Consumismo
O que é
Consumismo
As definições oficiais associam a
palavra consumismo ao ato de comprar, ressaltando a especialidade da ausência
de necessidade por parte do comprador em grande parte das negociações. Isso
quer dizer basicamente que a palavra consumismo, em suma, significa o ato de
comprar muitas coisas que, em sua maioria, não são necessárias.
Qual é a
diferença entre Consumo e Consumismo
No consumo, o ato de comprar está
diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de
consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo
que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem
utilidade imediata, supérfluos. Esse hábito vem sendo discutido por muitos
autores em suas origens e dimensões. Alguns estudiosos apontam a importância da
publicidade na construção da obsessão pelo ato de comprar. Outros autores
destacam a vinculação histórica da possibilidade de compra à vida boa, riqueza,
saúde. Isso quer dizer que ao longo dos anos, pessoas que tinham maior poder de
compra eram consideradas melhores que pessoas com menor poder de compra.
Consumismo
é doença
Quando o ato de comprar está
vinculado diretamente à ansiedade e à satisfação, podemos dizer que se trata de
uma compulsão. Em alguns casos, isso pode representar grandes perdas em termos
de relacionamento interpessoal e qualidade de vida. Para que seja considerado
doentio, o consumismo precisa representar uma parcela significativa da vida e
dos pensamentos da pessoa, de forma que sua saúde emocional, psicológica ou
mesmo social e financeira estejam abaladas. Nesses casos, a cisão entre
necessidade e motivação da compra é completa, ou seja, a pessoa definitivamente
não precisa e, muitas vezes, nem se dá conta do que está comprando.
Quais são
as origens dessa tendência consumista
A origem da tendência de
compulsão pelo ato de comprar tem suas origens na história da humanidade. Após
os eventos da Revolução Industrial, os processos de produção e circulação de
bens foram agilizados. Com o avanço da produção, houve um grande distanciamento
das pessoas e do conhecimento em relação aos meios de produção. Para entender
como isso se deu, basta pensar o quanto você conhece, por exemplo, dos
processos de produção das coisas que você compra. Você sabe como são fabricados
os produtos de higiene, alimentação, itens de decoração e outros? Conhece as
formas de distribuição, importação e exportação? É justamente esse
desconhecimento que historicamente foi denominado alienação. A alienação é a
principal dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada da
necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.
Ainda discutindo a história da
tendência consumista, podemos destacar a vinculação da possibilidade de comprar
ao poder, já que, por muitos anos, o consumo era privilégio de classes mais
ricas. Com o desenvolvimento econômico, da produção e da publicidade, as
distâncias foram sendo diminuídas. O que se pode perceber na atualidade é um
nivelamento de desejos: crianças pobres e ricas querem os mesmos brinquedos,
adultos de classes sociais distintas têm as mesmas vontades, reforçadas pelos
modelos e padrões de vida apresentados pela mídia, como os gostos e hábitos de
celebridades.
A criação e valorização social de
padrões de comportamento é outra dimensão importante do consumismo. Para
atingir o padrão de sucesso e boa vida, inúmeras pessoas investem seus esforços
para adquirir bens que não necessitam.
Fonte: www.brasilescola.com
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