Animais em Extinção no Brasil


Animais em extinção são as espécies ameaçadas de desaparecerem da face da terra. As pesquisas mostram que milhares de animais foram extintos nos últimos cem anos, e um número crescente de espécies de animais correm o risco de serem extintos. Várias causas ameaçam a vida dos animais na natureza, entre elas, o desmatamento, o tráfico, a urbanização, a poluição e a caça predatória.
Entre os animais que correm o risco de extinção encontram-se a arara azul, o mico leão dourado, o panda gigante, o condor californiano, a onça pintada, o chipanzé, o peixe boi marinho, a tartaruga marinha, o jacaré de papo amarelo, a onça pintada etc.
Brasil
Arara azul - A arara azul, que habita o Brasil Central e o Norte do Brasil, vem sofrendo a redução em sua população. No Brasil Central, que compreende partes dos estados do Tocantins, Goiás, Piauí, Maranhão e Bahia, a população é de 800 a 1000 espécies. A área é afetada pelo tráfico, em especial no sul do Piauí e Maranhão, como também pelo avanço da fronteira agrícola e pela retirada da vegetação nativa. A população de ararinhas, da Região Norte vem desaparecendo, afetada pela coleta das penas para o artesanato e pelo desmatamento para a pecuária e a agricultura.
Mico leão dourado - O mico leão dourado, reduzido a 1500 exemplares em liberdade, são encontrados na Mata Atlântica brasileira. Vivem quase exclusivamente nas reservas biológicas de Poço das Antas e na Reserva Biológica União, e na bacia do rio São João, no Rio de Janeiro.
Onça pintada - A onça pintada, o maior felino das Américas, está na lista dos mais ameaçados de extinção. É difícil estimar a população na Amazônia e no Pantanal, mas na Mata Atlântica e na caatinga a espécie está ameaçada. O desmatamento reduz o seu habitat natural. A caça é uma ameaça para o animal, que acaba matando o gado dos criadores. O Plano Nacional para Conservação da Onça Pintada inclui 25 áreas de conservação.
Lista de animais em risco de extinção no Brasil
O Brasil é considerado um dos países mais ricos em biodiversidade. Contudo, existem animais presentes nas regiões brasileiras que podem ser extintos em poucas décadas. Segue abaixo a lista de alguns dos animais em extinção no Brasil:
Ararajuba - Também conhecida como Guaruba, essa ave verde e amarela, existe somente na Amazônia e vem sofrendo com o tráfico e o desmatamento do bioma. (Espécie vulnerável)
Arara azul - Encontrada no norte do país, essa ave enfrenta problemas como o tráfico de animais, caça ilegal, desmatamento de seu habitat. Suas penas possuem grande valor no mercado internacional. (Espécie vulnerável)
Ariranha - Encontrada no Pantanal e na Amazônia, a ariranha, também conhecida como lobo do rio ou lontra gigante, vem sofrendo com a pesca predatória, caça ilegal e a poluição dos rios, principalmente, contaminação por mercúrio. (Espécie vulnerável)
Baleia franca do sul - Também conhecida como baleia franca austral, essa baleia, encontrada no litoral brasileiro, vem sofrendo com a caça, pesca, bem como a poluição das águas. Na época de ter os filhotes, as mães buscam águas mais quentes e rasas para darem à luz. (Espécie em perigo)
Cervo do Pantanal - Considerado o maior cervídeo da América da Sul, esse animal além de ser encontrado no Pantanal, sua espécie vive também nos biomas da Amazônia e do Cerrado. O desmatamento e a caça ilegal são alguns dos problemas enfrentados pela espécie. (Espécie vulnerável)
Gato maracajá - Esse gato das florestas sofreu durante décadas com a caça para a venda de sua pele. Atualmente, o desmatamento é o maior problema enfrentado pela espécies uma vez que causou a destruição de seu habitat natural. (Espécie vulnerável)
Lobo guará - Encontrado no Cerrado, no Pantanal e nos Pampas, esse animal é considerado o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul. A espécie enfrenta grandes problemas devido ao desmatamento de seu habitat. (Espécie vulnerável)
Macaco aranha - Encontrado nos estados do Mato Grosso e do Pará, esse macaco enfrenta problemas como o desmatamento de seu habitat, caça ilegal e o tráfico de animais. (Espécie em perigo)
Mico leão dourado - Seu habitat é a Mata Atlântica, contudo o mico-leão-dourado sofreu durante décadas com o desmatamento e o tráfico de animais, o que resultou na diminuição, quase total da espécie. Atualmente, devido aos projetos de reprodução em cativeiro, existem aproximadamente 1000 animais na floresta. (Espécie em perigo)
Muriqui do norte - Considerado o maior primata das Américas, esse animal é encontrado somente na Mata Atlântica e sofre com o desmatamento da região e a caça esportiva. (Espécie criticamente ameaçada de extinção)
Onça Pintada - Considerado o maior felino das Américas, esse animal vive na região do Pantanal e sofre com a caça dos fazendeiros que os matam para proteger seus rebanhos. Além disso, a pele da onça tem grande valor no mercado mundial. (Espécie vulnerável)
Saíra militar - Encontrada na Mata atlântica e na Caatinga, essa ave possui cores fortes e o grande problema enfrentado é o desmatamento das regiões e o tráfico de espécies. (Espécie em perigo na caatinga e vulnerável na Mata Atlântica)
Soldadinho do araripe - Ave que vive na caatinga e sofre com o problema do desmatamento da região provocado, em sua maior parte, pela criação de gado, monoculturas e o crescimento desordenado das cidades. (Espécie criticamente ameaçada de extinção)
Tamanduá bandeira - Encontrado nos biomas da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, esse animal vem sofrendo com o desmatamento e as queimadas das regiões destinadas às plantações ou criação de gado. (Espécie vulnerável)
Tartaruga de couro - Muita afetada pela pesca ilegal, essa tartaruga é considerada a maior espécie de tartaruga marinha do mundo. Além disso, em alguns países o consumo da carne e do óleo desse animal é legalizado, o que acarreta ainda mais os problemas de sua extinção. (Espécie criticamente ameaçada de extinção)
Tartaruga oliva - Essa tartaruga desova no litoral brasileiro, porém vem enfrentando muitos problemas como a caça ilegal, pesca acidental e a poluição das águas. (Espécie em perigo)
Uacari branco - Esse macaco é encontrado na Amazônia e sua principal característica física é sua cara vermelha. O principal problema enfrentado pela espécie é a caça ilegal e o desmatamento da região. (Espécie vulnerável)
Udu de coroa azul- Encontrada nos biomas da Amazônia, Pantanal e Mata atlântica, essa ave multicolorida vem enfrentando problemas com a perda de seu habitat por causa do desmatamentos das regiões. (Espécie em perigo na Mata Atlântica)
Estes são apenas os animais ameaçados no Brasil, existem animais em risco de extinção no mundo todo.
Principais causas da extinção de espécies no Brasil
Muitas são as causas do desaparecimento das espécies, por exemplo, o tráfico de animais, o desmatamento, as queimadas, a caça predatória, a poluição, dentre outros.
No Brasil, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o número de espécies de animais que correm o risco de extinção são de aproximadamente 650, incluindo os animais terrestres e aquáticos; sem mencionar aqueles que já foram extintos, por exemplo, arara azul pequena e o minhocuçu.
Além disso, segundo estudos, o Brasil lidera o ranking de espécies de aves em extinção sendo a Indonésia o segundo país. Para isso, a "União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais" (IUCN), criou em 1963 um inventário com o intuito de sistematizar o estado de conservação das espécies biológicas ameaçadas, de animais, plantas, fungos e protistas.
Dessa maneira, a "Lista Vermelha da IUCN" (IUCNRedList), como é conhecida, divide-se em três grandes categorias compostas de subcategorias:
Extinto: extinto e extinto da natureza
Ameaçada: criticamente em perigo, em perigo, vulnerável
Baixo risco: dependente de conservação, quase ameaçada, pouco preocupante
No Brasil, em 2008, o Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Fundação Biodiversitas elaborou o "Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção", baseado nos critérios da IUCN.

Nesse livro constam que 627 espécies brasileiras estão ameaçadas de extinção sendo que 13% são anfíbios, 10% mamíferos, 17,8% borboletas, 19% plantas e 21% dos peixes do mundo se encontram aqui.
Com efeito, nota-se nos últimos anos, maior preocupação com os temas ambientais e, por isso, a legislação ambiental brasileira tem realizado alguns avanços, mas na prática ainda apresenta problemas de fiscalização.
Curiosidade
Outras espécies de animais ameaçados de extinção do Brasil ameaçadas de extinção: anta, ararinha azul, falcão, flamingo, galito, jabuti, jacaré de papo amarelo, jaguatirica, mico leão preto, mono carvoeiro, mutum do nordeste, peixe boi, pica pau de cara amarela, preguiça de coleira, pirarucu, surucucu, tatu bola, tatu canastra, urubu rei.
 

Comentários

Postagens mais visitadas