Pequenas atitudes fazem a diferença


Atualmente escutamos e lemos várias notícias sobre meio ambiente. Elas falam sobre o efeito estufa, desmatamento na Floresta Amazônica, a futura falta de água potável no mundo, o consumo exagerado de recursos naturais e tantas outras que deveríamos dar mais atenção.
Em nosso imaginário, talvez pensemos que nada pode ser feito, que a situação é muito ruim e não tem mais jeito ou ainda que pequenas atitudes não da jeito nos problemas.
Mas nossas atitudes, ainda que pequenas, irão ajudar a mudar esse quadro desastroso. A resposta é que podemos e devemos agir, temos que pensar em uma nova forma de se relacionar com o planeta, amenizando todos esses problemas e quem sabe até revertendo outros. É de grande importância olharmos para as futuras gerações, ou seja, nossos filhos, netos e todos aqueles que receberão de nós essa herança.
Não devemos esperar somente pelas autoridades e governos, esperar que algo grandioso aconteça ou mesmo fórmulas mágicas sejam criadas e que solucionem tudo o que está errado. Pequenas atitudes em nosso dia a dia mudarão pensamentos e comportamentos.

Posso citar o simples fato de praticarmos a coleta seletiva em nossas residências, da economia de água e energia elétrica, do consumo consciente no tocante a embalagens e quantidade de alimentos e, outras atitudes que envolvam um pouco mais de conhecimento, tais como o uso de energia solar, captação de água da chuva para lavagem de carros, quintal ou rega de plantas, planejamento do espaço físico para o plantio de pequenas árvores e produção de alimentos através de hortas e também a reciclagem dos mesmos pela compostagem.
Ouço pessoas comentarem que não podem fazer nada para ajudar a natureza, que o problema não está ao nosso alcance para resolvê-lo e que simplesmente é aguardar para ver no que vai dar. Nossa primeira grande mudança diz respeito em nosso modo de ver as coisas, enxergar os problemas e buscar fazer a diferença.
Vamos pensar em grande alcance (mundialmente falando), mas vamos começar a agir dentro de nossas casas, em nossa comunidade e passar todo o conhecimento adquirido para aqueles que ainda não o receberam. Mudanças não são fáceis, tomar decisões implica em ter coragem e agir mostra força e grandeza.
O homem cometeu erros em seu passado, mas não é preciso cruzar os braços e aceitar tudo o que vier, pois temos todas as qualidades acima descritas para iniciar uma nova maneira de tratar nosso meio ambiente.
Não deixe de pensar que você pode se tornar um agente multiplicador, de ser exemplo e influenciar outras pessoas. Amanhã você sentirá um grande bem estar e, com certeza, vai desejar passar isso adiante.
Experimente! 

Comentários

Postagens mais visitadas