Verdades e Mentiras sobre a Castração


MENTIRAS SOBRE A CASTRAÇÃO
1 - Castração é um ato brutal:
A castração realizada nas clínicas veterinárias é uma cirurgia feita com anestesia do animal, pontos e medicamentos anti-inflamatórios.
2 - Castração é uma violência contra o animal:
Se você pensa assim, prefere deixar seu animal procriar indiscriminadamente e depois não saber o que fazer com tantos filhotes? Matá-los ou abandoná-los é mais do que uma violência: é crime!
3 – Eu não quero impedir o milagre da vida!
Então faça um passeio até um abrigo de animais recolhidos pela tenebrosa e malévola carrocinha e veja a tragédia causada por todos esses “milagres”: Milhares de animais abandonados aguardando o momento em que covardemente serão exterminados...
4 – Eu não quero que meu bichinho fique gordo!
A dieta e a falta de exercício são as causas principais de os animais ficarem obesos e não a esterilização.
5 – Castração custa muito caro:
O custo de esterilização é, certamente, menor do que o custo envolvido em criar ninhadas e mais ninhadas. Além disso, há veterinários credenciados pelas ONGs para castração a baixo custo mesmo!
6 – Animal macho perde a masculinidade:
Errado! Há muitos cães e gatos castrados que continuam copulando normalmente. A única diferença é que o ato sexual não deixará a fêmea prenha.
7 – Cachorro castrado não serve para cão de guarda!
A castração não retira o instinto de defesa do território. Portanto, o cachorro castrado continua sendo um bom guarda da propriedade onde mora.
VERDADES SOBRE A CASTRAÇÃO
1 - Animal castrado perambula menos:
Cães e gatos saem por aí atrás de uma fêmea no cio e procuram de todas as formas escapar de onde estão para se acasalar. Com a esterilização, os animais têm menos ânsia de perambular e, portanto, menor chance de sofrerem acidentes ou serem maltratados.
2 – A castração evita o aparecimento de novas ninhadas:
Filhotinhos são lindos, mas todos sabemos que não há casa para todos eles, e assim o destino que os aguarda é viverem sob péssimas condições ou serem exterminados pela impossibilidade da sociedade de mantê-los em abrigos para animais e a falta de animo político, para de fato mudarem as leis que hoje permitem que as prefeituras sigam a matar esses coitadinhos quando capturados; ao invés de intensificarem as castrações em massa em todos os municípios... O número de animais que podem nascer de uma só fêmea ao longo de sua vida reprodutiva é imenso. Com a castração, o número de animais sem dono seria reduzido.
3 – Animal castrado não faz xixi por todos os cantos:
Problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados.
4 – Animal castrado briga menos:
A agressividade contra outros machos é tipicamente relacionada à disputa pelas fêmeas, sendo portanto relacionado à atividade sexual. Quando castrados, os machos brigam menos entre si...
5 – A castração reduz riscos de problemas de saúde:
O risco dos animais desenvolverem certos cânceres em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização. A castração evita a hiperplasia da próstata e a ocorrência de tumores nos testículos, nos machos e a piometra (infecção do útero), que atinge em média 60% das cadelas não castradas e cujo tratamento inclui a castração.
6 – Fêmeas castradas não entram no cio:
Isso significa que não há restrições em levá-las para passear e que nunca haverá sangramento pela casa. Quando uma cadela no cio sai na rua, os machos, atraídos pelo cheiro, podem trazer situações bem desagradáveis, principalmente quando estão soltos.
Você sabia que cada cadela pode gerar 750 descendentes em dois anos, e que a maioria morre de fome e frio?
Por que Castrar
1 - Para evitar gestações indesejadas nos animais de estimação:
Existem métodos como pílulas e injeções, mas basta um único descuido do dono para que a fêmea fique prenhe. Por isso, a castração é o mais eficiente método contraceptivo para os bichos de estimação.
2 – Para reduzir o número de animais sem dono nas ruas:
Se seu gatinho ou cãozinho não é castrado, ele passeia pelas ruas e cruza com diversas fêmeas. Cada fêmea terá em média cinco filhotes que ficarão abandonados... Cada filhote, se não for adotado e castrado, também irá gerar mais filhotes...
O que isso gera
Superpopulação de animais abandonados que são submetidos aos maus tratos das ruas, e que provavelmente terão um fim nada feliz, morrendo de atropelamento, mutilações, doenças, crueldades e diversas barbáries que você nem imagina!
Entendeu por que é importante castrar os animais? 

Comentários

Postagens mais visitadas