Países pobres são destino do lixo eletrônico de nações ricas


Essa é uma das conclusões de um relatório divulgado nesta sexta-feira pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o documento O Impacto Global do Lixo Eletrônico: Lidando com o Desafio, boa parte do lixo eletrônico exportado para as nações em desenvolvimento é enviado ilegalmente, e estes detritos acabam indo parar em plantas de reciclagem informais, predominantemente em países como China, Índia, Gana e Nigéria.
Especificamente em relação à América Latina, o documento afirma que a maior parte dos países da região ''ainda precisa elaborar uma legislação para o lixo eletrônico''.
O documento afirma que houve avanços recentes na região, como na Costa Rica, o primeiro país latino-americano a criar uma legislação nacional específica sobre o tema.
Ônus de acordo com o estudo, ''as nações em desenvolvimento estão tendo de lidar com o ônus de um problema global, sem ter a tecnologia para lidar com isso. Além disso, os países em desenvolvimento estão eles próprios cada vez gerando maiores quantidades de lixo eletrônico'.
O estudo afirma que está havendo um aumento rápido na geração de lixo eletrônico doméstico produzido na China, no Leste Europeu e na América Latina. Um total de 40 bilhões de toneladas de lixo eletrônico é produzido anualmente. Estima-se que 70% dos produtos eletrônicos descartados e exportados todos os anos vá parar na China e que esta proporção estaria aumentando. Muitas vezes, esse lixo exportado para a China é reexportado para outros países do Sudoeste asiático, como Camboja e Vietnã.
De um modo geral, as exportações de pequeno porte são destinadas a países da África Ocidental. Mas o relatório diz que essa proporção deverá crescer, devido à adoção de leis mais duras por parte dos países do Sudeste Asiático, que costumavam absorver parte desse comércio. Entre os principais problemas ligados ao lixo eletrônico, de acordo com o relatório, estão a ausência de regulamentações para assegurar a segurança dos que lidam com esses produtos descartados e a falta de incentivos financeiros para reciclar detritos eletrônicos de forma responsável.
A manipulação desses detritos traz vários riscos à saúde pela presença de materiais tóxicos.
Entre as recomendações feitas no documento da OIT, está a adoção de legislações apropriadas por parte dos países em desenvolvimento, a regularização do setor informal de reciclagem e a organização de trabalhadores que lidam com detritos eletrônicos em cooperativas. 

Comentários

  1. Аn οutstanding shаre! I've just forwarded this onto a colleague who had been conducting a little research on this. And he in fact ordered me lunch simply because I discovered it for him... lol. So let me reword this.... Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to talk about this issue here on your blog.

    Also visit my web-site :: http://nguyenconsulting.net/ncan/forum/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=YOIKate

    ResponderExcluir
  2. Pretty niсe post. I simplу stumbled upon your blog аnd wished tο mentiοn thаt I haνe really loved suгfing arounԁ уour blog ρosts.

    In any cаse I will bе subscribing to yοur feed and I'm hoping you write again very soon!

    my web-site: www.textilebol.com

    ResponderExcluir
  3. Greensmoke, please considег adding сatomizors to yоur collection without the
    Propοlуne Glycerіn or PG.
    Іt is the Just reason I am thinkin of сhangіng anԁ pοssess beеn searching fоr
    anotheг e-cig. Since making use of Greensmoke І have κnοwledgeable randοm eye ѕωelling.
    Also, Blucіg doesnt uѕe PG and likeѕ
    morе like ciggаrettѕ but the flavor doesn't last as long because yours, which can be sweeter mouth watering.

    Here is my web page :: http://www.wikiviagem.org/index.php5?title=Usuário:StaciLati

    ResponderExcluir
  4. Ι love the paгtiсular coupons thank you very much
    for offеring them I would like tο suggest a sіngle too eаѕily may

    my homepage ... green smoke review

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas