Parque Estadual da Pedra Azul


O Parque Estadual Pedra Azul foi criado em 1991 para proteger o patrimônio natural da região, em especial a famosa Pedra Azul, uma formação rochosa de granito com 1822 m de altura, atração que pode ser vista de longe. O Parque possui 1.240 m² e uma variedade de opções de passeios a pé. Dentre as caminhadas mais procuradas, destacam-se a que leva às piscinas naturais, a que leva até a Pedra do Lagarto, a do Mirante e a da própria Pedra Azul, que incorpora em seu roteiro as passagens pelos locais anteriores.
O passeio que leva às piscinas naturais tem cerca de 1,2 km e inclui escaladas com cordas, com baixo nível de dificuldade. Com duração de aproximadamente 3h, esse passeio tem como atração máxima as nove piscinas naturais, escavadas na rocha pela ação do tempo e das águas. Já Trilha do Lagarto leva cerca de 1h para ser percorrida e permite observar, de longe, outra reserva natural, o Parque Estadual de Forno Grande.
A Trilha do Mirante é fácil de ser percorrida (cerca de 40 minutos) e permite avistar o Forno Grande. Com duração de cerca de 3h, é bastante exigente e só pode ser feita com autorização prévia e acompanhamento de um guarda florestal ou guia especializado.
Onde Fica
O Parque Estadual da Pedra Azul está localizado nos municípios de Domingos Martins e Vargem Alta. Abrange as localidades de Pedra Azul, São Sebastião do Aracê e São Paulo do Aracê, distrito de Aracê, em Domingos Martins; e o distrito de Castelinho, em Vargem Alta.
Geografia: Área: 1240 hectares.
Perímetro: 22.348,15 metros.
Clima: Pedra Azul está localizada em uma região de terras frias, acidentadas e chuvosas com chuvas concentradas nos meses mais quentes e estiagem nos meses mais frios.
Temperatura: A temperatura do mês mais frio, em média, varia entre 7,3 a 9,4° C e do mês mais quente entre 25,3 a 27,8°C.
Altitude: A altitude varia entre 1250 metros no centro de visitantes a 1909 metros no pico da Pedra das Flores, o ponto mais alto da Unidade de Conservação.
Solos: Os solos são constituídos por litossolos, solos rasos assentados sobre a rocha. As formações rochosas são proeminentes, aflorando em diversos pontos do Parque e proporcionando belas paisagens.
Infra Estrutura
O Parque possui estrutura aberta ao público, com centro de visitantes e trilhas de fácil acesso. O centro de visitantes possui banheiros, bebedouros e coleções de fauna e flora.
Não há camping ou lanchonete no interior do parque, mas há hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, cafés e lojas de agroturismo nas proximidades, que oferecem diversos serviços e áreas de lazer.
Trilhas
As trilhas existentes permitem a contemplação de áreas de Mata Atlântica, passando por mirantes e piscinas naturais. O parque possui duas trilhas, vejam como são elas.
Nível fácil: Trilha da Pedra Azul, com percurso de 1900 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande. Outra opção desse percurso é passar pela trilha do Cedro Sentado, com percurso de 600 metros, onde os visitantes são conduzidos até o mirante da Pedra Azul passando por uma árvore de Cedro rosa que “sentou” sobre a rocha.
Nível médio/difícil: Trilha das Piscinas Naturais, com percurso de 2500 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, com uma escalada de 97m com auxílio de corda. O banho nas piscinas é uma opção de recreação no local.
Do Lagarto: Percurso de 480m, de lá é possível ver o Caparaó no estado de Minas Gerais e o Parque Estadual de Forno Grande.
Das Piscinas: Percurso de 1.200m, no topo encontra-se as piscinas naturais cavadas na pedra pela ação da água ao longo do tempo. É a trilha mais famosa, tanto pelo visual, quanto pela parte em que é preciso subir com auxílio de uma corda.
Da Pedra Azul: Percurso de 945m, enquanto caminha pela trilha o visitante pode ter contato direto com maciço da Pedra Azul de 500m de altura.
Escalada da Pedra das Flores: O visitante entra em contato com a água das piscinas naturais. Para garantir a máxima preservação ambiental possível, o acesso é controlado pelo IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo.
Informações Úteis
É aconselhado aos visitantes trajar roupas leves e confortáveis, sendo obrigatório o uso de calçado fechado, sem salto e com boa aderência ao solo. O visitante poderá banhar-se nas piscinas naturais e levar roupa de banho.
O parque não possui lanchonete em seu interior, por isso recomenda-se que o visitante leve água e um lanche leve ou desfrute dos restaurantes, lanchonetes e cafés localizados nas proximidades. As trilhas possuem pontos de água potável e bancos para contemplação, descanso ou lanche.
Normas de Conduta
Deixe somente pegadas, queime somente calorias, mate somente o tempo, tire somente fotos e leve apenas boas lembranças.
Deixe cada coisa em seu lugar. Permita aos outros visitantes apreciar o ambiente da mesma forma como você o encontrou. Resista à tentação de levar “lembranças” para sua casa. Deixe pedras, sementes, flores, entre outros, onde você os encontrou para que outros também possam apreciá-los.
Leve um saco plástico para armazenar o lixo que for produzido dentro do parque e traga-o de volta após o seu passeio. Ajude a manter limpo o Parque Estadual da Pedra Azul.
Respeite os animais e os outros visitantes, fazendo o mínimo de barulho dentro das trilhas. Aprecie os sons da natureza.
Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas, não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas inteiras. Somente ande nas trilhas acompanhado pelo guia.
Não é permitido fumar durante a caminhada nas trilhas, devido ao risco de provocar incêndios.
Não é permitido acampar dentro do Parque e trazer animais domésticos.
É proibido o consumo de bebidas alcoólicas.
É proibida a entrada de pessoas não autorizadas nas trilhas.
Dicas aos Visitantes
Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais. O tempo chuvoso não é favorável à realização de caminhadas nas trilhas. A trilha das piscinas naturais fica interditada durante os dias chuvosos. A estiagem prolongada pode levar à interdição temporária de trilhas e até ao fechamento temporário do Parque.
Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência.
O salvamento ou socorro em ambientes naturais é caro e complexo. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade.
Trate os moradores da área e os funcionários do parque com cortesia e respeito. Seja educado e comporte-se como se estivesse visitando a casa alheia.
Aproveite para aprender algo sobre os hábitos e a cultura do meio rural.
Prefira contratar os serviços locais de hospedagem, transporte, alimentação e outros. Desse modo, você estará colaborando para que os recursos financeiros permaneçam na comunidade.
Colabore com a educação de outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver oportunidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas