A importância do licenciamento ambiental e boas práticas em sua empresa


Em todos os setores, os passivos ambientais têm provocado graves impactos adversos à saúde humana e ao meio ambiente, sendo responsáveis também, por grandes valores gastos para serem remediados. Com a criação de Leis Específicas, Instalação de Equipamentos de Controle Criados Através da Engenharia Ambiental, Implantação dos Planos de Gerenciamentos de Resíduos, Monitoramento dos Controles Ambientais e principalmente as pequenas, mas de extrema importância ações conhecidas como Boas Práticas são até o momento as atividades primordiais para a prevenção e a minimização desses possíveis impactos.
O conhecimento técnico e o estado das condições de instalações de funcionamento são de importância fundamental para o controle e minimização dos impactos ambientais gerados em qualquer atividade potencialmente poluidora.  Em alguns casos ocorre a existência do risco ambiental, por se tratar de instalações antigas, que utilizam tecnologias e controles ambientais ultrapassados, apresentando muitas vezes dificuldades para adequação ambiental.
Já em outra situação, acredita-se que na maioria dos casos principalmente nas grandes cidades, as instalações se apresentam dentro das diretrizes e normas específicas, com os devidos controles ambientais necessários.
No Brasil, apesar do setor industrial apresentar grandes avanços em diversas áreas e controles, sabemos que o processo de conscientização ambiental e boas práticas ainda é incipientes e pode ser melhorado por partes de envolvidos, pois sabe-se que muitas vezes ocorre o desconhecimento de problemas ambientais ocasionados, de riscos à própria saúde dos colaboradores, falta de cuidado com possíveis riscos ao ambiente e sua propagação para o entorno.
O Licenciamento Ambiental é um instrumento legal, que estabelece de forma mínima, a exigência de cumprimento de normas técnicas e procedimentos para que ocorra a condução de um programa ambiental adequado e seguro para o setores industriais. Pode-se dizer também que o licenciamento ambiental é um conjunto de ações eficientes para o bom funcionamento do ambiente de trabalho quanto para a segurança do meio ambiente.
Já as Boas Práticas se resumem as condicionantes e o monitoramento descritos nas Licenças ambientais. Estas práticas não só tornam o documento válido durante seu período de vigência como são responsáveis pelos efeitos positivos na gestão ambiental do empreendimento.
A implantação das boas práticas na realização de serviços e atividades em um ambiente de trabalho são investimentos que refletem significativamente tanto na questão ambiental quanto na questão econômica para os envolvidos no setor, investimentos estes que são percebidos no decorrer do tempo pelos próprios clientes cada vez mais consciente, buscando sempre por um serviço de qualidade juntamente com a responsabilidade sócio ambiental.  

Comentários

Postagens mais visitadas