O que são ecossistemas terrestres e porque devemos preservá-Los


O ecossistema é um conceito criado em 1935 pelo ecólogo Arhtur Tansley para se referir às comunidades de seres vivos e aos locais onde eles vivem, compreendendo assim todas as relações de um com o outro. Como o nome sugere, denomina-se ecossistema terrestre aquele localizado sobre a terra, enquanto os encontrados na água são considerados ecossistemas aquáticos.
O estudo dessas comunidades observa atentamente os fatores que compõem cada local (fatores abióticos, seres autótrofos, heterotróficos e decompositores). Por isso, o conhecimento obtido é importante para garantir que seja mantido o equilíbrio e que haja, consequentemente, a manutenção da vida e da biodiversidade da Terra.
Entre os diversos tipos de ecossistema terrestre, os que merecem maior destaque por sua relevância são: florestas, savanas, estepes (pradarias) e deserto.
Florestas
As florestas podem ser tropicais, temperadas ou coníferas, e são caracterizadas por espaços amplamente cobertos por vegetação e, em especial, por grandes árvores. Atualmente, a preservação desses locais e da imensa fauna que eles abrigam consiste na luta contra o desmatamento e extinção de espécies inteiras.
Savanas
As savanas, por sua vez, encontram-se em áreas tropicais que alternam períodos chuvosos e de seca. Nos dias atuais, o maior obstáculo para manutenção desses locais é o crescimento de populações humanas em regiões vizinhas, que invadem o espaço antes habitado por grandes animais, como leões, zebras, elefantes e girafas.
Estepes (Pradarias)
Os estepes, também chamados de pradarias, são compostos por vegetações herbáceas e sem árvores, em locais de clima temperado. Os animais típicos são o bisão, a raposa, lebres e cabras, entre outros. Para preservar estas áreas, tenta-se impedir as monoculturas, a agropecuária e a incidência de incêndios criminosos.
Desertos
Já os desertos são grandes espaços cobertos por areia, onde a vegetação que existia anteriormente foi retirada ou queimada, causando a erosão do solo. Trata-se de um ecossistema peculiar, com aranhas, lagartos e animais que se alimentam de cactos. Ambientalistas lutam para que outros locais ricos em espécies não se transformem em desertos por causa da ação do homem. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas