Comunicação para Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma questão
de consciência. E os Indicadores não são lei nem autorregulamentação. Sua força está em nos apontar caminhos para a
melhor consciência em nossas práticas socioambientais. Para comunicar bem, as
agências de publicidade precisam que os clientes façam bem – é uma interação
que sempre existiu e que poderá ser aprimorada mais ainda em favor das empresas
envolvidas e de toda a sociedade.
O que é
sustentabilidade
Sustentabilidade é a qualidade
daquilo que se sustenta. A mobilização global em torno desse conceito nasce da
percepção de que o futuro só será sustentável se buscarmos o desenvolvimento
econômico, preservando os recursos ambientais para as próximas gerações e
gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento
social. Uma empresa que atua num padrão sustentável considera o impacto
potencial de seus processos e produtos tanto no meio ambiente como em toda a
sociedade. Para isso, considerando sua importância como agente social, deve
incorporar rotinas que estimulem novos caminhos para o desenvolvimento
socioambiental.
A criação dos Indicadores busca
trazer o conceito da sustentabilidade para a prática profissional e para aquilo
que a agência sabe fazer melhor: comunicação.
O que são
indicadores
O termo “indicador” tem origem no
latim “indicare”, verbo que significa apontar. Indicadores servem, portanto,
para indicar um caminho. Ou melhor, possibilidades de caminhos. São trilhas que
ajudam a agência a pensar maneiras de conduzir o negócio tendo em vista
questões socioambientais e econômicas que estão na pauta do mundo inteiro. Por
exemplo: não dá para ignorar a pobreza, o preconceito, a poluição e a
degradação ambiental. A pergunta é: como a agência pode contribuir para
minimizar esses problemas sem se desviar de seu objetivo primário, que é
construir marcas e promover vendas para seus clientes?
A ideia é estimular as agências a
colocar essas questões em pauta na hora de criar um anúncio, de discutir um
planejamento, de definir um mapa de mídia, de contratar um fornecedor etc.
A sustentabilidade é produto de
uma ação coordenada por mentes impregnadas pela ideia da responsabilidade
socioambiental.
Os Indicadores de
Sustentabilidade foram planejados para permitir à empresa identificar caminhos
possíveis para aprimorar sua gestão e seus processos. Existem dois tipos de
indicadores: o primeiro, denominado indicador de profundidade, mostra que as
empresas podem evoluir de estágios iniciais para estágios avançados, mostrando
ações que podem ser implementadas; o segundo, denominado indicador processual,
apresenta questões binárias (sim/não) para observar se políticas, práticas de
gestão e processos foram implementados em toda a organização.
Por que são
necessários
Os Indicadores são necessários
porque a sustentabilidade é hoje um assunto incontornável. As agências vão ter,
necessariamente, que lidar com a questão, principalmente pela necessidade de
posicionar-se frente às críticas cada vez mais intensas às atividades ligadas
ao consumo.
Os Indicadores auxiliam a
enxergar com clareza como são a práticas atuais da agência e como elas poderão
ser aperfeiçoadas nas relações com empregados, fornecedores e clientes, além de
colaborar numa melhor avaliação dos impactos do produto do trabalho da agência
na sociedade.
Os Indicadores trazem para o
cotidiano das agências as questões socioambientais e éticas que, atualmente,
estão em pauta em todas as áreas do conhecimento.
Objetivos
Difundir o conceito de
sustentabilidade no âmbito das agências de comunicação.
Colaborar – como ferramenta de
gestão – para que as agências pensem seu negócio tendo em vista os impactos
socioambientais.
Contribuir para o desenvolvimento
de práticas sustentáveis nas agências de comunicação.
Oferecer subsídios para o
desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade para a indústria da
comunicação como um todo.
Contribuir para a consolidação de
uma imagem ética e íntegra desta indústria frente a outros e em especial à
sociedade civil.
Motivar as agências de
comunicação a disseminar práticas sustentáveis nas mensagens publicitárias,
colaborando com a educação da população (o que ocorreu, por exemplo, com o
creme dental no passado e pode ocorrer hoje em relação à preservação ambiental
e ao respeito à diversidade).
Fonte: Luiz Henrique Lopes
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