O renascer da vida


O meio ambiente deve ser entendido como o conjunto de componentes naturais, vivos e não vivos, e suas inter-relações, incluindo as modificações realizadas pelo ser humano. Nos últimos anos, a degradação ambiental tornou-se alarmante, exigindo do poder público e da sociedade civil ações para minimizar a destruição e tentar recuperar o que foi degradado.
Mas, o que é degradação? É possível recuperar áreas degradas?
Em um mundo ideal, conseguiríamos utilizar os recursos ambientais sem causar danos à natureza. Infelizmente, estamos muito longe desse ideal. O que vemos hoje são áreas desmatadas, queimadas, poluídas, etc., ou seja, áreas degradadas; áreas onde as características originais foram transformadas de modo radical e sem cuidado, áreas onde não existe equilíbrio entre o que foi retirado e o modo de retirada. Essas áreas, para se reequilibrarem, precisam sofrer processos de recuperação ambiental especialmente planejados, em função do estado de degradação em que se encontram.
Muitos projetos de recuperação ambiental têm se mostrado satisfatórios para restabelecer, ao menos em parte, o que foi degradado. Ao se recuperar uma área degradada, por exemplo, uma área de manancial cuja mata ciliar foi retirada, é possível minimizar os processos erosivos, reduzir o assoreamento, aumentar a biodiversidade local, melhorar a qualidade dos cursos d’água e restabelecer as nascentes. Para recuperar uma área, é necessário conhecimento sobre como era o local.
A urbanização em nossas cidades, realizada muitas vezes sem planejamento e estudos sobre impacto ambiental, provoca, com poucas exceções, degradação ambiental. Um ambiente urbano já implantado também pode sofrer degradação de seu ambiente ao acumular condições desfavoráveis à vida humana. É possível realizar com os estudantes atividades de reconhecimento do entorno da escola ou do bairro onde ela se localiza, identificação de problemas e verificação das possibilidades de melhoria ambiental.
Independentemente de onde se viva, é provável encontrar no entorno alguma área que necessita de recuperação. Pode ser uma mata, uma praça, um jardim da cidade ou da escola, um parque, etc.
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
É a destruição de um ambiente, ecologicamente equilibrado, pela ação humana. Um ambiente degradado tem suas características físicas, químicas e biológicas, alteradas, comprometendo a qualidade de vida de todos os seres vivos. “A degradação de uma área, independentemente da atividade implantada, verifica-se quando: a vegetação e, por consequência, a fauna, são destruídas, removidas ou expulsas. E a camada de solo fértil é perdida, removida ou coberta, afetando a vazão e qualidade ambiental dos corpos superficiais e/ou subterrâneos d’água. Quando isso ocorre, reflete-se na alteração das características físicas, químicas e biológicas da área, afetando seu potencial sócio econômico.”
RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
A recuperação de ecossistemas degradados é uma atividade muito antiga, podendo-se encontrar exemplos de sua existência na história de diferentes povos, épocas e regiões. No entanto, até recentemente, ela se caracterizava como uma atividade sem vínculos estreitos com concepções teóricas, sendo executada normalmente como uma prática de plantio de mudas, com objetivos muito específicos. Só recentemente a recuperação de áreas degradadas adquiriu o caráter de uma área de conhecimento, sendo denominada por alguns autores como Restauração Ecológica. O desafio atual se concentra na tradução desse conhecimento científico em ações práticas de conservação, manejo e principalmente de restauração das matas ciliares, que efetivamente resultem na perpetuação dessas áreas restauradas, num custo aceitável, que viabilize e incentive a adoção dessas iniciativas. 

Fonte: Luiz Henrique Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas