A importância da educação ambiental na escola


É evidente a importância de sensibilizar os humanos para que ajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Entende-se por educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Promove-se a articulação das ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação e melhoria ambiental, e de potencializar a função da educação para as mudanças culturais e sociais, que se insere a Educação Ambiental no planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável. A escola dentro da Educação Ambiental deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta.
A Educação Ambiental é uma das ferramentas de orientação para a tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais, por isto sua prática faz-se importante para solucionar ou mitigar os problemas ligados ao meio ambiente.
Questionamentos, independentemente da sua complexidade colaboram para a busca de soluções concretas, uma vez que instigam a ampliação dos debates sobre a questão ambiental e a educação pertinente ao assunto. É notório que, em relação aos questionamentos ora mencionados, se poderia discorrer por diversas laudas, no entanto a proposta não é simplesmente respondê-los e sim apontar a importância da Educação Ambiental para a escola e executar práticas pedagógicas suficientes para que agentes sociais transformem o ambiente na direção do equilíbrio na relação homem e ambiente, trazendo melhoria da qualidade de vida.
O conhecimento sistemático relacionado ao Meio Ambiente e ao movimento ambiental é bastante recente, a própria base conceitual de definições como a de Meio Ambiente e de desenvolvimento sustentável, por exemplo, está em plena construção. De fato, não existe consenso sobre esses termos nem mesmo na comunidade científica. Com mais razão, pode-se admitir que o mesmo ocorra fora dela, por outro lado, muitos estudiosos da área ambiental consideram que a ideia para a qual se vem dando o nome de “Meio Ambiente” não configura um conceito que possa ou que interesse ser estabelecido de modo rígido e definitivo. “É mais relevante estabelecê-lo, como uma representação social, isto é, uma visão que evolui no tempo e depende do grupo social em que é utilizada”. São estas representações, bem como suas modificações ao longo do tempo, que importam: e que se busca intervir quando se trabalha com o tema Meio Ambiente.
De fato, quando se trata de decidir e agir com relação à qualidade de vida das pessoas, é fundamental trabalhar a partir da visão que cada grupo social tem do significado Meio Ambiente e, principalmente, de como cada grupo percebe sua economia, o seu ambiente e os ambientes mais abrangentes em que está inserido. São fundamentais, na formação de opiniões e no estabelecimento de atitudes individuais, as representações coletivas dos grupos sociais aos quais os indivíduos pertencem. Estas representações sociais são dinâmicas e evoluem rapidamente, daí a importância de se identificar qual representação social cada parcela da sociedade tem sobre o Meio Ambiente, para se trabalhar tanto com alunos como nas relações escola-comunidade.
A Educação Ambiental tenta resgatar a necessidade de participação dos educandos na solução dos problemas ambientais, harmonizando as ações humanas em relação à sua própria espécie e aos demais seres vivos do planeta, bem como ao conjunto de fatores que compõem o ambiente. A Educação Ambiental é um processo participativo, onde as pessoas podem assumir o papel de elemento central do processo, participando ativamente no diagnóstico dos problemas e busca de soluções, sendo preparadas como agentes transformadores, por meio de desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética e condizente ao exercício da cidadania.
Em síntese, esse artigo pretende contribuir para o entendimento da importância da Educação Ambiental nas escolas, pois a questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o seu uso, pelo homem, dos recursos naturais disponíveis. 

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