Carbono Azul


O que é Carbono Azul
Carbono azul é o carbono ou CO2 armazenado e sequestrado em ecossistemas costeiros. Se você prestar atenção aos manguezais, à vegetação de restinga ou aos pântanos alagados por marés salgadas, poderá ver o carbono depositado nos solos ou como sedimentos abaixo da vegetação.
Estes ecossistemas aquáticos ou “azuis” podem sequestrar tanto ou mais carbono quanto os que ficam na superfície terrestre, como as florestas tropicais. A vantagem em relação aos ecossistemas terrestres é que o sequestro do CO2 é muito mais rápido (até 100 vezes mais) e pode continuar por centenas de anos. Na verdade, investir no Carbono Azul é uma solução para o problema das mudanças climáticas, suas inundações:
*limita a erosão das encostas.
*berçários para peixes.
*habitats para pesca e turismo.
*materiais para construção.
*ingredientes para medicamentos.
Em compensação, quando são degradados ou destruídos jogam ainda mais carbono na atmosfera devido à oxidação da biomassa e solo orgânico.
Sobre este tal carbono azul
Ainda pouco conhecido o carbono azul vem ganhando espaço nas discussões sobre mitigação da mudança climática. Capaz de capturar e armazenar uma quantidade significativa de carbono da atmosfera o carbono azul têm os seus principais ecossistemas marinhos sendo degradados intensamente, são eles: manguezais, algas marinhas e pântanos de água salgada.
O carbono azul surge com uma alternativa de mitigação eficiente da mudança do clima do planeta se for bem manejado e monitorado.
Entretanto, segundo dados do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) a degradação desses ecossistemas encontra-se em níveis alarmantes: mais da metade dos manguezais do mundo desapareceram, enquanto houve redução de 30% dos campos de algas marinhas nos últimos 100 anos.
O pior é que a degradação desses ecossistemas não só provoca a destruição de habitats e espécies, como também provoca uma rápida e maior emissão de carbono na atmosfera. Ao degradá-los estamos liberando estoques de carbono ali armazenados resultado de séculos de depósito e estamos impossibilitando o sequestro de carbono futuro por essas áreas.
Para garantir que esses ecossistemas continuem a sequestrar e armazenar carbono e ampliar o entendimento sobre esses habitats, o PNUMA lançou o "Portal Carbono Azul". Neste portal encontram se todas as informações sobre o carbono azul, realizam se discussões, divulga iniciativas e cria uma rede de trabalhos para projetos, ideias e recursos. Se você se interessou sobre esse assunto e quer ajudar de alguma forma pesquise e acesse o portal. 

Comentários

Postagens mais visitadas