Zona de Conforto


A tão falada, Zona de Conforto, é quando acostumamos a ter uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que não causam nenhum tipo de medo e/ou risco. Nos limitamos a não sair dessa zona e não avançamos, caindo na monotonia.
Como sair da Zona de Conforto?
Saia da Gaiola
Um passarinho que vive em uma gaiola vive uma vida segura e tranquila, mas também limitada e monótona. Não tenha medo de mudar, de sair e conhecer novos horizontes. Esteja sempre em movimento em um fluxo contínuo. Não existe evolução sem mudança! Mude suas atitudes, não tenha medo de errar e de exprimir suas ideias.
Trace metas e objetivos
Logo após sair da zona de conforto, é fato que ficamos perdidos e sem saber ao certo o que fazer. Trace seus objetivos e metas. Não precisa ser um prazo longo, nem um prazo tão curto. Há certas coisas que precisam de tempo para ser feitas, mas até chegar lá, é preciso construir essa meta com objetivos, por mais pequenos que sejam. Ninguém chega ao topo da escada sem passar por cada degrau!
Aprenda a ouvir e avaliar críticas
Muitas pessoas não saem da sua zona de conforto por medo de ouvir críticas negativas. “Não ligue pro que os outros vão dizer” tem o seu “porém”. As vezes temos que ‘fechar’ os nossos ouvidos para opiniões externas para conseguir o nosso objetivo. A questão não é ‘não ligar pro que os outros vão dizer’, a questão é aprender a ouvir e avaliar se aquilo pode lhe agregar em algo ou não. Ouça e avalie as críticas, não tenha medo de sair da zona.
Experimente coisas novas
Leia aquele livro que você não leu, ouça outro tipo de músicas que você costuma ouvir, converse com pessoas que você nunca conversou, visite lugares que nunca visitou, aprenda algo que nunca aprendeu, tente o novo! Se você faz as mesmas coisas sempre, terá sempre as mesmas coisas para fazer! Com o novo, surgem novas possibilidades e oportunidades!
 Quando você sai da sua Zona de Conforto, um novo mundo surge e traz novas formas, olhares e percepções. Com isso, vem o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Mantenha-se sempre em movimento, não pare e nem se conforme com sua realidade, busque sempre se aperfeiçoar e melhorar. Saia da Zona de Conforto!
Você impulsiona ações para alcançar os seus objetivos
A abordagem passo a passo é um estratégia recomendada para conseguir atingir objetivos, no entanto, não devemos confundir isso com falta de ritmo, procrastinação, deixar andar, evitar, ou perda de oportunidades e ausência de ações. Desta forma, mesmo perante um processo passo a passo, deverão estar encadeados momentos ou fases de expansão, de atrevimento, de audácia, de inovação, no fundo momentos em que você se deve propor deliberadamente e conscientemente a sair da sua zona de conforto e conquistar terreno.
A nossa sociedade encoraja-nos para a obtenção do conforto. A grande maioria dos produtos e serviços são pensados, desenhados e publicados dia após dia para nos sentirmos mais confortáveis, e ainda bem. O conforto que tanto procuramos e lutamos para obter é sem qualquer tipo de dúvida uma mais valia na vida de todos nós. Facilita-nos a vida, reconforta-nos depois de um dia extenuante de trabalho, revitaliza-nos o corpo e a mente, por tudo isto, sem sombra de dúvida que o conforto estará sempre na mira da humanidade. No entanto,  o desafio, a aventura e o incomodo são promotores do desenvolvimento e crescimento.
O desafio, talvez seja aquilo que mais coloca à prova as nossas capacidades e nos faz avançar. Acredito que o desafio e a motivação, ambas entrelaçadas irão permitir a transformação pessoal. Cada desafio que enfrentamos ou a que nos propomos são uma oportunidade para criarmos um “Eu” mais capacitado, habilidoso e realizado. 

Comentários

Postagens mais visitadas