Gestão de Projetos
Vamos apresentar o tema “gestão
de projetos”, conceituando inicialmente “projeto” e destacando a diferença
entre se desenvolver um negócio e se desenvolver um projeto.
Muitas vezes comentamos que
estamos desenvolvendo um projeto ou que temos ideias para fazer um projeto, mas
vamos observar alguns detalhes, seguindo o conceito utilizado pelo Project
Management Institute (PMI), que é uma das organizações mais conceituadas no
mundo no assunto.
Segundo o Instituto, um projeto é
uma iniciativa que é única de alguma forma, seja no produto que gera, seja no
cliente do projeto, na localização, nas pessoas envolvidas, ou em outro fator.
Isto diferencia os projetos das operações regulares de uma empresa – a produção
em série de bicicletas é uma operação de uma empresa, por exemplo. Mas, por
outro lado, a decisão da criação de um móvel sob encomenda faz disso um
projeto.
Um projeto tem uma finalidade bem
definida, ou seja, tem um objetivo claro, que quando atingido, caracteriza o
final do projeto. Isto faz com que o desenvolvimento de um novo negócio, por
exemplo, possa não ser considerado um projeto. Vamos pensar sobre este segundo
ponto um pouco mais.
Imagine que você tenha uma ideia
para um novo produto a ser lançado no mercado, e que você queira pleitear
recursos para financiar o desenvolvimento deste negócio.
Para isso, você provavelmente irá
desenvolver um plano de negócios, que conterá informações sobre o produto em
si, sobre as forças do mercado que agirão sobre este negócio (clientes,
concorrentes, fornecedores, etc...), irá fazer uma análise de Oportunidades e
Ameaças, Pontos fortes e pontos fracos, apresentará planilhas financeiras,
montará um plano de Marketing, irá mostrar o diferencial do seu produto, etc. É
possível entender que a criação deste documento completo é um projeto, mas o conteúdo
do documento em si não, uma vez que se trata de um negócio novo, já que, salvo
exceções, negócios são feitos para durar indefinidamente, não para terem um
final em um determinado momento.
Projeto é, pois, definido como
sendo “uma empreitada temporária, realizada por pessoas, com recursos limitados
e que tem como objetivo criar um produto ou serviço único”1. Para entender
melhor essa definição, é interessante analisar detalhadamente as
características de um projeto:
Empreitada temporária: significa que o projeto tem um início e um
fim. O início do projeto é estabelecido pela autorização de início do trabalho,
dada pelo patrocinador do projeto, e o fim é caracterizado pela aceitação, por
quem encomendou o projeto, do produto ou serviço especificado;
Produto ou serviço único: implica que não é possível fazer uma
previsão a priori dos resultados efetivos do projeto. É isso que difere um
projeto, por exemplo, de uma operação fabril. O trabalho realizado numa fábrica
de produtos eletrônicos de consumo (computadores, aparelhos de TV, equipamentos
de áudio, telefones celulares) tem como objetivo produzir equipamentos
idênticos (para um mesmo modelo). Assim, todo o planejamento da produção,
processos e infra estruturas são criados com base em informações conhecidas e
determinísticas. Isso permite, por exemplo, a realização de simulações da
produção antes que ela efetivamente aconteça e, caso a simulação criada seja
correta, a fábrica deverá funcionar conforme previsto. Parâmetros como tempo de
produção, custos e características do produto final assumem valores conforme
previsto, exceto se ocorrerem eventos de exceção. O modelo de projeto, por sua
vez, aplica-se a empreitadas onde não há informações suficientes para garantir
que as atividades ocorrerão conforme previsto. Por exemplo, podemos aplicar o
modelo de projeto ao desenvolvimento de um novo produto equipamento. Nesse
caso, não sabemos a priori quanto o desenvolvimento do novo produto irá custar
efetivamente, nem quanto tempo irá durar, ou mesmo as suas características
finais. Podemos argumentar que existem outros desenvolvimentos de novos
produtos eletrônicos e que essa informação poderia ser utilizada para se fazer
previsões necessárias para o projeto. Evidentemente, históricos de projetos
semelhantes podem ser utilizados (e de fato são utilizados), mas cada produto
novo tem suas características próprias, o que, certamente, irá tornar o seu
desenvolvimento diferente dos outros equipamentos;
Apesar de não ser possível fazer
uma previsão precisa dos custos, prazos e características do produto ou serviço
resultante de um projeto, não se trabalha com uma expectativa de que haverá prazos,
recursos materiais e humanos à vontade. Pelo contrário, o projeto deve atender
a requisitos de prazo e custo, que limitam as alternativas de solução e tornam
complexa a realização da empreitada;
Dadas estas características,
façamos uma lista de exemplos de projetos: a construção de uma casa é um projeto,
o desenvolvimento de um software, a organização de um evento, a construção de
um móvel sob encomenda, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica,
a realização de uma viagem, escrever um livro, criar um documento, desenvolver
um roteiro de uma peça de teatro...
Repare na lista acima e confirme
as duas características mencionadas anteriormente, comuns a todos os projetos:
eles têm um fim bem definido e são, de alguma forma, sempre únicos.
Agora, com os esclarecimentos já
feitos, passemos à conceituação de Gestão de Projetos. Para tanto, devemos ter
em mente a definição de projeto apresentada, nos remetendo, sempre que
necessário, aos exemplos dados, para compreender realmente a característica
genérica que envolve a gestão de projetos, ou seja, que faz com que o tema
“gestão de projetos” possa ser discutido de forma independente da área de
atuação.
Gerenciar, administrar, coordenar
ou gerir um projeto consiste na aplicação de técnicas, conhecimento e
habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. E gerenciar um projeto
envolve desde iniciá-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento,
execução e atividades de controle.
A gestão de projetos é definida
como sendo “a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas
sobre as atividades do projeto, de forma que os requisitos do projeto sejam
atingidos”.
O desafio a ser enfrentado na
realização de um projeto é conseguir atingir o seu objetivo atendendo aos seus
requisitos, isto é, levando-se em consideração as complexidades técnicas
envolvidas, as incertezas de execução e as restrições de custo e prazo. Para
aumentar a chance de que um projeto seja completado com sucesso a receita
indicada é realizar um bom planejamento, através da criação do plano do
projeto, e um controle adequado durante a sua execução. A responsabilidade pela
criação do plano do projeto e pelo controle da sua execução é do gerente do
projeto. Pela natureza das suas responsabilidades, é importante que o gerente
do projeto seja um profissional com conhecimento e habilidades suficientes para
lidar com as diversas demandas competitivas relacionadas com o projeto: escopo,
custo, prazo, risco, qualidade, necessidades e expectativas dos envolvidos.
Fonte: Luiz Antonio de Oliveira Mello
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