RELAÇÃO HOMEM E NATUREZA - Parte 4


Os problemas ambientais que nos preocupam hoje já eram problemas de ontem, o que acontece é que as questões ambientais apenas vão ficando mais sérias e complexas de resolver com o tempo. A grande pressão sobre o planeta existe desde que a Europa, na Revolução Industrial, se desenvolveu na produção industrial.
O papel de grande polo industrial já foi passado para os Estados Unidos e o problema de poluição só foi aumentando. Outros países como a China entraram de vez nessa equação de grandes indústrias e tornaram mais difíceis as relações Homem-Natureza. Além da poluição causada pelos processos industriais existem outros agravantes como o crescimento desenfreado da população.
A Consciência Ambiental
É bastante comum que novos empresários comecem os seus negócios já com uma consciência ambiental e tentando provocar o mínimo possível de danos ao meio ambiente. Porém, mesmo com essa conquista, que é bem importante, é necessário reduzir o consumismo da população mundial que é o que alimenta esse ciclo vicioso em que o homem destrói o seu próprio lar.
Quando um produto é lançado no mercado e faz sucesso a tendência é começar uma produção em larga escala do mesmo. Isso faz com que sejam gerados muitos resíduos e que se gastem mais recursos não renováveis para a sua produção. Sendo assim se forem consumidos menos desses produtos a sua produção será menor e o seu impacto também.
Ainda falta uma real valorização do meio ambiente e a descoberta que as agressões feitas contra a natureza são na verdade agressões contra nós mesmos. Uma máxima bem interessante é que o homem é o único animal que destrói o lugar em que mora. Essa auto sabotagem pode causar sérios problemas para as próximas gerações.
Ciclo Natural
O homem deve compreender que ele é apenas parte do ciclo natural do planeta e não o seu dominante. Todos os dias novos conhecimentos são apreendidos pelo homem e nos deixam mais próximos de encontrar boas soluções para tornar a relação Homem-Natureza mais simples e prática.
Para ter a chance de minimizar os diversos problemas enfrentados pelo meio ambiente é necessário que o homem compreenda a fundo todas as formas e sentidos da natureza, para preservar é importante conhecer. Talvez seja por isso que observamos que todos os dias surgem novos cursos e universidades focados em questões ambientais.
O homem precisa ser mais participativo na preservação do meio ambiente, pois não tem como o homem não deixar de poluir e fazer mal ao planeta e esperar que o meio ambiente se recupere sozinho. O planeta precisa e está pedindo que o homem compreenda que ele não é o senhor de nada.
A percepção da hegemonia da natureza tem que aparecer não somente quando acontece algum desastre natural e sim em todos os momentos. A relação Homem-Natureza pode melhorar e ser mais harmônica desde que os homens assim o desejem. A natureza sempre esteve no seu lugar, quem chegou e mudou as coisas foi o homem então cabe a ele consertar o que não vai bem. 

Comentários

  1. Prezado,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo blog que foi feito.
    Meu nome é Daiane, sou responsável por Parcerias de Divulgação do portal Cursos 24 Horas.

    Achei o conteúdo do seu blog muito interessante e acredito que ele teria grande sucesso em nosso sistema de Afiliados, onde você pode ganhar dinheiro por divulgar nossos cursos.

    O Cursos 24 Horas é um dos maiores sites de Ensino a Distância do Brasil. Com mais de 120.000 alunos, é membro da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância e oferece cursos dos mais diversos tipos por preços muito acessíveis (a partir de R$20,00, sem mensalidades).

    O sistema de Afiliados possibilita a divulgação dos cursos no seu site e paga comissões por cada curso vendido.
    É possível divulgar de inúmeras formas, seja por meio de um simples link no menu ou em algum artigo, por banners, email marketing, nas redes sociais, entre outros. É uma oportunidade de oferecer um serviço relevante para seus usuários.

    Conheça nosso sistema de Afiliados e faça um cadastro em www.cursos24horas.com.br/afiliados/24h


    Estou à disposição para tirar quaisquer dúvidas que você tiver. Se preferir, você pode me contatar pelo e-mail daiane@cursos24horas.com.br e também por telefone (11) 2364 6184.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas