Impactos positivos e negativos do Ecoturismo


Entende - se por turismo nos dia de hoje, como uma atividade econômica, política, cultural e social, com importantes impactos ambientais.
Desde os primórdios a relação entre "Turismo e Ambiente" é bastante conturbada, partindo principalmente dos conceitos de ambiente, sustentabilidade e ecoturismo.
No ponto de vista de alguns estudiosos, entre outros interessados pelo assunto a atividade turística está ligada diretamente com o meio ambiente e é apontada como um dos principais depreciadores do ambiente explorado; Enquanto outros pontos de vista defendem a ideia que está e uma maneira eficaz para proteção do meio ambiente.
Com a globalização países de menor poder econômico identificaram no turismo uma forma de suprir algumas de suas necessidade.
Impactos do Ecoturismo
Os impactos negativos e positivos que poderão advir da atividade de Ecoturismo estão, a princípio, relacionados a danos potenciais ao meio ambiente e à comunidade e, por outro lado, aos benefícios sócio econômicos e ambientais, esperados a níveis regionais e nacional.
Com efeito, a fragilidade dos ecossistemas naturais, muitas vezes, não comporta um número elevado de visitantes e, menos ainda, suporta o tráfego excessivo de veículos pesados. Por outro lado, a infra estrutura necessária, se não atendidas normas pré-estabelecidas, pode comprometer de maneira acentuada o meio ambiente, com alterações na paisagem, na topografia, no sistema hídrico e na conservação dos recursos naturais florísticos e faunísticos.
O alijamento das populações locais se configura, também, como outro risco, pois a presença de operadores, quase sempre sem nenhuma relação orgânica com a região, pode gerar novos valores incompatíveis com os comportamentos locais, ocasionando conflitos de ordem cultural e de outras ordens.
Em contrapartida aos riscos ambientais e comunitários, o Ecoturismo apresenta significativos benefícios econômicos, sociais e ambientais, tais como:
 - diversificação da economia regional, através da indução do estabelecimento de micros e pequenos negócios,
 - geração local de empregos,
 - fixação da população no interior,
 - melhoramento das infra estruturas de transporte, comunicações e saneamento,
 - criação de alternativas de arrecadação para as Unidades de Conservação,
 - diminuição do impacto sobre o patrimônio natural e cultural,
 - diminuição do impacto no plano estético-paisagístico,
 - melhoria nos equipamentos das áreas protegidas.
Dessa forma, a compatibilidade do Ecoturismo com o dimensionamento do número de visitantes e do fluxo de transporte, a adoção de parâmetros para implantação da infra estrutura, o respeito e valorização da cultura local são condições básicas e imprescindíveis para o desenvolvimento harmônico da atividade no Brasil.
Benefícios x Impactos
Atualmente considera-se o termo "impacto" como qualquer alteração nas propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia, decorrentes das atividades antrópicas (humanas), que direta ou indiretamente prejudiquem:
 - a saúde,
 - a segurança e o bem estar da população;
 - as atividades sociais e econômicas;
 - a biota;
 - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
 - a qualidade dos recursos naturais.
Abaixo apresentamos os principais impactos e benefícios do ecoturismo em nível local e regional, lembrando que os impactos podem ser minimizados e os benefícios potencializados, desde que suas atividades sejam corretamente planejadas.
Impactos Socioculturais
 - Perda de valores culturais tradicionais;
 - Conflitos entre usuários da comunidade e visitantes.
Benefícios Socioculturais
 - Investimentos na infra estrutura viária, de abastecimento, equipamentos médicos e sanitários;
 - Estímulo ao artesanato local e às manifestações culturais tradicionais.
Impactos Econômicos
 - Sobrevalorização de terras e imóveis;
 - Aumento do custo de vida;
 - Pressões para a super exploração de áreas turísticas.
Benefícios Econômicos
 - Geração de emprego
 - Melhor distribuição de renda.
Impactos sobre o Meio Físico
 - Descaracterização da paisagem;
 - Poluição da água, do solo, sonora e do ar.
Benefícios sobre o Meio Físico
 - Manutenção da paisagem;
 - Controle da poluição.
Impactos sobre a Vida Silvestre
 - Alterações na reprodução, comportamento e hábitos alimentares da biota;
 - Coleta e comércio ilegal de espécies silvestres;
 - Erosão e desmatamento em trilhas;
 - Estradas inadequadas;
 - Meios de transporte poluentes.
Benefícios sobre a Vida Silvestre
 - Auxílio na conservação de áreas naturais;
 - Conscientização sobre o equilíbrio do meio ambiente.
O que se pode fazer
O que falta em muitos empreendedores (incluindo governantes e empresários) é “inteligência administrativa”: sem um ordenamento, o grau de degradação das áreas expostas à visitação pública tende a aumentar, espantando novos visitantes e reduzindo as chances do local funcionar como polo turístico duradouro.
É imprescindível que seja realizado um estudo minucioso, a fim de colher informações necessária, para realização de um planejamento com bases sólidas, para se obter sucesso e reduzir os impactos ambientais que ocorrem com a exploração do meio ambiente.
Propõem - se que:
• Para execução de projetos turísticos, o mesmo seja elaborado e coordenado por uma pessoa especializada no assunto.
• Seja realizado estudo de impactos ambiental.
• A elaboração de um Plano de manejo.
• Realize um trabalho de conscientização aos visitantes e a população local.
• Investimentos em novas tecnologias.
• Viabilização de projetos de recuperação e proteção da área explorada.
• A realização de Projetos de engenharia civil para minimizar o impacto ambiental causado pela visitação (ex. passarelas suspensas para evitar a degradação do solo).
Esses são alguns tópicos que devem ser utilizados, para elaboração de um projeto de ecoturismo a fim de evitar os impactos ambientais negativos que a atividade possa causar. Medidas simples, mas que contribuíram e muito para preservação do meio ambiente.  

Fonte: Ministério Meio Ambiente e Luiz Henrique Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas