Ecologia


A ecologia vem preocupando pensadores e governos há muitos séculos, mas somente, nos últimos anos passou a ser tema de importância coletiva, até mesmo como uma ciência da moda.
Momentos de sua evolução poderiam, ser classificados pela preponderância da economia utilitarista , por milênios , onde o radicalismo do lucro exclusivo colocou os homens como instrumento de uso dos recursos ambientais e de si mesmo . Para combater este radicalismo, através da crise, no início da década de 60 iniciaram-se movimentos ecológicos que também se caracterizaram pelo radicalismo, e através da ecologia imobilista da crítica e denúncia, sem propor ou viabilizar soluções.
Hoje, mesmo ainda existindo correntes da economia utilitarista ou da ecologia imobilista, especialmente nos países em desenvolvimento, a conservação da natureza , através do uso racional e sustentado dos recursos naturais e meio ambiente ,é representado pela ecologia ativa, de soluções, onde o principal elemento é ser humano, tanto como fator de desequilíbrio e conseqüente ajuste, como também de objeto para a manutenção de sua qualidade de vida.
Mas, para podermos compreender a verdadeira ecologia, temos que superar nosso desconhecimento sobre o tema, até mesmo em relação aos princípios fundamentais e aceitar a condição básica de que a solução inicia-se em nossa própria pessoa , desde a postura pessoal, até a crítica coletiva consciente.
O que vem a ser ECOLOGIA
Em 1866, um cientista alemão chamado E. Haeckel utilizou pela primeira vez a palavra ecologia. Sendo uma palavra originária da Grécia, é fácil entendermos seu significado dividindo-a da seguinte forma:
ECO = Habitat lugar de Vida de um Organismo
LOGIA = Estudo e/ou Ciência
Podemos então dizer de forma simples que a ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o lugar onde eles vivem (habitat), e em conseqüência, as influências que uns causam aos outros.
Com esta definição, fica clara a compreensão que temos a frente um vasto campo de conhecimento, e que na realidade não se compõe de uma ciência isolada, mas está presente em todas as nossas ações e disciplinas de estudo. Pode se limitar aos seus conceitos específicos, mas sua magnitude fica clara nas relações com a física, química, botânica e nosso dia a dia, principalmente com a economia e relações sociais.
Mesmo não sendo especialista em nenhuma área específica, podemos dar nossa parcela de ajuda, especialmente quando nos consideramos "ser vivo" a se relacionar com o resto do universo e nesta equação simples o "eu", ir garantir a importância de "nós", e o universo pode ser visto como a somatória dos nossos "ecossistemas".
A Ecologia deve ser entendida como algo pessoal para o bem coletivo.
Não somente os animais e vegetais relacionam-se entre si e o ambiente em que vivem,homem também faz parte desta comunidade.
Infelizmente, ao longo do tempo, o homem provocou mudanças nos diversos ecossistemas, a maior parte das vezes, de uma maneira negativa.
Contudo, devido à sua inteligência e habilidade, possui também capacidade suficiente para solucionar os problemas que ele mesmo criou, gerando soluções, propondo modelos e aplicando estes conceitos.
Sendo assim, a ecologia deve ser entendida como algo pessoal, através de uma verdadeira participação. Cada um de nós pode lutar por ela de uma forma positiva, agindo nos diversos ecossistemas. 


Fonte: Engº. Florestal Luciano Pizzatto, Engª. Inezita M. Sampaio e Engª. Estefânia Denardi
 

Comentários

Postagens mais visitadas