Lixiviação


É o processo de extração de uma substância presente em componentes sólidos através da sua dissolução num líquido.
É um termo utilizado em vários campos da ciência, tal como a geologia, ciências do solo, metalurgia e química.
Termo original refere-se a ação solubilizadora de água misturada com cinzas dissolvidas (lixívia) constituindo uma solução alcalina eficaz na limpeza de objetos, mas, em geoquímica ou geologia de modo geral, usa-se para indicar qualquer processo de extração ou solubilização seletiva de constituintes químicos de uma rocha, mineral, depósito sedimentar, solo, etc.. pela ação de um fluido percolante.
Na área ambiental esse conceito é de suma importância uma vez que permite que substâncias adicionadas na superfície do solo, possam, por meio do transporte realizado pela água, atingir camadas mais profundas do solo ou mesmo atingir a água subterrânea como previamente mencionado.
Lixiviação é um fenômeno que causo grandes dores de cabeça para agricultores desavisados.
A chuva, quando cai no solo, carrega os nutrientes minerais que estão na superfície, para camadas mais profundas. Isso empobrece o solo, e além disso torna-o mais acido, dificultando o desenvolvimento de muitos vegetais, pois a maioria das plantas não se desenvolvem em solo acido, e também há a falta de nutrientes. As plantas acabam morrendo.
Para evitar isso, adota-se o processo de calagem, que consiste numa aplicação de calcário em uma camada mais funda do solo. O calcário corrige a acidez, e seus fragmentos em desagregação, reabastecem o solo.
A perda de nutrientes pela lixiviação é determinada por fatores climáticos, bem como pela interação dos nutrientes do solo. Nas regiões onde existe uma elevada percolação de água, o potencial de lixiviação também é elevado, estas condições são frequentes em zonas úmidas e facilmente irrigadas.
Já em zonas áridas ou semi áridas não irrigadas a lixiviação é fraca.
A lixiviação deixa o solo mais pobre em nutrientes. Pode ser tratado da colocação de uma cobertura vegetal.
Não se deve confundir lixiviação com percolação.
É comum haver a confusão dos termos lixiviação e percolação porque, tecnicamente, diz-se que a lixiviação é a remoção de solutos por meio da água que percola o solo. A percolação consiste no movimento descendente da água rumo às regiões mais profundas do solo.
Assim, se torna claro, a água percola, o soluto lixivia, isto é, sofre lixiviação 

Comentários

Postagens mais visitadas