Doenças relacionadas à água, solo e ar


Contaminação de águas superficiais
A contaminação de rios, lagos, córregos e ribeirões pelo uso de fertilizantes, inseticidas, nitratos, herbicidas e fungicidas utilizados nas plantações e que se infiltram na terra, atingindo os mananciais subterrâneos; pelo despejo de detergentes, desinfetantes, solventes e metais pesados que são descarregados no esgoto (e muitas vezes nos rios) de industrias; pelo descarte de lixo e detritos que são colocados nos rios e lagos; pelo despejo de produtos derivados do petróleo que vazam e são arrastados pela água da chuva; pelo descarte de restos de animais mortos e pela chuva ácida. Todo isso causa mudanças em sua composição química e física que pode alterar todo o equilíbrio do ecossistema, além de resultar na contaminação de alimentos por helmintos e protozoários parasitas, ou mesmo por componentes químicos nocivos à saúde humana e dos animais.
Mais de 250 doenças podem ser transmitidas pela ingestão de água ou alimento contaminado. Causadas por agentes infecciosos (incluindo príons), toxinas (produzidas por agentes infecciosos ou por organismos marinhos) e contaminantes químicos. Estas doenças podem ocorrer em qualquer país do mundo, inclusive nos mais desenvolvidos. Alguns exemplos dessas doenças são: a Cólera, a Diarreia dos viajantes, a Doença de Chagas,  a Encefalopatia espongiforme transmissível ("doença da vaca louca"), a Febre tifoide, a  Hepatite A, a  Hepatite E, a  Leptospirose , a Poliomielite , a Toxoplasmose e diversas  Verminoses.
Em países em desenvolvimento, onde a infra estrutura de saneamento básico é inadequada ou inexistente, o risco de transmissão é ainda maior, visto ser relativamente comum à contaminação das fontes de água e de alimentos com resíduos fecais.
Contaminação de lençóis freáticos
São diversas as formas de contaminação de águas subterrâneas, como chorume de lixos e cemitérios, resíduos de postos e fossas, agrotóxicos e fertilizantes, rejeitos e aterros industriais, rebaixamento do lençol freático, entre outros. Essas contaminações envolvem desde organismos patogênicos, até elementos químicos como os metais pesados (caso do mercúrio) e moléculas orgânicas e inorgânicas. Por outro lado, é válido ressaltar que de acordo com os aspectos geogenéticos do solo, algumas regiões podem apresentar quantidades significativas de componentes químicos na água de lençóis freáticos, devido a processos naturais.
Desta forma, é imprescindível a elaboração de equipes interdisciplinares, com profissionais formados em diferentes áreas, para compor projetos desta problemática.
Contaminação do solo
Além da poluição das águas, a contaminação do solo, oriunda de resíduos domésticos, industriais ou agrícolas; do uso indevido do solo; de técnicas atrasadas na agricultura; dos desmatamentos; das queimadas; da chuva ácida; do efeito estufa e da mineração a contaminação pode causar danos ambientais irreparáveis e problemas à saúde pública.
Este tipo de contaminação geralmente interfere no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação), podendo gerar doenças como intoxicações alimentares e alergias causadas pelos pesticidas e fertilizantes utilizados na agricultura. Assim, acarretar o desenvolvimento  de ratos, moscas, micróbios e outros patogênicos, também transmissores de doenças infecciosas.
Doenças relacionadas à poluição atmosférica
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, entre outros) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
Muitos cientistas vêm comprovando a alta relação entre a baixa qualidade do ar e as doenças respiratórias, cardiovasculares e até a saúde dos fetos. 

Fonte: Luiz Henrique Lopes

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. legal. gostei mt
    estou fazendo um trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
  3. vcs me ajudaram muito nunca tirem esse site gostei mt nota 10

    ResponderExcluir
  4. eu quero as doenças relacionadas a AGUA n relacionadas a atmosfera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas tbm tem as doenças relacionadas na agua e so ler..

      Excluir
  5. Amei muito obrigada agora posso fazer meu trabalho de ciências

    ResponderExcluir
  6. que legal agora posso fazer meu trabalho! esse blog é otimo!

    ResponderExcluir
  7. Legalzinho até eu to fazendo um trabalho de ciências e presiso copiar tudo aiiii não

    ResponderExcluir
  8. Otimo! Agora vou terminar o trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
  9. ;-; trabalho de ciencias ;-; grande ;----------;

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas