ATMOSFERA E SEUS FENÔMENOS


A atmosfera é a camada gasosa que envolve o planeta Terra, fundamental para a manutenção da vida.
Dentre as suas funções, destacam-se:
Filtragem: responsável por filtrar os raios nocivos à vida em nosso planeta, graças ao ozônio encontrado na camada denominada estratosfera.
Proteção: proteger a superfície terrestre de qualquer corpo que entre em rota de colisão com nosso planeta, por exemplo, os meteoros.
Conservação: conservar o calor recebido do Sol durante o dia, desprendendo-o gradativamente à noite,(efeito estufa). Com a elevada emissão de gases estufa, esta função vem sendo ampliada, aumentando assim, a temperatura média da atmosfera .
Além dessas funções, a atmosfera guarda a quantidade necessária de oxigênio para a manutenção da vida.
Principais camadas da atmosfera:
Troposfera camada em contato com a superfície terrestre, que concentra cerca de 90% dos gases atmosféricos. Na troposfera, ocorrem os fenômenos atmosféricos.
Estratosfera destaca-se por concentrar o ozônio responsável pela filtragem dos raios nocivos à vida em nosso planeta.
Ionosfera camada ionizada, responsável por refletir as ondas curtas de rádio.
Mesosfera também denominada de hidrogenada, por nela predominar o hidrogênio.
Exosfera porção mais externa da atmosfera, onde o ar se apresenta extremamente rarefeito.
FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS
Temperatura atmosférica
Define-se temperatura atmosférica como a quantidade de calor existente no ar. Ela sofre influência de uma série de fatores, responsáveis pela sua variação:
Altitude: nas maiores altitudes, as temperaturas são menores, porque o ar se apresenta mais rarefeito e, assim, absorve menor quantidade de calor.
Latitude: quanto maior a latitude, menor é a temperatura, porque os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a região equatorial. À medida que aumenta a latitude, vai aumentando a inclinação dos raios solares e, portanto, aquecendo menos a atmosfera.
Chuvas: resfriam a troposfera, em função do aumento da umidade no ar.
Vegetação: a transpiração dos vegetais aumenta a umidade do ar reduzindo, assim, as temperaturas.
Ventos: podem aquecer ou resfriar a troposfera, dependendo do local de origem.
Correntes marítimas: aquecem ou resfriam a atmosfera, dependendo do local onde se originam.
Aglomerados urbanos: responsáveis pela criação de verdadeiras " ilhas de calor" . Nas cidades, as temperaturas são maiores, como consequência da relação do calor com o asfalto e concreto, dos motores e fornos ligados, e a pequena quantidade de vegetação.
Pressão Atmosférica
É a força que o ar exerce sobre a superfície terrestre, podendo variar de acordo com alguns fatores:
Altitude: nas maiores altitudes a pressão é menor, por apresentarem uma menor coluna de ar sobre a superfície.
Temperatura: quanto maior a temperatura atmosférica, menor será a pressão. O ar aquecido se torna menos denso e, assim, exerce menor pressão sobre a superfície.    
Ventos
As diferentes pressões existentes em nosso planeta são responsáveis pela formação dos ventos. Vento é o ar em movimento, que ocorre de áreas de alta pressão (anticiclonais) para baixa pressão (ciclonais).
A velocidade dos ventos está relacionada à diferença de pressão: quanto maior essa diferença, maior a velocidade dos ventos.
Tipos de ventos
Dependendo da direção, constância ou época em que sopram, os ventos podem ser:
Constantes: sopram constantemente em uma mesma direção, como os ventos alísios e contra-alísios, que se dirigem dos trópicos para o equador e do equador para os trópicos, respectivamente.
Periódicos: ventos que sopram, num período, numa direção e, noutro período, em direção contrária, como as brisas e monções.
Brisas durante o dia, sopram do mar para o continente, denominando-se brisas marítimas. À noite, dirigem-se do continente para o mar, brisas continentais.
Monções atingem o Sul e o Sudeste da Ásia. Variam de direção de acordo com as estações do ano. As monções de verão se deslocam do mar para o continente e as de inverno, tomam a direção contrária.
Locais: são ventos que sopram em determinadas épocas, num mesmo local, como por exemplo, minuano, simum, mistral dentre outros.
Massas de ar
São grandes porções de ar que se costumam originar em áreas extensas e homogêneas, como nas planícies, nos oceanos, nos desertos, nas grandes florestas.
Em seu processo de formação, as massas de ar adquirem as características de umidade e temperatura das áreas de origem quentes ou frias, úmidas ou secas. Ao se deslocarem, elas podem alterar suas características iniciais, dependendo das regiões por onde passam.
O encontro de duas massas de ar com características diferentes originam uma frente . As frentes podem ser quentes ou frias, dependendo da massa que predominar.
Umidade atmosférica
É a quantidade de vapor de água existente no ar, como consequência do ciclo das águas, ou seja, como resultado da evaporação, condensação e precipitação.
Umidade absoluta quantidade absoluta de vapor de água existente no ar, num dado momento e num determinado local.
Ponto de saturação limite máximo de vapor de água que o ar pode conter. O ponto de saturação é "diretamente proporcional" à temperatura atmosférica, ou seja, quando diminui a temperatura, ele também sofre redução.
Umidade relativa relação existente entre a umidade absoluta e o ponto de saturação de um local. Por exemplo: se um determinado local apresenta uma umidade absoluta de 5 g/m3 e um ponto de saturação equivalente a 10 g/m3, a umidade relativa desse local é de 50%. Para o cálculo da umidade relativa, basta armar uma regra de três simples, em que o ponto de saturação corresponde a 100% e a umidade absoluta, a x .
A forma mais comum de apresentação da umidade atmosférica é a chuva. Ela pode apresentar-se como:
Chuva orográfica: provocada por um obstáculo do relevo, comum em regiões serranas. Também pode ser denominada chuva de relevo ou de orogênese.
Chuva ciclonal: resultado do encontro de duas massas de ar com características diferentes (frente). Sua ocorrência é comum em regiões temperadas.
Chuva de convecção: frequente em zonas equatoriais, ocorre em dias quentes, com a ascensão rápida do ar sobre uma região. Conhecida como chuva de verão nos estados do sul.
Além das chuvas, podemos destacar outras formas sob as quais a umidade se apresenta:
Granizo também denominada chuva de pedras, resulta do congelamento das gotas de chuva ao serem transportadas para uma camada fria de ar (camada de inversão).
Neve origina-se do congelamento do vapor de água existente no ar. Para sua ocorrência, é necessário que a umidade relativa se encontre muito alta enquanto a temperatura atmosférica, suficientemente baixa para evitar que os cristais de gelo entrem em fusão.
Orvalho condensação do vapor de água existente no ar ao entrar em contato com a superfície, com temperatura inferior à da atmosfera.
Geada resultado do congelamento do vapor de água ao entrar em contato com a superfície em ponto de congelamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas