Poluição das águas subterrâneas


A água é essencial à vida na Terra. No interior dos organismos, a água é o meio no qual se dão complexos processos metabólicos. Os organismos simples não podem realizar nenhuma função sem a presença de água e a privação dela causa rapidamente a morte. Contudo, a água tem que ser pura. Os humanos, sendo os organismos mais complexos, são afetados pelas alterações químicas que a água possa experimentar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, calcula-se em 1200 milhões o número de pessoas que carecem de água própria para consumo ou sentem, mesmo, falta de água. Há claras disparidades entre os consumos domésticos, municipais e industriais entre os países desenvolvidos e os não desenvolvidos. A titulo de exemplo, em 1990, o consumo de água nos Estados Unidos da América era de cerca de 2162 m³ per capita, enquanto na Guiné-Bissau era de apenas 18 m³.
A água subterrânea é poluída, direta ou indiretamente, pela contaminação de diversas substâncias que são prejudiciais à saúde dos organismos e que reduzem a sua utilidade. As águas subterrâneas, no seu estado natural, estão relativamente livres de contaminação. É por isso que são utilizadas na alimentação. A poluição das águas subterrâneas é especialmente insidiosa porque não é visível. Os municípios, no fornecimento de água às populações, têm o cuidado de testar a sua qualidade rotineiramente. É sempre fonte de preocupação qualquer alteração que se encontre na água. Em muitos casos, a contaminação por poluentes de um aquífero cuja água é utilizada na alimentação é muito lenta, pois o seu trajeto é feito através do solo e de rochas permeáveis - não se desloca livremente. Por vezes é significativo o espaço de tempo que decorre entre a introdução do poluente num aquífero e a sua presença na água que se bebe, mas em terrenos muito permeáveis a contaminação da água pode ocorrer muito rapidamente.
A poluição das águas subterrâneas, muitas vezes, só aparece depois de a indústria ou outra atividade por ela responsável ter cessado a sua laboração há muitos anos. Por exemplo, produtos químicos armazenados ou derramados no solo podem demorar anos a atingir um aquífero. Depois de ser atingido o aquífero, a área contaminada tende a ser alargada e a fonte fica inutilizada. Este é o problema que pode ser causado por lixeiras localizadas em aterros não impermeabilizados ou por substâncias tóxicas derramadas imprevidentemente nos solos.Substâncias como os pesticidas ou herbícidas utilizados na agricultura podem atingir a água subterrânea através da água de irrigação que penetra no solo.
Os nitratos, uma das substâncias mais utilizada nos fertilizantes, é pernicioso, mesmo em pequenas quantidades, na água que possamos beber.
A chuva pode também dissolver as substâncias de uma entulheira e arrastá-las para os aquíferos.
Metais pesados, tais como o mercúrio, o chumbo, o crómio, o cobre e o cádmio, conjuntamente com outras substâncias químicas venenosas, podem ser concentrados nos aquíferos a partir de depósitos de lixo.
Resíduos líquidos e sólidos existentes em depósitos, bem como resíduos de canos de esgoto, podem conter microrganismos, como bactérias patogénicas e vírus, que podem contaminar as águas subterrâneas. Resíduos eliminados pelas indústrias e pelas bases militares podem ser altamente tóxicos, contendo altas contaminações de metais pesados e outros produtos perigosos.
Produtos resultantes da drenagem de minas de carvão e de metais podem contaminar a superfície e posteriormente as águas subterrâneas. As estações de abastecimento de gasolina são, geralmente, fontes poluentes da água subterrânea, assim como os líquidos que são armazenados em fossas, desde que atinjam terrenos permeáveis.
As águas subterrâneas poluídas são muito difíceis de purificar. Devido ao seu lento movimento e grande volume, uma operação de limpeza numa região poderá levar décadas e custar milhões de euros para ficar completa.
A poluição das águas subterrâneas pode ser evitada, desde que haja cuidado. A lixeira de uma cidade não deve ser construída acima do nível das águas subterrâneas. O local deve ser isolado por um leito constituído por uma espessura significativa de argila. A parte superior deve ser isolada da água da chuva por uma cobertura impermeável. Barreiras podem impedir que as correntes de água superficiais se dirijam para as lixeiras. A prevenção da poluição das águas subterrâneas pode ser cara mas é muito mais barata do que a despoluição posterior.
Contaminação e Remediação de Águas Subterrâneas
Durante muito tempo, por falta de informação, produtos potencialmente poluidores foram dispostos diretamente no solo. Ou em valas ou cavas ou poços: distante dos olhos. Estas práticas que hoje são condenáveis, outrora eram comuns. E foram geradas inúmeras contaminações de solo e água subterrânea.
Os contaminantes ao serem depositados, ou ao vazarem, ou ao se derramarem, em resumo, ao atingirem a superfície do solo, passam a se infiltrar lentamente pelo meio poroso, indo se encontrar com as águas do lençol freático, que é o primeiro e mais vulnerável aquífero. O solo contaminado, por permitir uma lenta lixiviação de contaminantes para as águas subterrâneas, passa a se constituir numa fonte de contaminação, armazenando fase residual de produto em seus poros. A água subterrânea contaminada, que migra por gravidade pelo aquífero, forma a pluma de fase dissolvida. Caso o produto seja imiscível com água, poderá se desenvolver uma outra fase separada, denominada fase livre, que pode estar flutuando sobre o nível d'água (se for menos denso) ou infiltrar-se para maiores profundidades (se for mais denso que a água). Finalmente, caso o contaminante seja volátil, ainda poderá se desenvolver uma fonte de vapores presentes na zona não saturada.
Todas as fases da contaminação do meio ambiente subterrâneo merecem técnicas especiais para avaliação e remediação, pois o comportamento dos contaminantes depende tanto das propriedades físicas e químicas do aquífero quanto das interações de suas propriedades com o meio.
A hidrogeologia de contaminação, nome técnico da área de especialização que cuida da qualidade dos aquíferos impactados, é muito desenvolvida e comporta conhecimento de várias ciências e tecnologias em conjunto, compondo um panorama amplo e diverso para atuação na ampla gama de variedades de meios geológicos associados às variedades dos produtos potencialmente contaminantes.
 

Comentários

Postagens mais visitadas