espécie em perigo de extinção, essas focas habitam o arquipélago havaiano e sofrem muito com a poluição dos mares, caça predatória, comércio ilegal, dentre outras. Estima-se que atualmente existem aproximadamente 1000 animais.
Lobo vermelho: Nativo da América do Norte, essa espécie foi quase extinta na década de 80 devido à destruição de seu habitat e a política e caça predatórias da época. Considerado um animal em perigo crítico de extinção, atualmente encontram-se em cativeiro aproximadamente 200 da espécie.
Ásia
Elefante asiático: Espécie considerada em perigo de extinção, esse animal sofre muito com a destruição de seu habitat bem como a caça ilegal destinada ao comércio de marfim. Menor que os elefantes africanos a espécie é explorada para fins turísticos e como meio de transporte. Importante ressaltar que esse elefante, na religião hindu, está associado à figura de Ganesha, deus da sabedoria.
Tigre de bengala: nativo do sul asiático, essa espécie considerada em perigo de extinção, diminuiu consideravelmente decorrente do comércio de peles, destruição de seu habitat e a caça ilegal. Segundo pesquisas, atualmente existem menos de 2000 no mundo. No Paquistão essa espécie encontra-se extinta.
Europa
Atum azul: Encontrado em maior parte no mar mediterrâneo, o consumo exacerbado desse peixe acarretou numa considerável diminuição da espécie. Considerado o maior e mais valorizado atum do mundo, é muito apreciado na culinária japonesa como ingrediente para os sushis e sashimis.
Lince ibérico: nativo da península ibérica, esse animal é considerado uma espécie em perigo crítico de extinção. O grande problema enfrentado por esse felino, existente somente em Portugal e Espanha é a degradação de seu habitat. Segundo pesquisas, atualmente existem menos de 200 da espécie.
Oceania
Diabo da tasmânia: Nativo da ilha da Tasmânia, na Austrália, esse marsupial é considerado em perigo de extinção. Os fatores que causaram sua diminuição são a caça ilegal, atropelamento, destruição de seu habitat e doenças.
Kakapo: Natural da Nova Zelândia, essa espécie de ave é classificada em perigo crítico de extinção. Conhecido também por papagaio-mocho, esses animais são noturnos e a principal causa da diminuição da espécie foi consequência da caça ilegal para comércio de sua carne e penas.
Alguns Animais Extintos
Alca Gigante (Aurau Gigante): extinto no século XIX, esse tipo de ave habitava o Atlântico Norte, provavelmente a América do Norte.
Codorna da Nova Zelândia: na língua nativa seu nome é koreke. A principal causa do desaparecimento da espécie foi decorrente do desequilíbrio ecológico provocado pela introdução de predadores em seu habitat, o que consequentemente, levou a sua extinção no século XIX.
Leão do Cabo: extinto provavelmente em fins do século XIX, esse animal vivia na África do Sul e o principal fator de extinção foi a caça, visto que era considerado o maior leão africano e atacava tanto pessoas como os rebanhos.
Pika Sarda: Um tipo de lebre grande sem cauda que habitava algumas ilhas do mediterrâneo; foi extinta em fins do século XVIII.
Tigre da tasmânia: Muitas vezes conhecido por lobo da tasmânia, esse animal é um marsupial carnívoro nativo da Austrália e da Nova Guiné, foi extinto no século XX.
Tigre Persa: Também chamado de "Tigre do Cáspio", esse animal foi habitante da América Central, e sofreu muito com o aumento da população humana. Acredita-se que a espécie está extinta visto que foi visto pela última vez na década de 60.
Curiosidade
Outros animais em extinção no mundo: baleia azul, borboleta monarca, gorila das montanhas, panda gigante, rinoceronte branco do Norte, zebra de grévy, oragontango da sumatra, morsa, tartaruga gigante, camelo bactriano, gorila das montanhas, quagga, urso do Atlas, tartaruga de couro, pato mergulhão, golfinho do rio chinês, jacaré da China, leão asiático, leopardo persa, leopardo das neves, rinoceronte de Java.
Panda gigante: Os pandas gigantes vivem no centro sul da China, são 2500 espécies, vivendo em pontos isolados, o que acarreta um obstáculo para a o acasalamento e coleta de alimentos dos animais. A dificuldade para promover a reprodução dos pandas são enormes, pois as fêmeas só entram no cio uma vez por ano, por no máximo três dias. Em 2005, em projetos de reprodução em cativeiro a espécie reproduziu 25 filhotes.
O condor californiano ou condor da Califórnia: Vive no México e nos Estados Unidos. A ave é vítima da caça esportiva e da destruição de seu habitat. Existem dois santuários para preservação da espécie, um em San Rafael Wilderness e outro em Los Padres National Forest.
Pinguim Africano: O pinguim africano habita na costa sul da África e sua população diminuiu em cerca de 90% desde 1910. As principais ameaças para o pinguim africano são os frequentes derrames de petróleo que ocorrem naquela área, e a pesca industrial da região, que tem obrigado a espécie a procurar comida cada vez mais longe da costa.
Baleia Azul: A baleia azul é, tanto quanto se sabe, o maior animal que jamais existiu. Esta espécie existia em grande abundância até o início do século XX, mas foi levada à quase extinção depois de mais de cerca de 150 anos de caça às baleias. No ano de 2002 uma estimativa referia que talvez apenas existissem 5000-12000 baleias azuis nos oceanos, um número baixo, que antes das caçadas começarem era de centenas de milhares. 

Comentários

Postagens mais visitadas