Como montar uma horta na escola e sua importância
Sensibilizar e conscientizar
crianças e jovens adolescentes de que a vida depende do ambiente e o ambiente
depende de cada cidadão deste planeta é muito importante. Um projeto de horta
em escolas se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem
hora ou tempo de duração que possa
ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que
a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.
Objetivos
São vários os objetivos que
podem ser observados nesta implantação, veja abaixo:
*Despertar o interesse das
crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de
germinação;
* Dar oportunidade aos alunos
de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
* Conscientizar da importância
de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
* Degustação do alimento
semeado, cultivado e colhido;
* Criar, na escola, uma área
verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
* Estimular os alunos a
construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
* Contextualizar os conteúdos
aos problemas da vida urbana;
* Construir a noção de que o
equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
Um número crescente de
educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de
desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar:
cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações
humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o
mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de
responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos
ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.
Neste contexto, o cultivo de
hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra no
preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o
encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado –
regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de
café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a
natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e
legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços
da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Hortas escolares são
instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem
abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada
e promover vivências que resgatam valores.
O professor Moacir Gadotti :
“Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o
mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de
vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo
e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte
de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a
vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da
criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”.
As atividades ligadas ao uso
do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar
mato, podar, regar não só
constituem ótimo exercício físico como representam uma forma
de aprendizado saudável e
criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este
projeto procura apresentar
atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o
ambiente.
Além de complementar a merenda
escolar e a alimentação de algumas famílias, o Projeto
Horta pode ser um verdadeiro
laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática.
Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade,
temperatura, fotossíntese,
desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas.
Essas experiências ao vivo
despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os
assuntos melhorando assim o aprendizado.
Neste projeto, as pessoas
devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso.
Os alunos devem estar
presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como:
seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e
colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e
manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias
que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.
Resultados
previstos
* Maior integração do corpo
docente;
* Melhora no nível de
socialização do aluno;
* Desenvolvimento das
habilidades específicas do aluno;
* Melhora do nível de higiene
do ambiente escolar;
* Conscientização da
necessidade de conservação dos recursos naturais.
As turmas envolvidas no
projeto poderão realizar pesquisas sobre:
* O solo, o clima e os
alimentos;
* Os alimentos e o seu valor
nutricional;
* A importância do solo na
reprodução de alimentos;
* Os cuidados com a preparação
do solo;
* Alimentos e seu valor
nutricional;
* Receitas pesquisadas junto a
familiares e outras pessoas da comunidade que contenham os alimentos cultivados
na horta;
* Atividades relacionadas ao
conteúdo programático de cada série.
O
que será preciso para implantar uma horta
* Um terreno para desenvolver a horta.
* Apoio dos alunos, dos outros
professores e da comunidade.
* Recursos como palanques,
arames, adubos, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças.
* Parcerias com os
comerciantes locais.
* Ajuda de instituições que
tenham cursos de Agronomia ou Técnicas Agrícolas. Talvez eles tenham alunos
interessados em auxiliar sua escola na organização da horta.
Dicas
para organizar uma horta
* O tamanho da horta deve ser
calculado para produzir hortaliças suficientes para o consumo de toda a escola.
Calcule sempre 10 m² por pessoa.
* Escolha o melhor local
observando se o terreno é plano ou levemente inclinado, livre de ventos fortes
e frios, um local que receba luz do sol a maior parte do dia, perto de poço ou
fonte e livre de inundações.
* Não deixe de cercar o espaço
da hora, isso evita estragos de animais domésticos.
* Consiga boas ferramentas e
comece o plantio.
As vantagens de ter uma horta em sua
escola
*Fornece vitaminas e minerais
importantes à saúde dos alunos.
* Diminui os gastos com
alimentação na escola.
* Permite a colaboração dos
estudantes, enriquecendo o conhecimento deles.
* Estimula o interesse das
crianças pelos temas desenvolvidos com a horta.
Nota
O planejamento do projeto deve
ser feito de modo que os alunos acompanhem todas as
etapas do cultivo,
participando diretamente de cada uma delas. A cada semestre, pode ser
escolhida uma verdura para ser
cultivada. Mas, antes que os alunos comecem a ter contato com a terra e as
sementes, é importante que o professor procure envolvê-los em uma atividade
lúdica que desencadeie a questão do cultivo.
IMPORTANTE: Lembramos que esta matéria não foi elaborado com
intuito de fazer chegar às mãos dos professores “receitas mágicas” mas sim
exemplos, modelos, dicas, ideias para que o professor refletindo sobre sua
prática diária possa desenvolver seu trabalho de forma que este seja prazeroso
e significativo para os alunos.
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