Ciclo de vida dos produtos pode amenizar os impactos ambientais
Já pensou no impacto de um
produto para o planeta? A partir do lançamento da Rede Empresarial Brasileira
de Avaliação de Ciclo de Vida, os consumidores poderão conhecer quais são os
impactos ambientais de todas as etapas do processo produtivo. Esse conhecimento
permitirá que o consumidor faça escolhas mais conscientes e que as empresas
tomem decisões para melhorar os processos, produtos e serviços.
A avaliação de ciclo de vida
permite verificar a quantificação das cargas ambientais e a ponderação dos impactos
positivos e negativos que um produto, sistema ou processo tem no meio ambiente.
A análise envolve todas as etapas do processo produtivo, desde a matéria-prima
ao pós-consumo, chegando à destinação final dos resíduos.
Para a secretária de Articulação
Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Mariana
Meirelles, a avaliação é essencial para que o consumidor possa fazer escolhas
inteligentes. Mariana, que participou do evento inaugural da Rede nesta
quarta-feira 30 de Outubro de 2013, em São Paulo, também reforçou a importância
da avaliação do ciclo de vida dos produtos para orientação das compras
governamentais para que, de fato, sejam mais sustentáveis.
Empresas – A iniciativa é uma
parceria de nove grandes empresas, juntamente com o Instituto Akatu e a
Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV). Braskem, Danone, Embraer, GE,
Grupo Boticário, Natura, Odebrecht, Oxiteno e Tetra Pak são exemplos de
empresas que já aderiram à iniciativa, aberta a todas as companhias
interessadas em debater o tema.
O objetivo da Rede Empresarial
Brasileira de Análise de Ciclo de Vida é discutir e pesquisar métodos para se
conhecer o ciclo de vida dos produtos, serviços e sistemas, de maneira que
sejam incorporados no processo produtivo.
Além disso, a Rede pretende
informar ao consumidor a importância de se considerar esse tipo de análise na
hora de fazer escolhas de compra, uso e descarte, tornando-a determinante na
avaliação socioambiental de produtos e serviços, mobilizando as empresas,
educando o consumidor e incentivando a elaboração de políticas públicas.
Papel do consumidor - Os
consumidores precisam estar atentos ao longo percurso que um produto leva até
chegar ao comércio. São muitos processos que exercem vários tipos de impactos
sobre o meio ambiente. A avaliação do ciclo de vida envolve o impacto da
emissão de gases de efeito estufa e o consumo de recursos naturais, água e
energia.
Conhecer esse processo ajudará as
pessoas a optar por itens que tenham mais impactos positivos que negativos para
a sociedade e o planeta. Também é importante atentar que o produto não acaba ao
ser descartado. Ele continua o seu processo podendo ser reciclado ou
reaproveitado. Para auxiliar nesse ciclo, é importante que os consumidores
façam a separação básica dos resíduos em seco e úmido.
Fonte: www.mma.gov.br
Comentários
Postar um comentário