A importância da educação ambiental na escola
É evidente a importância de
sensibilizar os humanos para que ajam de modo responsável e com consciência,
conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Entende-se por
educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade
constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
voltadas para a conservação do meio ambiente e à sadia qualidade de vida e sua
sustentabilidade. Promove-se a articulação das ações educativas voltadas às
atividades de proteção, recuperação e melhoria ambiental, e de potencializar a
função da educação para as mudanças culturais e sociais, que se insere a Educação Ambiental no planejamento
estratégico para o desenvolvimento sustentável. A escola dentro da Educação Ambiental deve sensibilizar o
aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente
e as demais espécies que habitam o planeta.
A Educação Ambiental é uma das ferramentas de orientação para a
tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais, por isto
sua prática faz-se importante para solucionar ou mitigar os problemas ligados
ao meio ambiente.
Questionamentos,
independentemente da sua complexidade colaboram para a busca de soluções
concretas, uma vez que instigam a ampliação dos debates sobre a questão
ambiental e a educação pertinente ao assunto. É notório que, em relação aos
questionamentos ora mencionados, se poderia discorrer por diversas laudas, no
entanto a proposta não é simplesmente respondê-los e sim apontar a importância
da Educação Ambiental para a escola
e executar práticas pedagógicas suficientes para que agentes sociais
transformem o ambiente na direção do equilíbrio na relação homem e ambiente,
trazendo melhoria da qualidade de vida.
O conhecimento sistemático
relacionado ao Meio Ambiente e ao movimento ambiental é bastante recente, a
própria base conceitual de definições como a de Meio Ambiente e de
desenvolvimento sustentável, por exemplo, está em plena construção. De fato,
não existe consenso sobre esses termos nem mesmo na comunidade científica. Com
mais razão, pode-se admitir que o mesmo ocorra fora dela, por outro lado,
muitos estudiosos da área ambiental consideram que a ideia para a qual se vem
dando o nome de “Meio Ambiente” não configura um conceito que possa ou que
interesse ser estabelecido de modo rígido e definitivo. “É mais relevante
estabelecê-lo, como uma representação social, isto é, uma visão que evolui no
tempo e depende do grupo social em que é utilizada”. São estas representações,
bem como suas modificações ao longo do tempo, que importam: e que se busca
intervir quando se trabalha com o tema Meio Ambiente.
De fato, quando se trata de
decidir e agir com relação à qualidade de vida das pessoas, é fundamental
trabalhar a partir da visão que cada grupo social tem do significado Meio
Ambiente e, principalmente, de como cada grupo percebe sua economia, o seu
ambiente e os ambientes mais abrangentes em que está inserido. São
fundamentais, na formação de opiniões e no estabelecimento de atitudes
individuais, as representações coletivas dos grupos sociais aos quais os
indivíduos pertencem. Estas representações sociais são dinâmicas e evoluem
rapidamente, daí a importância de se identificar qual representação social cada
parcela da sociedade tem sobre o Meio Ambiente, para se trabalhar tanto com
alunos como nas relações escola-comunidade.
A Educação Ambiental tenta resgatar a necessidade de participação dos
educandos na solução dos problemas ambientais, harmonizando as ações humanas em
relação à sua própria espécie e aos demais seres vivos do planeta, bem como ao
conjunto de fatores que compõem o ambiente. A Educação Ambiental é um processo participativo, onde as pessoas
podem assumir o papel de elemento central do processo, participando ativamente
no diagnóstico dos problemas e busca de soluções, sendo preparadas como agentes
transformadores, por meio de desenvolvimento de habilidades e formação de
atitudes, através de uma conduta ética e condizente ao exercício da cidadania.
Em síntese, esse artigo pretende
contribuir para o entendimento da importância da Educação Ambiental nas escolas, pois a questão ambiental vem sendo
considerada cada vez mais urgente para a sociedade, pois o futuro da humanidade
depende da relação estabelecida entre a natureza e o seu uso, pelo homem, dos
recursos naturais disponíveis.
Fonte: www.ebah.com.br
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