O Desafio das Megacidades Para se Desenvolver Sem Colapso


Após o crescimento, muitas vezes descontrolado, algumas metrópoles mundiais encontraram-se ao final do século XX em grave situação socioambiental, com problemas como a urbanização de áreas impróprias ou a poluição de rios e do ar. Por isso, o tema passou a ser alvo de uma preocupação cada vez maior, resultando num ideal de desenvolvimento sustentável de megacidades. Ou seja, hoje estas regiões precisam evoluir, mas sempre com o pensamento nos efeitos a longo prazo para seus habitantes e meio ambiente.
Foco
O foco no assunto é importante não só para grandes cidades em países desenvolvidos, mas também para espaços urbanos de nações emergentes, como o Brasil. Desta forma, locais que passam por uma crescente expansão têm a chance de antecipar e evitar erros já conhecidos no processo de desenvolvimento.
Principais Medidas e Propostas
As principais medidas que seguem essa lógica envolvem, em especial, o setor de infraestrutura. Alguns exemplos são: uso de fontes de energia abundantes e renováveis, implementação de saneamento básico completo, soluções para a mobilidade urbana e a reciclagem de lixo.
Propostas deste tipo vão de encontro aos maiores problemas encontrados atualmente em megacidades, como a questão da grande demanda por energia e a falta de tratamento correto para a imensa quantidade de resíduos gerada pela população. No entanto, esses projetos, além de muitas vezes caros, esbarram geralmente na falta de conscientização ambiental de boa parte da sociedade.
Importância do Desenvolvimento Sustentável
Um bom exemplo da importância do desenvolvimento sustentável de megacidades pode ser visto na região chamada de “grande São Paulo”, habitada por mais de 20 milhões de pessoas, e que tem sérios problemas de mobilidade urbana. É possível identificar no trânsito local a saturação do sistema viário devido ao excesso de veículos existentes. Por causa disso, alternativas aos carros vem sendo buscadas, concentrando-se na expansão do transporte público, com ônibus, trens e metrô, e até mesmo na construção de faixas para ciclistas.

Comentários

Postagens mais visitadas