ENERGIA SOLAR


Quase todas as fontes de energia – hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – são formas indiretas de energia solar. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.
No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.
A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas, hidroelétricas e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Entretanto apenas uma minúscula fração da energia solar disponível é utilizada.   
As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais. Existem técnicas experimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar em uma reação química de modo similar à fotossíntese vegetal - mas sem a presença destes organismos.
Entre os vários processos de aproveitamento da energia solar, os mais usados atualmente são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica. No Brasil, o primeiro é mais encontrado nas regiões Sul e Sudeste, devido a características climáticas, e o segundo, nas regiões Norte e Nordeste, em comunidades isoladas da rede de energia elétrica.
À semelhança de outros países do mundo, em Portugal desde abril de 2008 um proprietário particular pode produzir e vender energia elétrica à rede elétrica nacional, desde que produzida a partir de fontes renováveis. Um sistema de microprodução ocupa cerca de 30 metros quadrados e permite ao proprietário particular receber perto de 4 mil euros por ano.
De acordo com um estudo publicado em 2007 pelo Conselho Mundial da Energia, em 2100, 70% da energia consumida será de origem solar.
Energia Solar e o Meio Ambiente
O sol é fonte de energia renovável, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.
A energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema. A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.
A Energia Solar soma características vantajosamente positivas para o sistema ambiental, pois o Sol, trabalhando como um imenso reator à fusão, irradia na terra todos os dias um potencial energético extremamente elevado e incomparável a qualquer outro sistema de energia, sendo a fonte básica e indispensável para praticamente todas as fontes energéticas utilizadas pelo homem.
O Sol irradia anualmente o equivalente a 10.000 vezes a energia consumida pela população mundial neste mesmo período. Para medir a potência é usada uma unidade chamada quilowatt. O Sol produz continuamente 390 sextilhões (390x1021) de quilowatts de potência. Como o Sol emite energia em todas as direções, um pouco desta energia é desprendida, mas mesmo assim, a Terra recebe mais de 1.500 quatrilhões (1,5x1018) de quilowatts-hora de potência por ano.
A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica, mas tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento. Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar 1 suprimento de energia equivalente a:
•54% do petróleo nacional
•2 vezes a energia obtida com o carvão mineral
•4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.
Produção mundial de energia Solar
O aproveitamento do uso de energia solar fez grandes progressos nos últimos anos. O potencial acumulado instalado nos países participantes do programa de Sistemas de Energia da Agência Internacional de Energia Fotovoltaica (EIA-PVPS) foi quase 8 GWp ao final de 2007, mais de um terço superior quando comparado ao final de 2006. Desse total, mais de 90% estava disponível, conectado as redes de consumo. 
Em termos de grandes mercados nacionais a Alemanha e o Japão elevaram a capacidade instalada de energia solar no mundo, 3.9 e 1.9 GWp respectivamente. No entanto, foi a Espanha que apresentou o maior crescimento anual. A meta prevista para o ano de 2010 pelo Plano do Governo Espanhol para Energias Renováveis foi alcançada muito tempo antes do prazo estipulado. Uma nova meta para 2011-2020 pretende perpetuar o crescimento da participação das energias renováveis na matriz energética espanhola.
A política governamental da Alemanha ajudou o país a manter-se na posição de liderança mundial de produção de energia solar, que foi reforçada em 2008 quando uma estimativa de 1.4 GWp foi adicionada a sua capacidade instalada.
Austrália e os Estados Unidos instituíram “cidades solares”. Atualmente a Austrália tem 7 dessas cidades e EUA 25. Estes programas têm ajudado grandemente a sensibilizar o desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica e estão promovendo sua implementação. A Índia também tem um programa de cidades solares. 

Comentários

Postagens mais visitadas