Conceitos de Meio Ambiente


O termo meio ambiente tem sido dito com muita frequência nos últimos tempos em reportagens, na internet enfim em todos os meios de comunicação. A pergunta que fica é se todo mundo compreende inteiramente o que engloba o conceito de meio ambiente. Para uma compreensão mais completa do termo é interessante esmiuçar o conceito em seus componentes.
Conceito Acadêmico de Meio Ambiente
O conceito acadêmico de meio ambiente define que o mesmo é um conjunto de unidades ecológicas que no contexto geral funcionam como um sistema natural, mesmo depois de passar por uma intervenção intensa do homem e outras espécies. Podem interferir no meio ambiente espécies vegetais, animais, micro-organismo, rochas, solo, atmosfera entre outras.
Conceito de Elementos do Meio Ambiente
O meio ambiente pode ser conceituado através dos elementos físicos universais que não são originados pelo homem e que não tem limite claro. Dentre esses elementos estão o ar, a água, o clima bem como o magnetismo, energia, radiação e descarga elétrica.
Conceito da Conferência de Estocolmo de 1972
Na Conferência de Estocolmo de 1972, organizada pelas Nações Unidas, o tema central abordado foi a relação da sociedade com o meio ambiente. A primeira ação no sentido de preservar o meio ambiente foi criar um conceito sólido para definir o mesmo:
“Conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.”
Conceito de Meio Ambiente no Brasil
O Brasil também possui o seu conceito de meio ambiente, definido pela Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) que tem origem na Lei No. 6.938 de 31 de agosto de 1981. A regulamentação se deu pelo Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990. O conceito é o seguinte:
“O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
Compreendendo o Conceito de Meio Ambiente
Para que seja possível compreender melhor o conceito de meio ambiente podemos dizer que ele engloba as coisas vivas e não vivas como um todo da Terra que tem impacto sobre ecossistemas e a vida das pessoas. Em geral o conceito de meio ambiente é utilizado de acordo com os seus componentes que estão em destaque no assunto.
Para a ecologia, por exemplo, é um cenário animado ou inanimado em que a vida de um organismo se desenvolve. Conta com uma série de fatores que atuam juntos a partir do exterior e assim acarretam em alguns efeitos sobre esse organismo em desenvolvimento. O estudo da ecologia tem como foco as correlações que existem entre os organismos e o ambiente que está em torno deles.
Basicamente o meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que atuam como um sistema natural e dentro do qual estão a vegetação, solo, micro-organismos, atmosfera e outros fenômenos naturais que ocorrem dentro dos seus limites. Além disso, o conceito de meio ambiente ainda inclui recursos e fenômenos físicos.
Outros Conceitos Relevantes de Meio Ambiente
Estamos passando por um momento em que não é mais possível falar sobre o conceito de meio ambiente isolado. Existem alguns conceitos que estão intimamente ligados a ideia de meio ambiente. A seguir vamos falar um pouco mais sobre esses conceitos e assim vamos tornar a sua compreensão mais global.
Meio Ambiente e Sustentabilidade
A definição mais básica de sustentabilidade ambiental e ecológica é de que se trata da manutenção do meio ambiente da Terra visando manter a qualidade de vida das pessoas e a harmonia da relação entre o homem e o espaço físico em que ele vive. A sustentabilidade pressupõe manter os rios limpos, evitar o acúmulo de lixo, queimadas, desmatamentos entre outros desastres ambientais que colocam em risco a qualidade de vida e a possibilidade de habitar o planeta.
O conceito de sustentabilidade está apoiado em ações de longo prazo, dessa forma significa cuidar de uma forma global do planeta em que vivemos pensando em preservá-lo para as próximas gerações. A sustentabilidade precisa ser um conceito levado para a ação e uma prioridade para o futuro.
Meio ambiente e Reciclagem
Outro conceito muito importante para conseguir preservar o meio ambiente é a reciclagem. A partir do momento em que mais lixo é reciclado existe uma redução da poluição do ar, solo e água. Porém, ainda existe um desafio bem difícil pela frente, educar a população do planeta em geral a respeito do que é e como se faz a reciclagem. A coleta seletiva de materiais é um começo para tornar a reciclagem mais eficiente em vários pontos do Brasil.
Meio Ambiente e Sociologia
A definição sociológica do meio ambiente é aquela que o entende como um conjunto de fatores materiais ou imateriais que tem a capacidade de impactar as pessoas. Podemos listar como itens dessa definição a paisagem de um ambiente até mesmo a forma de pensar de uma determinada época. Para aqueles sociólogos que concordam com a teoria do meio ambiente o indivíduo é o resultado das suas relações sociais.
Indo Mais a Fundo
Um dos grandes problemas de não existir uma difusão mais assertiva do que é o termo meio ambiente é que as pessoas não lhe dão a devida importância. Durante muito tempo o conceito de meio ambiente esteve restrito somente a um sinônimo de natureza, como um local que deve ser apreciado, mas com o qual não se tem nenhuma responsabilidade.
É necessário que as pessoas compreendam que o meio ambiente vai muito, além disso, trata-se do todo que nos cerca e que nos permite sobreviver nesse planeta. A partir de um entendimento mais completo do que é meio ambiente é possível chegar em políticas de cuidados mais completas para cuidar do lugar em que vivemos.
O homem precisa compreender que é de responsabilidade da humanidade a manutenção do planeta em que vivemos. Existe a necessidade de atitudes e ações mais concretas que visem realmente zelar o que nos foi concedido. A natureza não irá se recuperar sozinha dos grandes estragos pelos quais vem passando.
Se quisermos conceituar meio ambiente de forma mais teórica, podemos dizer que de acordo com a resolução CONAMA 306:2002: “Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
Já na ISO 14001:2004 temos a seguinte definição sobre meio ambiente: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações.”.
Normalmente, o conceito popular de meio ambiente, o seu entendimento mais leigo é muito restrito e limita-se unicamente como sendo a natureza, a fauna e a flora, no entanto, é muito mais do que isto, pois engloba todos os seres viventes e os seus respectivos locais em que vivem e sobrevivem e todas as inter-relações daí derivadas.
Devemos considerar ainda que o meio ambiente não seja só onde habitam os animais irracionais, mas também os chamados “racionais” devemos lembrar que nós, os seres humanos, também integramos o meio ambiente e em razão disto devemos respeitá-lo e zelá-lo, pois é a nossa própria casa.
Conceituando o meio ambiente por diversas óticas
Como fonte de recursos, matéria prima e energia e neste sentido necessitamos ter uma educação ambiental, relacionada com o consumo consciente das matérias primas. A reciclagem é parte importante deste ponto de vista.
Como o lugar em que se vive: a minha casa, a escola, a minha empresa onde trabalho, a minha cidade etc.
Meio ambiente no sentido de ecossistema é o conjunto de identidades ambientais com a diversidade da fauna, flora, animais e tudo o que integra tal ecossistema.
Não devemos nos ater unicamente ao conceito teórico de meio-ambiente, pois na prática isto é muito mais importante do que possamos imaginar.
Poluição das águas, do ar, da terra, como se nos não precisássemos de cada um destes itens essenciais à vida e as autoridades fazem “vista grossa”, como se a nossa natureza estivesse sendo plenamente respeitada, no entanto, este desrespeito reflete diretamente em nossas vidas. 

Comentários

  1. A reciclagem é muito importante no processo de preservação do meio ambiente e também pode ser uma fonte de renda, como as sacolas feitas de Tecido pet reciclado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. A reciclagem é um passo fundamental para a preservação do meio ambiente pois diminui massivamente os índices de poluição do mesmo se não existisse.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas