Exploração excessiva dos Recursos Naturais


Recursos Naturais
Desde sempre, o Homem, tem vindo precisar retirar, da Natureza,  recursos indispensáveis à sua sobrevivência. O avanço da ciência e da tecnologia, permitiu ao Homem ter uma qualidade de vida melhor.
Mas, com a intervenção Humana, temos vindo a assistir a profundas alterações do equilíbrio natural dos ecossistemas. Com tudo isto, é necessário fazer uma gestão sustentável dos recursos que a Natureza nos dá. Para conseguir essa gestão, temos de defender aquilo que ainda existe para garantirmos o direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com o meio ambiente.
O que são Recursos Naturais?
Um Recurso Natural é tudo o que existe na Natureza e serve para satisfazer as necessidades da Humanidade. Tendo em conta a sua natureza, os recursos minerais podem-se classificar como:
*Recursos Minerais
*Recursos Biológicos
*Recursos Hídricos
*Recursos Energéticos.
Podem ainda dividir-se em Recursos Renováveis e Recursos Não Renováveis.
Recursos Minerais
Os recursos minerais são concentrações de rochas e minerais que constituem a crusta terrestre. Quando existe um interesse econômico rentável para o Homem sobre estes recursos, designam-se jazidas minerais.
Os recursos minerais classificam-se em metálicos e não metálicos. É possível conseguir extraí-los da crosta terrestre através da atividade de mineração.
Consequências da utilização dos Recursos Minerais
A exploração mineira é a causadora de poluição ambiental, alterando profundamente a paisagem da região onde está inserida. A extração dos recursos minerais do subsolo deve ser feita em equilíbrio com a Natureza, de forma a salvaguardar o meio ambiente para as gerações futuras.
Recursos Biológicos
Os recursos biológicos são um conjunto de materiais e energia que o Homem pode obter a partir de outros seres vivos. Estes são explorados na:
* Agricultura
* Caça
* Pecuária
* Pesca
* Florestas (essencialmente para fabricar papel).
Consequências da utilização dos recursos biológicos
Os recursos biológicos são considerados como inesgotáveis, pois é possível a sua renovação. Mas a sua sobre exploração (recolhem-se demasiados produtos de uma vez só), pode levar à sua exaustão. A perda da biodiversidade é a principal consequência da exploração dos recursos biológicos.
Recursos Hídricos
Os recursos hídricos constituem a quantidade de água superficial e subterrânea que está à disposição do Homem. A água doce do planeta é utilizada, com grande desperdício, no consumo doméstico, na agricultura e nas atividades industriais. Cerca de 10% da água utilizada no Mundo destina-se ao consumo doméstico.
Consequências da utilização dos recursos hídricos
A água, apesar de ser considerada como um recurso natural renovável, poderá vir a ser considerado como um recurso limitado. Quanto maior for o consumo de água, maiores serão os riscos da qualidade da água diminuir.
“A água é um patrimônio que é necessário proteger, tratar e defender como tal.”
Recursos Energéticos
Os recursos energéticos englobam uma grande variedade de fontes de energia que podem dividir-se em renováveis e não renováveis.
Energias Renováveis
As energias renováveis são uma alternativa aos combustíveis fósseis, pois são uma fonte de energia inesgotável. Alguns exemplos dessa energia:
* Hidroelétrica
* Solar
*Eólica
* Geotérmica
* Biomassa
* Marés.
Energias Não Renováveis
A descoberta dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), alterou os padrões de vida das sociedades humanas. Na Natureza, os combustíveis fósseis formam-se na ausência de oxigênio a partir da decomposição de restos orgânicos, sujeitos a elevada pressão e temperaturas. Os Combustíveis fósseis são a matéria-prima para uma série de materiais do nosso cotidiano.
Consequências da utilização excessiva dos combustíveis fósseis
Os combustíveis fósseis disponíveis não são como um recurso inesgotável. A velocidade de consumo destes recursos é vertiginosa, quando comparada com o tempo que leva a sua formação. Devido a isso, o crescimento exponencial da sua exploração e consumo leva, invariavelmente, a situações bastante graves.
Os cientistas preveem o fim do petróleo e o gás natural para o ano 2100, enquanto que o carvão poderá durar ainda uns séculos.
Além disso, o impacte provocado pela utilização destes combustíveis na Natureza provoca situações muito preocupantes para o bem-estar da Vida na Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas