Recursos Naturais Não Renováveis


O recurso natural  é entendido como uma substância ou matéria-prima encontrada e extraída da natureza, abrangendo todas as riquezas naturais pertencentes à biosfera (esfera que propicia todas as condições para a vida) e que beneficiam o homem e suas atividades. Consideramos como recurso natural não renovável aquele cuja regeneração biológica, química e física é limitada pela raridade de sua formação no meio ambiente ou pelo seu grau de finitude.
Os recursos naturais podem existir em locais e quantidades fixas, em locais específicos, considerando fatores como o clima e a formação geológica de uma região; em locais dominados pelo homem ou pela formação natural de vegetação, rochas e concentração hídrica (oceanos, lagos, rios, etc.), podendo ser de fácil ou difícil acesso às atividades extrativas.
O recurso natural não renovável pode ser aquele cuja formação é rara e finita na sua própria disposição e  também  caso a sua substância seja rapidamente consumida pelo homem antes de sua própria regeneração. No caso do alto consumo versus às condições de regeneração, podemos citar o caso da extração de madeiras, atividade que pode comprometer a continuidade da existência de determinadas espécies da fauna ou da manutenção das condições do solo favoráveis à vegetação; o dos metais que não podem se regenerar, mas podem ser reciclados assim como a madeira; e da água doce, que pode se tornar cada vez mais finita caso haja intenso desperdício e poluição de seus lençóis freáticos e leitos.
Os combustíveis fósseis como o petróleo, o gás natural e o carvão natural também são outros exemplo de recurso natural não renovável, formados a partir da decomposição de matéria orgânica proveniente de seres vivos e de outras constituições biológicas reunidas na crosta terrestre naturalmente há milhões de anos, não podendo ser regenerados em sua constituição nata.
Já o recurso natural renovável é aquele que não se esgota, podendo se auto regenerar desde que as condições ambientais sejam respeitadas, ou até mesmo ser reciclado ou aproveitado em alta intensidade sem prejudicar o meio e as demais fontes , podemos citar nesse conjunto a luz do sol, a força dos ventos e até mesmo a água se as suas fontes forem recuperadas e mantidas por meio do equilíbrio dos ecossistemas. 

Fonte: www.infoescola.com

Comentários

Postagens mais visitadas