Pau-Brasil


Todo mundo já ouviu falar dessa árvore. Seja num passeio pela Mata Atlântica ou nas aulas de História, todos os brasileiros já ouviram falar da árvore que possivelmente deu o nome ao nosso país. Comemorando hoje em 3 de maio o seu dia, vamos falar dessa árvore que já foi muito abundante, mas infelizmente hoje ainda se encontra em perigo de extinção. Acompanhe o "Espécie do Mês" sobre o pau-brasil (Caesalpinia echinata).
O pau-brasil é uma árvore de médio porte, atingindo em média 9-10 m de altura. Possui acúleos pelo tronco, principalmente quando jovem, e eles podem aparecer até nos frutos. Ao final de setembro floresce, com flores amarelas com uma mancha vermelha em uma das pétalas. Os frutos do tipo vagem amadurecem de novembro a janeiro, quando as sementes estão prontas para a dispersão.
A madeira do pau-brasil possui um corante, chamado brasileína, que confere a cor avermelhada que foi muito procurada pelos colonizadores europeus. Essa madeira é dura, compacta e bastante resistente, sendo usada na produção de alguns itens, como os arcos de violino.
Antigamente era encontrada em toda a extensão da Mata Atlântica, mas a exploração no decorrer de quase 400 anos após o descobrimento reduziu drasticamente as populações do vegetal, a ponto do pau-brasil ser considerado extinto na primeira metade do século XX. Hoje, ele está em estado crítico de extinção, com populações esparsas raras de serem vistas nos fragmentos restantes de Mata Atlântica.
Como forma de tentar reverter essa situação e valorizar uma árvore com tamanha importância para a história nacional, muitas cidades estão utilizando essa espécie na arborização urbana. Ela possui um porte adequado a esse uso, além de proporcionar boa sombra quando alcança certo tamanho. Essa também pode ser uma ótima forma das pessoas conhecerem esse vegetal, já que ele não é visto com muita facilidade na natureza.
Sem dúvida, o pau-brasil foi um personagem importantíssimo na história do Brasil, que gerou muita riqueza para Portugal e pra cá depois da independência. Pena que não tenha recebido o mesmo valor que outras figuras histórias que nosso país apresenta. 

Comentários

  1. As pessoas devem conhecer mais as árvores que temos e, assim, evitá-las de chegar à extinção. Que bom que gostou do post. Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas